Culto Mensal de Agradecimento de Setembro dedicado à Coluna do Belo
Solo Sagrado de Guarapiranga - 5 de setembro de 2021
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Que felicidade estar aqui, no Solo Sagrado de Guarapiranga, presencialmente ou pela Izunome.TV, realizando este Culto Mensal de Agradecimento, que também é dedicado à Coluna de Salvação por meio do belo.
Hoje, estamos recebendo caravanistas do México, representando a família messiânica da América do Norte; da Costa Rica, representando a família messiânica da América Central, do Peru e da Venezuela, representando a família messiânica da América do Sul.
Sejam bem-vindos!
Quero agradecer, do fundo do meu coração, aos artistas, professores, missionários e voluntários da Igreja Messiânica Mundial e da Fundação Mokiti Okada que se dedicaram com muito carinho à preparação do culto de hoje. Parabéns!
Neste culto, agradecemos a Deus e Meishu-Sama o despertar de nossa consciência para esse caminho de Salvação, que promove a elevação da alma e o polimento do caráter, da personalidade. Oramos ainda para que a humanidade possa cultivar e apreciar o Belo que emana de Deus, que se manifesta em nosso espírito protetor primordial, e preenche o interior de cada um, estendendo-se à família, à sociedade e ao mundo.
Hoje, ouvimos o Ensinamento "O Paraíso é o Mundo da Arte", no qual Meishu-Sama afirma:
"É preciso que todas as artes estejam presentes, ou melhor, que tudo se transforme em arte; caso contrário, não podemos dizer que seja o verdadeiro Paraíso."
Meishu-Sama diz ainda:
"A cura das doenças pelo Johrei proposto por mim, na realidade, é uma magnífica arte da vida. Isto porque, em sua essência, a arte deve satisfazer às três condições: Verdade, Bem e Belo. [...] a Verdade consiste no fato de que o ser humano deve ser saudável. Quando ele perde a saúde, significa que não se encontra mais em seu estado natural. [...]. Se uma pessoa, por motivo de doença, não puder mais desempenhar suas atividades, acabará se sentindo inútil; por essa razão, é necessário restaurá-la. Eis por que existe o Johrei da nossa religião."
Vamos pensar um pouquinho...
Quando observamos obras de arte antigas, percebemos que, devido ao acúmulo de poeira, às intempéries e à falta de ações para preservar seu estado original, uma grande parte delas teve sua cor, seu brilho e beleza original encobertos.
Nesse caso, o que é preciso fazer para recuperar a cor e o estado original de uma obra de arte?
Cada tipo de obra requer um restaurador especializado, que trabalhe com cuidado e maestria, pois é uma tarefa muito delicada.
É interessante observar que as obras impregnadas do forte espírito do artista, mesmo que com o passar do tempo estejam cobertas por camadas e camadas de sujeira, ao final de um processo de restauração, voltam a apresentar o viço original.
Eu acredito que podemos afirmar o mesmo em relação ao ser humano, que é a obra-prima de Deus, criada para estabelecer o Paraíso Terrestre, pleno de Verdade, Bem e Belo.
Acredito que todos concordam que somos verdadeiras obras-primas, uma beleza em pessoa!
Ao se olharem no espelho, não ficam encantados com o que veem?
É isso mesmo?
Hoje, aqui no Solo Sagrado, parece até que estamos em uma galeria de arte a céu aberto! Faz tempo que eu não via tantas obras-primas reunidas!
Então, por favor, apreciem as obras maravilhosas que estão a seu lado nesse momento!
Como é bom apreciar o belo, não é?
Bem, se concordam que somos obras-primas criadas por Deus para estabelecer o Paraíso na Terra, por que o ser humano encontra tanta dificuldade para ser feliz?
No Ensinamento de hoje, Meishu-Sama afirma:
"Como resultado da própria conduta, muitas pessoas fracassam, sofrem com doenças ou caem na extrema pobreza".
Ou seja, por desconhecer a Vontade de Deus, expressa nas leis Divinas e nas leis da Natureza, que são a própria Verdade, o ser humano, consciente ou inconscientemente, deixa-se levar pelo egoísmo e começa a acumular nuvens e impurezas em seu espírito e corpo. Aos poucos, sua natureza divina e beleza inata vão ficando escondidas... e, sem perceber, ele acaba perdendo a saúde, a paz de espírito e a capacidade de cumprir sua missão como instrumento de Deus.
Sendo assim, para restaurar a plenitude dessa obra-prima chamada ser humano, nós precisamos recorrer ao Criador e compreender a maneira adequada de restaurá-la e preservá-la.
Foi isso que ouvimos na experiência de fé que a jovem Liana acabou de relatar... Apesar de ter recebido um maravilhoso dom de Deus, em determinado momento, seu amor e entusiasmo pela música acabaram esfriando. Vieram as crises de ansiedade e de medo, a autoestima baixa e a tristeza... Foi então que ela tomou uma decisão determinante: ao invés de ficar em casa lamuriando, buscou a Igreja para se fortalecer! Intensificou a dedicação, as práticas messiânicas, e experimentou a grande felicidade de se sentir útil a Deus.
Foi emocionante ouvi-la dizer:
"Concluí que ser musicista é muito mais do que apenas tocar um instrumento: é levar luz e esperança ao coração das pessoas."
Liana, parabéns pela linda experiência e por ter compreendido a missão do artista! Continue firme em suas dedicações, nas práticas messiânicas, e leve luz, beleza e esperança às pessoas!
Realmente, para Deus, é muito importante que cada indivíduo esteja bem, vivendo com saúde, prosperidade e paz, ou seja, em plena condição de cumprir sua missão, pois a construção do Paraíso Terrestre é um trabalho conjunto de Deus com o ser humano.
O ser humano precisa trabalhar em cooperação com os demais seres humanos e com a Natureza, para não ficar à mercê do egoísmo e esquecer-se do principal, que é cooperar com a própria Vontade de Deus de construir o Paraíso Terrestre.
A cooperação é um comportamento que se origina no bem e está presente na Natureza, que foi criada por Deus de forma que tudo e todos cooperem mutuamente e convivam harmoniosamente.
Apesar de termos a impressão de que na Natureza existe muito mais competição do que cooperação, a verdade é que a cooperação é muito maior, ela é predominante, pois tudo - até mesmo as competições - está voltado para a preservação do equilíbrio e da evolução da totalidade. Esse é um modelo que nós, seres humanos, precisamos observar, aprender com ele e adotá-lo em nosso cotidiano.
Vejamos o exemplo do Solo Sagrado. Aqui, os seres humanos e a natureza convivem harmoniosamente, não é? Eu fico observando os quatis, os bugios, os pássaros... Quando nós nos aproximamos deles serenamente, eles não se assustam, não fogem... Eu percebo que os quatis estão cada vez mais educados, já não reviram mais as lixeiras como antigamente... Estão fazendo bem menos bagunça! Daqui a pouco, eu acho que eles vão até ajudar na separação do lixo!
Há dias que os bugios acordam em festa! Fazem uma barulheira... Mas, na hora do culto, diminuem a gritaria e se comportam direitinho... Já os passarinhos... Ah! Esses adoram cantar durante o Johrei... seu canto é música para nossos ouvidos e alegria para a nossa alma!
Realmente, é o Paraíso!!!
Observando esses exemplos que a Natureza nos oferece quando nos propomos a conviver em harmonia com ela, sentimos o profundo amor de Deus para com a Sua Criação.
Na verdade, Deus está sempre cuidando de suas obras de arte, seja a natureza, seja o ser humano...
Por meio do Johrei, da Agricultura Natural e da participação na construção dos protótipos do Paraíso Terrestre, Meishu-Sama nos ensina o caminho para receber força, coragem e sabedoria para ultrapassar as purificações com serenidade e, assim, conquistar a verdadeira saúde, desenvolver o gosto pelo Belo e transformar nossa vida, a de nossa família e o ambiente.
O estudo dos Ensinamentos promove o fortalecimento do nosso elo espiritual com Meishu-Sama, e recebemos a permissão de aprofundar a compreensão da nossa missão e de expandir a nossa alma.
Por esse motivo, o mais importante é a decisão de ler e praticar os Ensinamentos, seguir os passos de Meishu-Sama e dedicar ativamente na construção do Paraíso Terrestre. É isso mesmo?
Então, já que todos concordam, gostaria de sugerir mais onze Ensinamentos para estudarmos ao longo do mês. Pode ser?
Então, vamos lá!
1. MILAGRE E RELIGIÃO;
2. O MUNDO DESCONHECIDO;
3. A EXISTÊNCIA DO MUNDO ESPIRITUAL;
4. RELIGIÃO E OBSTÁCULO;
5. AS DIVERSAS SITUAÇÕES APÓS A MORTE;
6. DOENÇA E ESPÍRITO;
7. A RESPEITO DOS SONHOS;
8. A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL PODE SER EVITADA;
9. VIDA E MORTE;
10. A DOENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO;
11. POEMA 39: ESTEJAM CIENTES DE QUE A CONSCIÊNCIA GERADA PELA VERDADE É O BEM, E QUE A FORMA CRIADA PELO BEM É O BELO.
Bom estudo!
Antes de finalizar, gostaria de comunicar que no próximo dia 25 de setembro, às 15 horas, a Fundação Mokiti Okada realizará a Vivência da Primavera. Gostaria que todos participassem. É uma excelente oportunidade de praticar o belo no lar.
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz, gratidão e o Belo no coração.
Um excelente mês e boa dedicação!
Muito obrigado!
SET 2021
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna do Belo
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal