Escritos Divinos

Ensinamento do dia

SEJA DAIJO (1ª PARTE)

Por: Meishu-Sama

Como sempre digo: aquilo que é mal, na perspectiva daijo, é bem do ponto de vista shojo. Já aquilo que é mal na perspectiva shojo, é bem do ponto de vista daijo.

Alguns fiéis tendem a esquecer esse ponto fundamental. Por conseguinte, é preciso que reflitam bastante e se corrijam. Falando de uma forma mais compreensível, a visão daijo consiste em observar as coisas de forma abrangente. Vou explicar melhor.

Há casos em que alguém se empenha numa prática acreditando ser um bem, mas no final acaba tornando-se um obstáculo para a propagação dos ensinamentos.

Justamente esse tipo de pessoa age com base na própria capacidade, confia demais na força humana e, inconscientemente, tende a esquecer a imprescindível Força Divina. Certamente, muitos devem ter vivido situações como essa.

Frequentemente, ouço pessoas que, intrigadas, fazem o seguinte comentário: "Apesar de ser tão fervorosa, aquela pessoa não consegue expandir a fé, por que será?"

É porque essa pessoa possui fé shojo e, como tal, seu comportamento é excessivamente formal e rígido, não atraindo as pessoas e, por isso, não propaga a fé. O pior de tudo é que, uma vez que leva as coisas ao extremo, perde a sensatez e age com palavras e atitudes excêntricas.

Ao presenciar isso, pessoas esclarecidas julgam nossa Igreja uma religião supersticiosa, de baixo nível, e passam a nos olhar com desprezo. Por essa razão, devemos tomar o máximo de cuidado nesse ponto.

Existem pessoas, no entanto, que expandem a fé além das expectativas, apesar de não darem mostras de serem tão fervorosas. O motivo é que elas assimilaram e praticam a fé daijo.

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 3

Publicado em 25 de novembro de 1951

Acessos rápidos