
Culto Mensal de Agradecimento - julho de 2021
Solo Sagrado de Guarapiranga - 4 de julho de 2021
Palavras do Presidente em exercício da IMMB - Rev. Roberto Massao Tateyama
Bom-dia! Estão passando bem?
Todos os que estão participando conosco pela Izunome.
TV também estão passando bem?
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Hoje, eu recebi a missão de realizar este culto, representando nosso presidente, o Rev. Marco Antonio Baptista Resende, que está em peregrinação aos Solos Sagrados do Japão.
Conforme vimos nos noticiários, um grande deslizamento de terra ocorreu em Atami. Contamos com as orações pelas vítimas...
Nossa Igreja no Japão está colaborando e apoiando o máximo possível os moradores afetados e as equipes que trabalham no local.
Ontem, falei com o presidente e ele relatou que está tudo bem com os membros e com o Solo Sagrado.
Disse que está com saudades e mandou um forte abraço. Vamos enviar um tchau a ele?
Há pouco mais de duas semanas, nós celebramos aqui, no Solo Sagrado, o Culto do Paraíso Terrestre.
Todo mundo assistiu?
Eu não sei os senhores, mas eu senti uma emoção diferente. Muito forte.
Graças à dedicação de todos, compartilhando o link do culto e convidando familiares e amigos para as caravanas virtuais, um grande número de pessoas pôde participar conosco daquele culto tão especial e receber a energia, a Luz de Deus que emana do Solo Sagrado.
Tivemos também aquela belíssima apresentação musical. Assistiram? Gostaram da surpresa?
É incrível a quantidade de pessoas que contaram ter-se emocionado. Muitas delas chegaram às lágrimas...
Outras enviaram o link a familiares e amigos que estão passando por momentos difíceis, alguns até hospitalizados. Essas pessoas, ao receberem o link, ficaram felizes por terem sido lembradas e se emocionaram com a beleza do Solo Sagrado e a música.
Segundo os relatos recebidos, as transmissões dos cultos e das imagens do Solo Sagrado estão levando muita força, paz e alegria às pessoas.
Por esse motivo, compartilhar os links dos cultos e das atividades da nossa Igreja é uma importante prática de altruísmo.
Vamos continuar firmes nessa prática! Pode ser?
Hoje, eu gostaria de relembrar alguns pontos da orientação do nosso presidente no Culto do Paraíso Terrestre.
Ele enfatizou que o culto deste ano foi ainda mais especial, pois celebramos os noventa anos desde o início da Transição da Noite para o Dia no Mundo Espiritual, o que significa também que chegou o momento de adentrarmos definitivamente o ritmo do Mundo da Luz, pleno de Verdade, Bem e Belo, e que não podemos mais ficar com a cabeça no mundo da Lua...
De outra maneira, precisamos estar atentos e focados na prática dos Ensinamentos de Meishu-Sama, porque este é o caminho mais rápido e seguro para alcançarmos a verdadeira felicidade.
O presidente relembrou as palavras de Meishu-Sama naquele dia 15 de junho de 1931, quando sussurrou: "ALGO DIVINO aconteceu!"
Ele nos perguntou se algo divino havia ocorrido em nossas vidas por termos vindo peregrinar ao Solo Sagrado. Estão lembrados?
Então, eu fiquei pensando: o que será esse algo divino? Divino é o que vem de Deus, não é? Nos fatos grandiosos, nos milagres extraordinários, reconhecemos facilmente a atuação de Deus.
No entanto, muitas vezes, como estamos com a cabeça "no mundo da Lua", não percebemos a presença e a atuação de Deus nas pequenas coisas, nos pequenos acontecimentos.
No dia a dia, se prestarmos bem atenção, constataremos que, frequentemente, estamos diante de fatos divinos, de verdadeiros milagres.
Sempre que reconhecemos a constante e maravilhosa atuação de Deus em nossa vida, sentimos uma profunda gratidão e alegria.
E quando nos damos conta de que tivemos a permissão de servir para algo divino acontecer na vida de outra pessoa, nós nos sentimos muito felizes!!!
Sendo assim, o que podemos fazer para servir cada vez mais como instrumentos de Deus e Meishu-Sama?
De uma coisa podemos ter certeza: quando ministramos Johrei a uma pessoa com o sentimento de que ela seja feliz e estabeleça o paraíso em sua vida, algo divino advirá.
Quando lemos os Ensinamentos de Meishu-Sama com o sentimento de captar a Vontade Divina e de receber sabedoria para construir o Paraíso Terrestre, certamente, algo divino sempre ocorre.
Portanto, na dedicação, no trabalho, no estudo, enfim, em tudo o que realizamos, se impregnamos o sentimento de que estamos construindo o Paraíso Terrestre, certamente vamos captar algo divino.
Em outras palavras, sempre que servimos como instrumentos de Deus e Meishu-Sama, dedicando pela felicidade do próximo, criamos uma oportunidade para que algo divino exista em sua vida e na nossa também.
Hoje, assim como no culto mensal de junho, ouvimos o poema de Meishu-Sama que fala exatamente sobre isso: "Embora a salvação da humanidade seja obra Sua, Deus a realiza por meio do ser humano."
Seria bom repetir, diariamente, para nós mesmos: "É por meio de mim e de todos nós, seres humanos, que Deus realiza Sua obra de salvação da humanidade."
Afinal, conforme Meishu-Sama afirmou no Ensinamento "Camadas do Mundo Espiritual": "O propósito Divino é construir o Paraíso Terrestre" e "Deus, concedendo diferentes missões e características a cada pessoa e alternando a vida e a morte, está fazendo evoluir o ser humano em direção ao objetivo almejado."
Sendo assim, é importante lembrar que, por meio das práticas messiânicas, podemos servir ativamente como instrumentos de Deus na construção do Paraíso Terrestre, fazendo as pessoas felizes!
As experiências de fé relatadas nos cultos diários nos confirmam que, por meio das práticas messiânicas, algo divino se verifica sempre que a pessoa toma a decisão de realizá-las.
Muitas purificações de conflitos familiares, de depressão, de dificuldades financeiras e de saúde estão sendo superadas por meio delas.
Em uma das experiências que ouvimos recentemente, uma jovem senhora, messiânica, relatou que vinha passando por uma situação de conflito com o marido e mal falava com ele.
Certo dia, ela recebeu o telefonema de uma prima que estava passando pelo mesmo problema e, após ouvi-la, aconselhou-a com base nos Ensinamentos de Meishu-Sama.
Ela relatou que, naquele momento, parou e escutou o que ela mesma estava dizendo à prima e compreendeu que, muitas vezes, temos o conhecimento; porém, não o praticamos.
A partir daí, ela tomou uma firme decisão e começou a realizar as práticas messiânicas no lar: assistia diariamente aos cultos pela Izunome. TV; lia os Ensinamentos; fazia mitamamigaki. Em outras palavras, cuidava da casa com o sentimento de estar polindo a alma, preparava as refeições preferidas do esposo e passou a ministrar e receber Johrei com ele. Com essas ações simples, a atmosfera da casa se transformou completamente.
Da mesma forma, a experiência da jovem Vanusa, que acabamos de ouvir, é uma confirmação de que, quando entregamos nossos problemas nas mãos de Deus e Meishu-Sama e tomamos a decisão de ser útil na salvação de pessoas por meio das práticas messiânicas, algo divino se sucede e transforma nosso destino.
Mesmo diante de uma forte purificação de saúde, Vanusa se empenhou de corpo e alma no acompanhamento e encaminhamento de muitas pessoas e não negligenciou o recebimento de Johrei.
Parabéns, Vanusa! Continue firme em suas dedicações, encaminhando as pessoas, ministrando e recebendo muito Johrei.
Nós iniciamos este ano, ouvindo o Ensinamento em que Meishu-Sama enfatiza a necessidade do ser humano aprender com a Natureza, pois, nela, tudo está em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Meishu-Sama dizia: "Eu me esforço ao máximo para não negligenciar meu desenvolvimento e aperfeiçoamento: este mês, mais do que no mês anterior; este ano, mais do que no ano passado."
Dessa forma, tendo como base o modelo de Meishu-Sama, vamos tornar esse segundo semestre ainda melhor do que o primeiro.
Vamos nos empenhar, cada dia mais, em nossas dedicações e realizar tudo com a consciência de que estamos construindo o Paraíso Terrestre, a começar pelo nosso lar.
No próximo mês, realizaremos o culto dedicado à Agricultura Natural.
Gostaria que estudassem com bastante atenção os Ensinamentos que Meishu-Sama nos deixou sobre a importância dessa coluna de salvação e buscassem colocá-los em prática.
Como preparação para esse culto, seria interessante fazer algumas experiências.
Por exemplo: procurar diminuir o consumo de alimentos industrializados e aumentar o consumo de alimentos da agricultura natural e orgânica...
Cultivar, ao menos, uma semente, uma mudinha para sentir a alegria de presenciar a força da vida... algo divino acontecendo em nossa casa.
Assim, tenho certeza de que participaremos desse culto com outro nível de consciência e de gratidão à Grande Natureza e aos agricultores.
E para não perdermos o ritmo, gostaria de apresentar os 11 Ensinamentos que estudaremos este mês:
1) EU ESCREVO A VERDADE;
2) O IDEOGRAMA SU;
3) POEMA 39: ESTEJAM CIENTES QUE A CONSCIÊNCIA GERADA PELA VERDADE É O BEM, E QUE A FORMA CRIADA PELO BEM É O BELO;
4) A TEMPESTADE É UMA CALAMIDADE CAUSADA PELO SER HUMANO;
5) O SER HUMANO É UM POÇO DE SAÚDE;
6) OS TRÊS TIPOS DE TOXINAS;
7) A VERDADEIRA CAUSA DA DOENÇA;
8) PRINCÍPIO DA AGRICULTURA NATURAL;
9) A CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO (TÍTULO ANTERIOR: A DIETÉTICA);
10) A GRANDE REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA: O CULTIVO SEM USO DE ADUBOS EM UMA HIGIÊNICA E PRAZEROSA HORTA CASEIRA;
11) CULTIVO AGRÍCOLA SEM ADUBOS.
Bom estudo e boa prática!
Desejo a todos um excelente mês e boa missão!
Muito obrigado!