Escritos Divinos

Ensinamento do dia

A EXPRESSÃO "SABER DAS COISAS"

Por: Meishu-Sama

Como é profunda e sutil a expressão "saber das coisas". Talvez não exista algo equivalente em outro idioma. Como sua interpretação é muito difícil, vou tentar esclarecê-la da melhor maneira possível.

Esmiuçando seu significado, pode se dizer que ela tem o sentido de experimentar, aprofundar e captar a essência das coisas que existe no mundo e, depois, expressá-la de alguma forma. Por exemplo, diante de um problema, procura-se descobrir o ponto vital avaliando as possíveis consequências de determinada ação.

Ao contrário disso, aquele que não tem percepção nem sabedoria costuma argumentar, de forma infantil, que age inconsequentemente sem se incomodar com a censura e o desprezo dos demais.

Normalmente, é tachado de imaturo, mimado ou grosseiro. Existe, igualmente a palavra "erudito" para designar quem possui vasto conhecimento no campo cultural.

É muito grande o número de pessoas que não possuem sabedoria, como políticos da atualidade, que fazem alarde sobre questões insignificantes, sem se darem conta de que são recriminados pelos mais esclarecidos.

Portanto, seu comportamento nada mais é que a demonstração da própria pequenez. Pessoas assim são prisioneiras da visão shojo e estão constantemente empenhadas na autopromoção.

Por Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 3

Publicado em 15 de agosto de 1950

Acessos rápidos