
Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Agricultura Natural
Solo Sagrado de Guarapiranga - 07 de agosto de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, que hoje estão presentes aqui no Solo Sagrado ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Hoje, estamos celebrando este culto mensal de agradecimento, que também é dedicado à Coluna de Salvação da Agricultura Natural. Quero agradecer e parabenizar todas as pessoas que se dedicam a esta sagrada coluna e que se empenharam na preparação do culto de hoje. Parabéns também à orquestra de violões Mokiti Okada e ao cantor Ivando Monte!
Hoje, estamos recebendo cinco representantes da família messiânica vindos dos Estados Unidos, Holanda e Irlanda.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Como eu estava com saudades dos senhores, do nosso Solo Sagrado, dos nossos momentos Izunome, que são os cultos diários!
Este ano, pude estender um pouco mais minha permanência no Japão, visitar algumas igrejas e me encontrar com muitos membros. Pude sentir o quanto estão se empenhando para dedicar em sintonia com o sentimento de Meishu-Sama, salvar pessoas e construir o Paraíso Terrestre.
Gostaria de enviar a eles um grande abraço e agradecer o carinho com que me receberam. E mais: quando vierem ao Brasil, não se esqueçam de vir ao Solo Sagrado. Estaremos de braços abertos para recepcioná-los.
Muito obrigado!
No Culto do Paraíso Terrestre, falamos da necessidade de migrarmos de "mala e cuia" para a Era do Dia, não foi?
Toda mudança, principalmente, quando falamos em migração, gera um pouco de insegurança. Apesar de desejarmos um lugar, uma situação melhor, ficamos apreensivos com o fato de precisarmos abrir mão daquilo que já temos, dos conceitos, da forma de pensar e de agir...
Acredito que muitos dos senhores e das senhoras já iniciaram essa migração para a Era do Dia e estão obtendo grandes resultados. É isso mesmo?
Quem já deu os primeiros passos, está percebendo transformações em sua vida? Estão animados? Mais felizes?
Então, acredito que, por meio do exemplo, os messiânicos já estão capacitados a ensinar os primeiros passos às outras pessoas, não é mesmo?
Sendo assim, vamos pensar juntos. Quais são esses primeiros passos? Acredito que eles são as práticas messiânicas, que precisamos realizar e compartilhar com as pessoas nesse processo de migração para nos adequar à vibração espiritual da Era do Dia. É isso mesmo?
Então, vamos aproveitar que estamos juntos aqui - e também os senhores e senhoras que estão assistindo de casa para uma checagem das práticas messiânicas.
Por favor, me ajudem. Vamos lá... temos várias práticas... Por exemplo:
Ótimo! Isso mesmo, o Johrei - um ato tão simples que, muitas vezes, as pessoas se questionam: "Será que só isso vai resolver minha situação, transformar minha vida?" O Johrei é um mistério.
Além do Johrei, temos a leitura e a prática dos Ensinamentos de Meishu-Sama, não é?
Temos o servir, a dedicação na Obra Divina, que fortalece nosso elo espiritual com Meishu-Sama e possibilita elevar nosso nível espiritual e, por isso, constitui um fator essencial em nossa migração para a Era do Dia.
Da mesma forma, cultivar o sentimento de gratidão em qualquer circunstância é uma prática muito importante, porque gratidão gera gratidão e nos liga a Deus e a Meishu-Sama.
Meishu-Sama nos ensina também a importância do belo. Tudo precisa ser belo, artístico: o sentimento, os pensamentos, as palavras e as ações...
Será que esqueci alguma prática importante para a nossa migração para a Era do Dia? Está faltando alguma?
Isso mesmo! A prática da Agricultura Natural e de uma alimentação saudável.
Vejam só. Estamos celebrando o culto dedicado a essa coluna de salvação tão importante e eu já ia me esquecendo... olhem como são as coisas...
Brincadeiras à parte, no dia a dia, muitas vezes, ficamos tão presos a nossos problemas que nos esquecemos que Meishu-Sama já nos deixou os Ensinamentos e as práticas necessárias para superarmos as adversidades.
Há pouco, ouvimos uma parte do Ensinamento "Análise das Toxinas", mas gostaria que, depois, todos lessem, várias vezes, esse Ensinamento na íntegra, pois sua compreensão é de vital importância para nós. Nele, Meishu-Sama esclarece que "o ser humano é formado de espírito e corpo físico, e ambos, em uma relação íntima e inseparável, têm por princípio a identidade espírito-matéria. Sendo assim, quando as nuvens espirituais se refletem no corpo físico, o sangue se turva; e quando este [ o sangue turvo] se projeta no espírito, transforma-se em nuvens espirituais. [...]" Este é um princípio que precisamos ter muito claro dentro de nós.
No Ensinamento, Meishu-Sama explica, ainda, que, "do ponto de vista espiritual, no momento em que uma pessoa pratica más ações, esse pecado transforma-se em nuvens espirituais e quando seu acúmulo atinge determinado nível, sobrevém a ação purificadora [...]"
Por outro lado, no aspecto material: "O sangue turvo, que é a causa das doenças, tem origem nas toxinas medicamentosas. [...] Sendo assim, o ser humano não deve ingerir substâncias estranhas que não sejam alimento [...].Uma vez que a função digestiva não está capacitada a processar tudo que não é alimento, e o medicamento é uma substância estranha, tal função não consegue processá-lo, ficando, portanto, retido no corpo. Isso constitui a causa das doenças."
Nesse sentido, a Agricultura Natural preconizada por Meishu-Sama tem como premissas reconhecer a existência de Deus, respeitar as Leis da Natureza e não sujar o solo.
Contudo, desconhecendo o mecanismo da Grande Natureza, o ser humano começou a utilizar adubos, fertilizantes e agrotóxicos com o objetivo de aumentar a produção agrícola. Em um primeiro momento, o resultado parecia satisfatório; porém, com o tempo, o solo foi ficando debilitado e perdendo a capacidade de produção.
Todavia, não foi só isso. Uma vez que os resíduos desses produtos aplicados ao solo são verdadeiros venenos, a ingestão de alimentos que absorveram tais substâncias é um grande problema para a saúde.
Conforme Meishu-Sama afirmou: "Mesmo que a quantidade de veneno ingerido em cada refeição seja ínfima, ele se acumula ao longo do tempo e torna-se a causa das doenças."
A realidade é que, hoje, a alimentação equivocada está deixando as pessoas doentes. Este é um ponto sobre o qual precisamos refletir profundamente: que tipo de alimento estamos escolhendo para nós e para nossa família?
A experiência de fé da Sra. Francisca de Assis Silva, que ouvimos há pouco, nos traz dicas valiosas sobre o tema. Portadora de anemia, febre reumática e problemas respiratórios desde a adolescência, fazia uso de muitos medicamentos. Além disso, não se alimentava de maneira adequada nem se exercitava o suficiente.
Ingressou na fé messiânica em 2003 e, apesar de ter ficado fascinada com os Ensinamentos de Meishu-Sama sobre alimentação e o respeito à Natureza, não conseguia aplicá-los na vida prática. Não obstante o empenho nas dedicações, permanecia sem o devido cuidado com a saúde e, apesar de ministrar Johrei às pessoas, quase não o recebia.
Em 2012, graças à proteção Divina e ao recebimento intensivo de Johrei, ultrapassou, sem sequelas, uma severa purificação o rompimento de um aneurisma cerebral. Compreendeu que aquela purificação foi um alerta para mudar completamente o estilo de vida. Passou a receber Johrei constantemente e aprofundou o estudo e a prática dos Ensinamentos. Reduziu os alimentos industrializados e aumentou o consumo de alimentos da Agricultura Natural e Orgânica.
O resultado é que, hoje, com 20 quilos a menos, Francisca desfruta de ótima saúde: a pressão arterial e as taxas de açúcar, colesterol e triglicérides se normalizaram.
Francisca, parabéns por essa migração! Continue firme em suas dedicações e na difusão da Agricultura Natural, do Johrei e dos Escritos Divinos, pois como você afirmou, sem sua prática, não temos forças para fazer essa migração para a Era do Dia em nossa vida.
Sabemos que, à medida que a Era do Dia avança, a Luz de Deus e os processos de purificação se tornam cada dia mais intensos. Então, o que vamos fazer?
Cientes do que Meishu-Sama nos ensinou a respeito da verdadeira saúde, acredito que, como messiânicos, é o momento de tomarmos a decisão de incentivar a prática da Agricultura Natural e adotar uma alimentação mais adequada, diminuindo, progressivamente, a ingestão de alimentos que prejudicam a saúde. É isso mesmo?
Nesse sentido, como estamos falando de alimentação, não podemos esquecer que nossa alma também precisa de uma "alimentação natural", não é mesmo? Então, gostaria de sugerir doze Ensinamentos bem temperados para saborearmos durante o mês. Pode ser?
Então, vamos lá!
1. Sabor da fé;
2. O que é doença - o resfriado;
3. O que é binetsu;
4. É possível mudar o destino livremente;
5. Subjetivismo e objetivismo;
6. A causa da pobreza;
7. A vitória do cultivo natural: a força do solo;
8. A grande revolução da agricultura: a certeza de 50% do aumento da produção de arroz em cinco anos;
9. As plantas têm vida própria;
10. O mal social é ou não causado pelo meio ambiente?;
11. Poema 79: É dever de todo ser humano trabalhar pela felicidade e pela paz deste mundo;
12. Poema 102: A civilização atual não é capaz de fazer o ser humano feliz porque foi criada pelas mãos humanas.
Desejo um bom estudo a todos.
Gostaria também de comunicar que a edição revisada e ampliada do livro Os Novos Tempos já está disponível. Não deixem de conferir.
Antes de encerrar, no próximo domingo, vamos comemorar um dia muito especial, não é?
O Dia dos.... (Pais!) Isso mesmo! O Dia dos Pais. Então, vamos manifestar nossa gratidão e homenageá-los com uma calorosa salva de palmas! Parabéns!!!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, saúde, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa missão!