Culto às Almas dos Ancestrais e Antepassados
Solo Sagrado de Guarapiranga, 02 de novembro de 2024
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família, messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, que hoje estão presentes aqui, no Solo Sagrado, ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens, as crianças, os ancestrais e antepassados, todos estão passando bem?
Olha, acho que consegui escutar os antepassados dizer "estamos bem!".
Os senhores ouviram? Sentiram? Como é bom confirmar que eles estão felizes!
Antes que me esqueça: recebi alguns pedidos para cantar o "Parabéns" para os aniversariantes de hoje.
Vamos aproveitar para cantar também para nossos antepassados? Vamos lá?
Além de nossos antepassados, hoje estamos recebendo caravanistas de todo o Brasil e 36 membros da família messiânica do exterior, vindos da: Argentina (1); Bolívia (4); Chile (1); Estados Unidos da América (5); França (1); Irlanda (1); México (8); Nova Zelândia (1); Paraguai (2); Peru (2); República Dominicana (2); Suíça (1) e Venezuela (7).
Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Quero parabenizar a todos que dedicaram na preparação deste culto, ao tenor Ossiandro Brito, às cantoras Giorgia Mello, Marcella Rocha, Rafaela Cabral e demais músicos e coralistas pela maravilhosa apresentação.
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por quatro beneméritos:
· Min. Mário Tamotsu Midorikawa;
· Min. Caetana Gomes Ferreira;
· Min. Emersom Moure Ethur;
· Min. Rosa Akemi Otaka Kioki.
Parabéns pela dedicação!
Ontem, houve a formatura da quarta turma do Servir Integral de Longo Período: 39 jovens que, por 101 dias, dedicaram de corpo e alma no Solo Sagrado.
Será que eles já foram embora?
Venham! Venham até aqui por favor.
Parabéns, jovens! Parabéns pela decisão de virem dedicar 101 dias no Solo Sagrado.
Bem, hoje, com muita alegria e gratidão, celebramos o Culto às Almas dos Antepassados. Assim como nós, acredito que eles estão extremamente felizes.
Para este culto tão especial, convidamos nossos antepassados, preenchendo os formulários com o objetivo de, com eles, reafirmar nosso desejo de servir à Obra Divina, reconhecendo a Vontade de Deus através dos Ensinamentos de Meishu-Sama.
A preparação para o Culto às Almas dos Antepassados é um momento muito significativo, no qual, elevando nossos pensamentos, orações e atenção para com o Mundo Espiritual, ficamos mais propensos a perceber e reconhecer sua existência.
Isto porque, no dia a dia, o hábito é viver mais presos à realidade física, à existência material, que é visível.
Contudo, precisamos compreender que, apesar de invisível, o Mundo Espiritual é uma realidade que influencia diretamente nossa existência.
Sendo assim, quando cultuamos os antepassados, na verdade, estamos também nos educando e aprofundando a compreensão de que o Mundo Invisível
existe e é uma realidade primordial, indissociável de nossas vidas.
Por esse motivo, o Culto às Almas dos Antepassados é um momento muito importante para eles e para nós.
A maravilhosa experiência da Min. Maria Olívia nos mostra como o Mundo Espiritual atua conforme o empenho nas práticas messiânicas, através das quais buscamos servir ao próximo e ser úteis à Obra Divina.
Sua infância foi marcada pela tristeza profunda de sua mãe. Por volta dos 10 anos de idade, ela descobriu que essa tristeza da mãe vinha do fato de seu primeiro filho ter sido tirado de seus braços e entregue para adoção sem seu consentimento.
Desde então, Maria Olívia se comprometeu a ajudar a mãe a encontrar este filho. E assim ela fez, mesmo após sua mãe regressar ao Mundo Espiritual.
Após se tornar messiânica, certo dia, orou com muita humildade a Deus, a Meishu-Sama e aos antepassados, rogando merecer encontrar o irmão, e continuou firme nas dedicações.
Qual não foi sua surpresa, quando, um mês após ser outorgada ministra assistente da IMMB, finalmente encontrou o irmão. Fiquei emocionado ao ouvi-la dizer:
"No dia em que nos encontramos, assim que ele me abraçou, as batidas do coração mudaram de ritmo, e eu tive a certeza de que, realmente, se tratava do meu querido irmão. Era como se aquele vazio de anos fosse preenchido instantaneamente. Hoje, além de um irmão, ganhei sete sobrinhos e três sobrinhos-netos".
Parabéns, Min. Maria Olívia. Continue firme, se empenhando na Obra Divina e levando a Luz de Deus e Meishu-Sama a muitas pessoas e antepassados.
(Hoje, ela está acompanhada do irmão, Cláudio; das sobrinhas Ana Júlia, Beatriz e Sophia; e dos filhos Antonio e Pedro)
Meishu-Sama ensina que nossa elevação espiritual influencia diretamente a elevação espiritual dos antepassados. Sendo assim, eles aguardam ansiosamente nosso despertar, nossa decisão de intensificar a prática da fé e de nos aperfeiçoar como seres humanos, tanto no aspecto espiritual quanto no material.
Eu não sei os senhores, mas, às vezes, tenho a impressão de que fico tão focado, desejando fervorosamente a elevação dos antepassados, que acabo negligenciando ou deixando para depois o cuidado com minha elevação espiritual.
Acredito que isso deixa meus antepassados preocupados, pois eles também estão desejando fervorosamente minha elevação.
Eu fico imaginando a cena: nós do lado de cá, dizendo aos antepassados: "Por favor, se elevem... cresçam, sejam úteis a Deus, evoluam, desapeguem! Tudo vai ficar bem! Vamos dedicar na Obra Divina!", e eles de lá, dizendo o mesmo para nós: "Vamos! Cresçam, empenhem-se, deixem de ser apegados! Pratiquem o altruísmo, dediquem-se mais à Obra Divina!"
Olha só que coisa! Tanto os antepassados quanto os descendentes desejam a elevação espiritual uns dos outros. Esta é a grande verdade.
Então, já sabemos o que precisamos fazer, não é mesmo? Mãos à obra!
Nossa evolução e aperfeiçoamento são muito importantes para eles. Nossa dedicação se transforma em Luz e tranquilidade para nossos antepassados, contribuindo para sua elevação no Mundo Espiritual.
É fundamental ter a consciência de que antepassados e descendentes são elos da mesma corrente e que precisamos nos empenhar no dia a dia para viver de acordo com essa realidade. Entender essa verdade é o grande upgrade no relacionamento com os antepassados que não pode ser deixado de lado.
Para tanto, vamos nos aperfeiçoar, aprimorando nossas ações por meio da leitura e prática dos Ensinamentos; do recebimento e ministração do Johrei; do donativo de gratidão; da peregrinação e dedicação no Solo Sagrado e nas unidades religiosas; do encaminhamento e formação de novos ministrantes de Johrei; do cuidado com nossa alimentação e saúde; da nossa atenção ao cultivo do belo.
Enfim, todas as práticas messiânicas nos tornam preciosos instrumentos de Deus e Meishu-Sama na salvação de outras pessoas.
Assim, com essas dedicações, acumulamos méritos espirituais que se transformam em nossa felicidade e na felicidade de nossos antepassados.
Nesse sentido, unidos ao sentimento de Meishu-Sama de canalizar a Luz Divina e de levar a salvação ao maior número de pessoas, teremos, no próximo dia 15 de novembro o Dai Johrei Kai, uma grande reunião de Johrei, nas unidades religiosas do Brasil simultaneamente.
Convidem pioneiros, crianças, familiares, amigos e conhecidos.
Todos estão convidados, ou melhor, convocados para este grande encontro de Luz.
Em dezembro, celebraremos o Culto do Natalício de Meishu-Sama e precisamos nos preparar, para receber esse culto tão importante.
Este ano, o Culto do Natalício terá um significado ainda mais profundo, pois completará 90 anos desde que Meishu-Sama realizou a cerimônia provisória que antecedeu a instituição da nossa Igreja, em 23 de dezembro de 1934.
Então, pergunto aos senhores: por que será, com que objetivo Meishu-Sama fundou a Igreja Messiânica Mundial?
No Ensinamento de hoje, "Transição da Noite para o Dia", Meishu-Sama nos esclarece:
"A transição da noite para o dia no Mundo Espiritual acarretará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seus sinais já estão surgindo. [...] o que virá em seguida é a construção da cultura do dia [...]. Assim, aproxima-se o momento decisivo para o destino da humanidade, e dele talvez ninguém conseguirá escapar. Restará apenas o caminho de minimizar os sofrimentos. E aqui vou apresentar-lhes um meio para isso: conhecer o princípio do Johrei e participar dos projetos de construção da cultura do dia."
Ou seja, para minimizar os sofrimentos que assolam o mundo, ultrapassar essa grande transição e concretizar o Paraíso na Terra, precisamos aumentar o número de pessoas que ministram e recebem Johrei, e que praticam os Ensinamentos de Meishu-Sama. Não é mesmo?
Então, vamos nos preparar para receber o Culto do Natalício de Meishu-Sama e externar toda a nossa gratidão pela grande permissão de, guiados por ele, fazermos parte dessa maravilhosa Obra Divina.
E para aprofundar nossas reflexões, nossas práticas e nossa preparação, gostaria de sugerir mais sete Ensinamentos para estudarmos este mês. Pode ser?
1. Compreenda a Vontade Divina;
2. Poema 6 - Até mesmo o grande Plano de Deus tem início a partir de um pequeno modelo;
3. Poema 14 Aqueles que conseguem perceber o alvorecer da Era do Dia revelam possuir a verdadeira visão;
4. Religião criadora de pessoas felizes;
5. O Tempo presente e o Mundo Espiritual;
6. Eu, visto por mim mesmo;
7. Minha Natureza.
Desejo a todos um bom estudo e uma excelente preparação para o Culto do Natalício!
Que, iluminados por Deus e seguindo os passos de Meishu-Sama, possamos nos aperfeiçoar constantemente e concretizar a saúde, prosperidade e paz em nossa vida.
Um excelente mês e boa dedicação!
Muito obrigado!
NOV 2024
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento dedicado às Almas dos Antepassados
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja essiânica mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal