Escritos Divinos

Ensinamento do dia

LUZ DO ORIENTE (3ª parte)

Por: Meishu-Sama

O interessante é que o Monte Seichozan fica a Leste e bem perto do Monte Kenkonzan e, devido a essa proximidade, podemos realmente considerá-los irmãos.

Do mesmo modo, o fato de o templo se denominar Nihonji, significa que aquela mudança já dera sinais. O que expus delineia a afinidade relacionada ao budismo.

De mais a mais, o confucionismo, a moral, a sinologia, a medicina chinesa e os demais elementos formadores dos primórdios da cultura japonesa foram trazidos da China e da Coreia.

Assim como na atualidade foi importada a cultura ocidental, o início da nossa cultura, em sua maioria, teve origem no Oeste. Assim, não existia nenhuma outra expressão cultural japonesa que tivesse nascido no Leste, além da religião Nichiren.

Sobre o que precisamos refletir neste momento é: se fosse possível criar um mundo ideal de paz e felicidade, por intermédio dessa cultura nascida no Oeste, eu nada poderia dizer. No entanto, o que vemos é justamente o contrário.

Em termos materiais, o mundo se tornou uma civilização magnífica; porém, a felicidade do homem, que é o principal, em absoluto foi alcançada. Assim, todos acham que isso não é possível nem mesmo no futuro.

O homem contemporâneo vive sem nenhuma esperança, e a incerteza é constante em sua vida. Dessa forma, ele busca incessantemente a luz da esperança no seu íntimo e, sendo esta, a concepção comum da maioria das pessoas, o centro desse desejo era a Luz do Oriente.

Conforme o exposto, podemos ver que os fundamentos da cultura japonesa caminharam na direção oposta, e essa realidade pode ser compreendida claramente, observando-se a Grande Natureza.

O Sol e a Lua despontam no Leste e descrevem uma órbita em direção do Oeste. Diante dessa Verdade, o que nasce no Leste, de fato, é eterno e verdadeiro.

Assim sendo, posso afirmar, com toda segurança e sem erro, que as pessoas que acreditarem em minhas palavras e procederem em conformidade com elas, conseguirão obter a verdadeira felicidade.

Em suma, vou purificar, de uma só vez, toda a água turva lançada até hoje do Oeste para o Leste e devolvê-la para o Oeste e construir um Mundo Ideal e cristalino.

Por Meishu-Sama - Luz do Oriente, vol. 1

Publicado em 12 de novembro de 1952

Acessos rápidos