Culto Mensal de Agradecimento de Abril, dedicado aos Jovens
Solo Sagrado de Guarapiranga - 2 de abril de 2023
Palavras do Presidente da IMMB
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia!
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial presentes aqui, no Solo Sagrado, ou que estão participando conosco pela Izunome.TV!
Todos estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de abril, que também é dedicado aos jovens! Aos jovens de todas as idades!
O bom do messiânico é que ele nunca deixa de ser jovem!
Parabéns a todos que dedicaram na preparação deste culto!
Gostaria de apresentar 22 jovens que decidiram participar do servir integral aqui, no Solo Sagrado, por 100 dias, até o Culto do Paraíso Terrestre. Queiram levantar-se por favor!!!
Agora, gostaria de convidar os três representantes das igrejas que realizaram o maior número de vivências de horta caseira e venceram a maratona de 2022. Em primeiro lugar, a Igreja Belo Horizonte, representada pela coordenadora Maria Cristina Vaz Teixeira; em segundo lugar, a Igreja Piedade, representada pelo coordenador Edson Andrade Cunha e, em terceiro, a Igreja Campo Grande, Rio de Janeiro, representada pela coordenadora Karen Pereira Marmello Santos Muniz.
Parabéns a todos que participaram da maratona.
Hoje, estamos recebendo oito representantes da família messiânica da Bolívia, Irlanda, Peru, e também jovens vindos de todas as regiões do Brasil...
Os jovens vieram mesmo?
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!!!
No ano passado, trouxemos lenços brancos, simbolizando a paz. Este ano, lenços com as cores do símbolo da nossa Igreja, que é o símbolo do Izunome , o sentimento de Meishu-Sama de salvar a humanidade.
Ao ver vocês acenando com esses lenços brancos, amarelos, verdes e vermelhos, fiquei muito emocionado... que maravilha!!! Hoje, desejo que vocês recebam muita Luz aqui, no Solo Sagrado, e levem essa energia, essa Luz de Deus e Meishu-Sama a todas as pessoas com quem estiverem!
Todos estão com os lenços nas mãos? Então, mais uma vez, vamos acenar para Meishu-Sama, confirmando que seu sentimento de salvar a humanidade encontrou ressonância em nossos corações!
Meishu-Sama deve estar muito feliz vendo vocês com essa alegria!
Bem, no culto dos jovens do ano passado, tivemos aqui um "papo reto", não foi mesmo? Estão lembrados?
Perguntei a vocês se queriam ser só um pouquinho felizes, mais ou menos felizes ou muito felizes...
E dei uma dica. Disse que o segredo é procurar compreender e praticar o que Meishu-Sama nos ensina.
Pela alegria de vocês, acredito que estão praticando bastante. É isso mesmo? Estão mais felizes?
Eu também estou muito feliz! Realizar o culto dedicado aos jovens sempre renova minha energia, minhas esperanças, fico mais jovem.
Não sei se já se perguntaram sobre isso, mas, por que os jovens são tão importantes para Deus, para Meishu-Sama e para a Obra Divina, a ponto de ser celebrado um culto especialmente dedicado a vocês, a todos nós, jovens?
Qual será a missão dos jovens no plano Divino?
Os jovens, por natureza, costumam ser curiosos e idealistas. Possuem o forte desejo de ver o mundo tornar-se um lugar mais justo e melhor. Têm energia e vigor para mudar o mundo. Se cada jovem captar bem o desejo de Deus de construir o Paraíso Terrestre e deixar que esse sentimento se torne o propósito de sua vida, praticando o bem onde estiver, meus jovens, não tenham dúvidas: em um piscar de olhos, vocês transformam o mundo em um Paraíso.
Não fiquem me olhando com essas carinhas, não!
Vocês precisam acreditar nisso porque é verdade!
Diga à pessoa a seu lado:
"Eu vou construir o Paraíso! E você? Vamos?"
Tenham certeza de uma coisa: cada um de vocês, sem exceção, são existências preciosas para Deus e Meishu-Sama. E é isso! Não tem conversa! Papo reto!
Não adianta ficar duvidando de sua missão, da importância de sua existência para Deus... Isso é perda de tempo!
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "É possível mudar o destino livremente", no qual Meishu-Sama afirma: "[...] o destino foi criado de tal forma que a própria pessoa possa transformá-lo".
Como essa afirmação é poderosa! Por meio dela, Meishu-Sama nos mostra que é possível migrar da Era da Noite para a Era do Dia e transformar o caos em Paraíso.
A experiência da jovem Amanda Rodrigues da Silva confirma isso.
Ela e sua família passavam por grande sofrimento devido ao transtorno de ansiedade, à depressão, aos problemas de saúde dos pais e à severa dificuldade financeira.
Encaminhada à igreja por uma colega de trabalho messiânica, o Johrei foi o ponto de partida para mudar o destino de Amanda e sua família.
Graças à orientação da ministra para intensificar as dedicações Amanda recebeu graças maravilhosas e hoje compreende que a felicidade ocorre em nossas vidas quando estamos de acordo com a vontade Divina, que é conduzir as pessoas ao caminho da salvação.
Parabéns, Amanda! Continue firme em suas dedicações!
Realmente, a transformação do destino está em nossas mãos, e a fé é o caminho para concretizarmos essa mudança.
Devemos estar conscientes da Lei Espírito precede a Matéria e que a origem de todas as transformações, inclusive a do nosso destino, está no Mundo Espiritual, no Mundo Invisível. E, justamente esse mundo, que é a origem de tudo, acabou sendo esquecido devido à educação materialista que recebemos. E esse é o grande problema da humanidade.
Vejam o que está ocorrendo no mundo... Ele se encontra em meio a um grande processo de purificação em razão do número incalculável de nuvens espirituais acumuladas ao longo de nossas existências, do nosso egoísmo e materialismo. Em toda parte, há pessoas passando por dificuldades e sofrimentos. Por que é assim?
Ninguém quer sofrer, mas por que aparece tanto sofrimento? De onde ele vem?
Precisamos entender que a realidade no plano físico é uma projeção do Mundo Espiritual. É como se estivesse ocorrendo o download de todas as coisas que fizemos e acumulamos no Mundo Espiritual.
Se nós praticarmos mais o bem e acumularmos virtudes, teremos o download de felicidade. Contudo, se praticamos mais o mal do que o bem e ingerimos substâncias tóxicas que turvam o sangue, acumulamos nuvens no espírito e, consequentemente, teremos o download de quê?... De infelicidade.
A respeito dos processos de purificação, precisamos entender que Deus criou o Universo de forma que tudo funcione em perfeito equilíbrio, mantendo a ordem e a pureza. Deus não admite que Sua criação fique nublada, suja, poluída. Toda vez que o acúmulo de impurezas alcança certo limite, imediatamente é acionado um processo natural de purificação. Olha só que situação!
Por exemplo, as calamidades naturais que enfrentamos, não são por acaso. Estamos poluindo a natureza, que Deus criou pura. Estamos intoxicando o solo e a água com agrotóxicos; poluindo rios e mares com dejetos, provocando uma série de distúrbios. Na verdade, as calamidades não são castigos de Deus, mas sim, a ação das Leis Divinas, das leis da Natureza para o restabelecimento do equilíbrio e de seu estado original de pureza.
O mesmo se dá com o ser humano. As purificações ocorrem para dissipar as nuvens do espírito e fazê-lo recuperar a pureza, pois Deus criou o espírito do ser humano puro. Esse é um ponto muito importante: não é o espírito da pessoa que é impuro. O problema são as nuvens, que se acumulam no espírito. Elas precisam ser dissipadas. É por isso que ministramos Johrei, a canalização da Luz Divina, para purificar as nuvens do espírito.
Com a chegada da Era do Dia e o aumento do elemento fogo, as nuvens que estavam "congeladas" no Mundo Espiritual iniciaram um processo de download para o Mundo Material em uma velocidade muito maior. E não tem como fazer parar esse download iniciado por Deus, não tem botão de stop. É Ele, o Supremo Deus, que comanda esse processo. E como Deus adora fazer uma limpeza, imaginem só nossa situação...
Graças a Deus, temos um caminho que Meishu-Sama nos deixou para aprendermos a não gerar mais nuvens e eliminarmos as nuvens já existentes, ainda no Mundo Espiritual, antes de ocorrer o download e elas se manifestarem no Mundo Material, em forma de sofrimento.
Aprendemos com Meishu-Sama que é a Luz de Deus que purifica as nuvens espirituais. E Meishu-Sama nos ensinou o método para canalizar essa Luz diretamente na alma: o Johrei, que é uma ação conjunta de Deus, Meishu-Sama e o ser humano. Meishu-Sama nos explica que a força purificadora da Luz do Johrei é formada pela essência do fogo, da água e da terra. Os elementos fogo e água estão presentes na atmosfera, e o elemento terra, no caso do Johrei, é o corpo humano.
Portanto, para que a poderosa força de purificação e salvação se manifeste, precisamos colocar o Ohikari e estender nossas mãos às pessoas. Esse é o caminho mais simples e infalível para diminuir os sofrimentos da humanidade e conduzi-la a uma vida paradisíaca.
Jovens, vocês são esse elemento terra. Precisamos de muitas pessoas que desejem dedicar nessa obra de salvação, canalizando a Luz Divina que elimina a causa de todos os sofrimentos. Vocês são a terra fértil por meio da qual a Luz de Deus se manifestará e transformará o destino de muitas pessoas.
Então, com determinação, paciência e sabedoria, vamos ensinar as pessoas a canalizar a Luz Divina e conduzi-las ao caminho da felicidade, compartilhando com elas os Ensinamentos de Meishu-Sama, o Johrei e as práticas messiânicas?
"Temos todo o tempo do mundo, mas não temos tempo a perder"
E para que o sentimento de Meishu-Sama encontre cada vez mais ressonância e expansão em nossos corações, gostaria de sugerir mais cinco Ensinamentos para estudarmos este mês. Pode ser?
1. A reencarnação;
2. A causa das doenças, o pecado e as impurezas;
3. Indignação contra o mal;
4. Está errado dizer que os honestos saem perdendo;
5. O que é a verdadeira civilização? (Palestra)
Bom estudo a todos!
Aproveitem bastante tudo o que foi preparado com muito carinho para recebê-los e, ao retornarem aos seus lares, levem a Luz e o amor de Deus e Meishu-Sama impregnados neste Solo Sagrado e os compartilhem com seus pais, familiares, amigos e conhecidos!
No mês que vem, teremos o culto dedicado aos pioneiros.
Os jovens virão para homenagear os pioneiros?
Aguardo a todos aqui.
Desejo que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, vocês sigam sempre com muita alegria, saúde, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!
ABR 2023
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento Dedicado aos Jovens
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal