ELOS ESPIRITUAIS (4ª PARTE)
Por: Meishu-Sama
A quantidade de elos espirituais varia de acordo com o grau de influência da pessoa. Vejamos exemplos de pessoas que os possuem em grande número.
Numa família, o responsável possui elos com familiares, empregados, parentes e amigos. Tratando-se do presidente de uma firma, este possui elos com todos os funcionários. Se for pessoa pública, por exemplo, representante de bairro, subprefeito, prefeito, governador, primeiro-ministro, presidente ou monarca, todos possuem elos espirituais com aqueles que estão sob sua administração ou governo.
Quanto maior a influência da pessoa, maior o número de seus elos espirituais. Sendo assim, o caráter de um líder deve ser nobre, pois, se sua alma estiver nublada, isso se refletirá sobre grande número de pessoas, atuando maleficamente sobre suas ideias.
O primeiro-ministro de um país, por exemplo, deve ser uma pessoa de muita sabedoria e caráter ilibado que age com toda sinceridade.
Caso contrário, o pensamento dos cidadãos se degrada, a moral relaxa, o número de criminosos torna-se cada vez maior e a responsabilidade de tudo isso caberá aos governantes.
Os educadores, em especial, cientes de que seu caráter se reflete sobre os alunos por meio dos elos espirituais, devem tornar-se pessoas dignas de exercerem com honradez essa profissão, procurando constantemente polir a alma.
Especialmente os religiosos, como o fundador de uma religião, seu presidente e seus sacerdotes, devem ter em mente que, por serem reverenciados como divindades por grande número de fiéis, sua alma possui um notável poder de influência sobre as pessoas.
Se praticarem atos condenáveis, aproveitando-se de sua posição, tais atos se refletirão no conjunto dos fiéis, e a decadência dessa religião será inevitável. Casos como esses são do conhecimento de todos.
No entanto, os elos espirituais não se limitam aos seres humanos. As divindades também se ligam aos seres humanos por meio dos elos. A diferença é que os elos que nos chegam das divindades são de luz intensa.
Em geral, os elos dos seres humanos são fios cinza-claro, sem luz, sendo que os de pessoas de alma elevada são de luz tênue. Quanto mais perversa for a pessoa, mais escuros serão os elos.
Comumente, ao se escolher amigos, deseja-se que eles sejam boas pessoas, pois, misturando-se com o bem, o ser humano torna-se bom, e misturando-se com o mal, torna-se mau, devido ao reflexo dos elos espirituais.
Mesmo entre as divindades, há as do bem e as do mal. Uma vez que os elos espirituais das divindades do bem são de luz, ao reverenciá-las e orar constantemente a elas, o ser humano tem sua alma purificada.
Já das divindades do mal, ao invés de luz, a pessoa recebe influências maléficas, que corrompem suas ideias, e ela acaba tornando-se infeliz.
Portanto, ao professar uma fé, é essencial discernir se a divindade dessa fé é ou não benigna. Mesmo entre as divindades do bem, a intensidade da luz varia de acordo com a hierarquia divina.
Quanto mais elevada ela for, maior será o número de milagres entre os fiéis, pois a luz dos seus elos espirituais é muito mais forte.
Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 2
Publicado em 5 de setembro de 1948