Culto Mensal de Agradecimento
Sede Central - 3 de dezembro de 2024
Saudação do Presidente em exercício da IMMB
Rev. Roberto Massao Tateyama
Bom-dia!
Todos estão passando bem?
As pessoas que estão participando conosco pela Izunome.TV também estão passando bem?
Primeiramente, em nome do nosso presidente, Rev. Marco Antonio Baptista Resende, que está em viagem missionária aos Estados Unidos e ao Japão, agradeço o empenho no servir diário à Obra Divina.
Acredito que ele está participando do culto conosco.
Vamos enviar a ele um caloroso "bom-dia"? "Bom-dia!"
Gostaria também de agradecer a dedicação de todos que se empenharam na realização deste culto. Em especial, ao Coral Vozes de Ouro e à Profª Solange Saukas.
Muito obrigado!
Hoje, no Ofertório de Gratidão, fomos representados pelo ministro Glenio Lopes do Nascimento e pela ministra Marilda Aparecida Banfi Januzzi. Parabéns pela dedicação!
Durante o segundo semestre de 2024, o presidente veio nos orientando sobre fazermos um upgrade em nossa saúde, na alimentação, no Belo em nosso dia a dia, na educação das crianças, em nossas dedicações, em nossa relação com os antepassados, enfim, em tudo.
Estão conseguindo realizar esse upgrade?
No Ensinamento que ouvimos há pouco, "Minha natureza", Meishu-Sama afirma:
"Sempre estou pensando no que devo fazer para tornar as pessoas felizes."
Dezembro é, realmente, um mês de muitas atividades, demanda muito da nossa atenção, não é verdade? É fim do ano letivo, formaturas, amigo secreto, festas, viagens e diversas outras atividades que nos ocupam...
Mesmo com tantos afazeres, os messiânicos continuam focados na dedicação, no acompanhamento, fazendo desses momentos oportunidades para praticar o altruísmo, ministrando Johrei, encaminhando, praticando os Ensinamentos e levando felicidade às pessoas.
Com essa postura e pensamento, vamos conseguir viver o mês de dezembro em intenso ritmo de dedicação, prontos para adentrar 2025 com força total!
Por isso, hoje, acredito que é muito importante refletirmos sobre o upgrade da nossa relação com Meishu-Sama.
A nossa relação com ele deve ser pautada no seu desejo de construir o Paraíso Terrestre.
Assim, cada momento, cada encontro com alguém que Deus e Meishu-Sama nos enviam é uma chance para renovarmos o nosso compromisso com a Obra Divina de realmente nos preocuparmos em salvar as pessoas, acompanhando cada uma delas e encaminhando-as à fé.
Essa é uma forma de concretizarmos nosso upgrade com Meishu-Sama, nos aproximando do sentimento dele.
No ensinamento, Meishu-Sama também afirma: "(...) 'Se não fizermos a felicidade do próximo, não poderemos ser felizes.' Acredito que meu maior objetivo - o Paraíso Terrestre - estará concretizado quando meu estado de espírito encontrar ressonância e expansão no coração de todos os homens."
Será que esse estado de espírito de Meishu-Sama está encontrando ressonância e expansão em nossos corações?
No Culto do Paraíso Terrestre, preenchemos um formulário nos comprometendo a encaminhar à Igreja as pessoas que relacionamos.
Os senhores estão lembrados do que estava escrito nele?
Vou ler:
"Com o sentimento de concretizar em atos o desejo de fazer o próximo feliz até o Culto do Natalício, vou apresentar estas pessoas a Meishu-Sama e ensiná-las a canalizar a Luz de Deus por meio do Johrei."
Quem conseguiu concretizar o acompanhamento e o encaminhamento dessas pessoas?
Aqueles que, porventura, ainda não tenham conseguido encaminhar, não desistam. Ainda dá tempo. Temos vinte dias até o Culto do Natalício.
O compromisso continua válido. Vamos ficar atentos às pessoas ao nosso redor, a todos que chegam até nós.
Para quem tem o desejo de salvar, de encaminhar, oportunidade não falta. Basta estar atento. E oferecer Johrei, falar o quanto o Johrei lhe faz bem, sem medo de ouvir um "não".
Uma dica é, todos os dias, ao sair de casa, levar consigo alguns folders do Johrei para entregar às pessoas.
Outra dica interessante é convidar um amigo, um vizinho, um parente para participar dos Dai Johrei Kai.
Por exemplo, no próximo dia 11 de dezembro, quarta-feira, teremos o Dai Johrei Kai Nacional que será realizado o dia todo, em todas as unidades do País.
Levem consigo pelo menos uma pessoa, se ofereçam para ir com ela. Às vezes, têm pessoas que ficam acanhadas de irem sozinhas por não conhecerem ninguém, mas se estiverem com um amigo, fica mais fácil.
Depois, é acompanhar. Chamar a pessoa para dedicar, para ir ao culto junto e ensiná-la a ministrar Johrei... enfim, o passo a passo do servir... Sem complicar.
Foi o que ouvimos na experiência de fé da Caroline.
Desde a infância, ela sofria devido à depressão e ansiedade. Certo dia, sua chefe, a Letícia, lhe contou a experiência que estava vivenciando na Igreja Messiânica.
Ela havia passado por profunda tristeza pelo falecimento da mãe, e através das práticas messiânicas, estava conseguindo superar esse sofrimento. Pouco tempo depois, Letícia recebeu o Ohikari e passou a ministrar Johrei diariamente à Caroline.
Caroline, ao conhecer a Igreja, ficou emocionada com a beleza do Altar e, ao receber Johrei na unidade, as lágrimas simplesmente caíam, e ela vivenciou uma profunda paz que jamais havia experimentado.
Ela passou a frequentar a unidade diariamente, e em dois meses, não apresentava mais os sintomas da ansiedade, e a tristeza que a afligia desde criança, foi substituída por uma indescritível alegria e gratidão.
Com isso, Caroline desejou ser útil às pessoas e recebeu o Ohikari em agosto de 2022.
Que experiência maravilhosa! Em apenas 2 meses, ela encontrou a solução de um problema que persistia desde a infância! Isso foi possível porque se empenhou em receber bastante Johrei, diariamente!
E tudo começou com sua amiga e chefe, contando sua vivência na fé messiânica! E Letícia ainda estava começando na igreja, mas quis compartilhar com Caroline o bem-estar que estava encontrando!
Acredito que todos nós podemos fazer o mesmo. Ou seja, compartilhar com as pessoas as graças e milagres que já recebemos, e que podem ajudar quem está sofrendo.
Parabéns, Caroline! Continue firme em suas dedicações!
Agora, estamos nos preparando para o Culto do Natalício de Meishu-Sama, este momento tão especial na vida de todos nós, pois manifestamos a Deus e a Meishu-Sama nossa gratidão por tudo o que tivemos a permissão de vivenciar ao longo do ano, por todas as bençãos e proteção recebidas.
Aprendemos com Meishu-Sama que o coração agradecido comunica-se com Deus. Portanto encerrar o ano agradecendo significa fechá-lo com chave de ouro!
E, com essa chave de ouro em mãos, abrir o próximo ano da melhor maneira possível. Ou seja, vamos terminar bem para começar bem.
Já preencheram o formulário do Culto do Natalício de Meishu-Sama?
Vamos materializar nossa gratidão de forma especial, relacionando as graças e as proteções recebidas, e também oferecendo o nosso donativo.
O formulário já está disponível no aplicativo e no site da nossa Igreja, bem como nas unidades religiosas.
O Culto do Natalício de Meishu-Sama será celebrado no Solo Sagrado de Guarapiranga, no dia 22 de dezembro, às 08h30, e no dia 23 de dezembro, na Sede Central e nas unidades religiosas.
Este ano, comemoramos 142 anos do nascimento de Meishu-Sama.
Um presente que alegraria muito a Meishu-Sama é levar um convidado para apresentar a ele.
Aproveito para comunicar que a Oração de Ano-Novo será realizada às 23h30 do dia 31 de dezembro, no Solo Sagrado de Guarapiranga. Para quem desejar participar presencialmente, será possível ir de carro e estacionar no local.
Todos serão muito bem-vindos para iniciar o ano de 2025 orando no taka amahara mais nobre e sagrado do Brasil.
Vamos viver o último mês do ano com espírito de servir e de salvar, procurando ensinar às pessoas o caminho de se tornarem instrumentos de Deus e Meishu-Sama.
Se forem viajar, ministrem Johrei a quem encontrar.
Se forem visitar os parentes, ministrem Johrei a eles.
E não se esqueçam de colocar na mala, o folder do Johrei!
Para encerrar, gostaria de compartilhar os sete Ensinamentos que o presidente sugeriu para estudarmos este mês. Tudo bem?
Das Reminiscências:
1. Relato 22 - Sem desperdiçar um minuto sequer, e
2. Relato 117 - Cartas e experiências de fé;
E os Ensinamentos:
3. Não seja odiado;
4. Pessoa simpática;
5. Nós podemos mudar nosso destino;
6. Poema 105 - Tanto a criação do Paraíso como a criação do Inferno dependem unicamente do sentimento do ser humano;
7. Poema 179 - Procure sempre cultivar bons sentimentos. Um dia, a soma desses sentimentos fará de você um verdadeiro virtuoso.
Desejo a todos um ótimo estudo e uma excelente preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama.
Muito obrigado!
DEZ 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento da Sede Central
Saudação do Presidente em exercício da IMMB
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal