
Culto Mensal de Agradecimento
Sede Central - 1º de dezembro de 2022
Saudação do Presidente em exercício da IMMB
Rev. Roberto Massao Tateyama
Bom-dia!
Todos estão passando bem?
As pessoas que estão participando conosco pela Izunome.TV, também estão passando bem?
Primeiramente, em nome do nosso presidente, Rev. Marco Antonio Baptista Resende, que está em peregrinação aos Solos Sagrados do Japão, agradeço a todos o empenho no servir diário à Obra Divina.
Ontem, nós nos falamos por telefone e ele mandou um forte abraço. Disse que está com saudades e que está orando por nós.
Acredito que ele está participando do culto conosco.
Vamos enviar um caloroso "boa-noite" a ele?
Gostaria também de agradecer a dedicação daqueles que se empenharam na realização deste culto e, especialmente, aos cantores Rafaela Cabral e Roberto OConnor e, ao piano, a professora Solange Saukas e o professor Rafael Luperi.
Muito obrigado!
Os senhores estão acompanhando o Brasil na Copa? Estão torcendo para quem?
Aqui no Brasil, além da Seleção Brasileira, temos torcida para as outras seleções. Porque quase todos nós somos descendentes de imigrantes, vindos de várias partes do mundo.
Essa mistura, que caracteriza o povo brasileiro, é o que nos une e nos faz fortes, o que é muito importante para a nossa missão de contribuir para a salvação da humanidade.
Assistindo aos jogos, fico muito feliz ao ver o clima pacífico e solidário entre times e torcidas de países que, fora dos campos, muitas vezes, estão vivendo conflitos e tensões.
Assim, vamos continuar torcendo pela nossa seleção, mas em cada jogo que assistirmos, vamos torcer também para que a Luz e os Ensinamentos de Deus e Meishu-Sama cheguem aos países e que a paz, a saúde e a prosperidade, ou seja, o Paraíso Terrestre, se concretize o quanto antes.
Hoje, ouvimos o Ensinamento "Pessoa Simpática", no qual Meishu-Sama afirma:
[...] se alguém se sentir bem ao ter contato com uma pessoa simpática e se essa corrente se propagar continuamente, é óbvio que a sociedade se tornará bastante agradável.
Por conseguinte, situações abomináveis, principalmente o conflito e o crime, diminuiriam e, espiritualmente, surgiria o Paraíso. [...]
Embora isso pareça deveras fácil e simples de praticar, como todos sabem, na realidade, não é, já que não basta que a simpatia seja apenas aparente.
A verdadeira simpatia aflora do interior; é indispensável, portanto, que a pessoa seja sincera de coração, o que depende do sentimento.
Em suma, o fundamental é o espírito de amor altruísta.
Meishu-Sama diz ainda:
[...] quando vejo uma pessoa sofrendo por doença, não consigo ficar parado e impassível, e sinto vontade de curá-la a qualquer custo. Ministro-lhe Johrei, ela é curada e fica feliz. Ao ver sua alegria, esta se reflete em mim e eu me sinto igualmente feliz.
Como vemos, o profundo amor de Meishu-Sama fazia com que ele não ficasse indiferente ao sofrimento das pessoas. Quando via alguém sofrendo, sempre lhe ministrava Johrei.
Nas reminiscências que estamos ouvindo nos cultos diários, aprendemos que Meishu-Sama dava assistência de Johrei até o caso ser resolvido.
Muitas vezes, quando recebemos um pedido de assistência religiosa, vamos ministrar Johrei duas ou três vezes, achando que já está bom, mesmo que o quadro não tenha sido resolvido. Contudo, não é bem assim.
Precisamos acompanhar as pessoas até elas ganharem compreensão e força espiritual para ultrapassar as próprias purificações e desenvolver a capacidade de ajudar outras pessoas a transpor as suas.
Para tanto, precisamos pegar firme e ter constância na assistência de Johrei.
É assim que teremos a grande oportunidade de vivenciar as palavras de Meishu-Sama:
"[...] quando vejo uma pessoa sofrendo por doença, não consigo ficar parado [...].
Ministro-lhe Johrei, ela é curada e fica feliz.
Ao ver sua alegria, esta se reflete em mim e eu me sinto igualmente feliz."
No Culto às Almas dos Antepassados, celebrado em novembro, o presidente nos orientou a respeito da importância de praticarmos a fé com mais profundidade, de modo a transformarmos a realidade do nosso espírito, consciência e alma, bem como a realidade espiritual de nossos antepassados e descendentes. Estão lembrados?
Para que possamos praticar a fé com mais profundidade, não podemos, de jeito nenhum, nos descuidar do recebimento e da ministração do Johrei.
Somados ao Johrei, precisamos nos empenhar na leitura e prática dos Ensinamentos, ou seja, nas práticas messiânicas.
É muito importante estar conscientes de que, quando o Johrei purifica as nuvens do espírito, isso se reflete na matéria em forma de eliminação do sofrimento.
Contudo, se não continuarmos com o Johrei e não introduzirmos em nosso cotidiano os Ensinamentos e a realização das práticas messiânicas, não poderemos pensar que nós e as pessoas que acompanhamos estamos seguros.
Na verdade, precisamos continuar firmes na prática do Johrei, dos Ensinamentos e das demais práticas messiânicas com o objetivo de purificar as nuvens e impurezas que nublam nossa consciência e nossa alma.
Caso contrário, nossa mentalidade e nossos hábitos continuarão os mesmos:
- vamos continuar ingerindo alimentos e fazendo uso de produtos que turvam nosso sangue, que são prejudiciais à saúde;
- vamos continuar mantendo o padrão de pensamentos, sentimentos, palavras e ações egoístas, e isso vai sujar novamente nosso espírito e gerar mais sofrimentos.
A maravilhosa experiência da senhora Maria Carolina Fernandes é uma verdadeira descrição de como a prática da fé messiânica transforma nossas vidas.
Desde que começou a frequentar a Igreja Messiânica, em apenas oito meses, sua vida mudou completamente.
Se ela tivesse parado de receber Johrei logo após aqueles oito meses, será que ela teria transformado sua maneira de ver a vida e de lidar com as situações? Será que ela teria mudado sua forma de agir, hábitos e atitudes?
Por exemplo, em 2021, quando foi hospitalizada com Covid-19, ao invés de ser apenas assistida, sua atitude foi cuidar das outras pessoas, ministrando-lhes Johrei.
Até o médico ficou espantado pelo fato de Maria Carolina não ter alterações nas taxas do sangue nem de fazer uso de nenhum medicamento.
Contudo, ela não conquistou isso da noite para o dia. Ao longo dos trinta e oito anos de membro, Maria Carolina vem, dia após dia, se empenhando nas dedicações e no autoaperfeiçoamento para migrar de mala e cuia para o Mundo do Dia.
E ela não está trilhando esse caminho sozinha. Junto à família, encaminhou e formou 80 novos membros.
Com certeza, seu processo de purificação por meio do Johrei, da leitura dos Ensinamentos e das práticas messiânicas começou no espírito, passou pela consciência e chegou até a alma.
Ou seja, a senhora Maria Carolina está seguindo os passos de Meishu-Sama: ao ver uma pessoa sofrendo, ela não fica indiferente e lhe ministra Johrei.
Parabéns, senhora Maria Carolina! Continue firme em suas dedicações, mostrando às pessoas o caminho que a senhora percorreu.
Continue dando a mão a elas e conduzindo-as com segurança cada passo que elas forem dar em direção ao Mundo do Dia.
Realmente, o tempo está passando rápido e já estamos muito próximos do natalício de Meishu-Sama.
Como está nossa preparação para a celebração desse culto tão especial?
Conforme o presidente nos orientou, o Culto do Natalício é um excelente momento para conduzirmos as pessoas a Meishu-Sama.
Para tanto, precisamos ouvir suas dificuldades e ter a atitude de falar com segurança e de forma bem simples: "Johrei! Você precisa receber Johrei!"
Os senhores e as senhoras estão conseguindo fazer isso?
Este ano, vamos celebrar os 140 anos do natalício de Meishu-Sama, uma data muito especial.
Daí, vem a pergunta que não quer calar: qual presente vamos oferecer a ele?
Qual é o presente que mais alegra Meishu-Sama?
O Rev. Resende nos deu a dica: "Johrei!
Meishu-Sama quer nos ver ministrando e recebendo Johrei.
[...] a maior alegria de Meishu-Sama é nos ver firmes, estendendo a mão às pessoas, ministrando-lhes Johrei e conduzindo-as à Obra Divina para que elas também se tornem felizes."
Então, o que vamos fazer?
Vamos ministrar bastante Johrei?
Vamos encaminhar as pessoas a Meishu-Sama?
Vamos preencher nosso formulário do Culto do Natalício, relacionando as graças e purificações recebidas ao longo do ano?
O formulário já está disponível nas unidades religiosas e no site da nossa Igreja www.messianica.org.br
Convidar as pessoas e ensinar a elas a importância de preencher esse formulário para encerrar o ano, reconhecendo e manifestando a gratidão por pelas bênçãos e proteções é também uma valiosa dedicação!
Eu gostaria, ainda, de reforçar a importância de preenchermos, diariamente, os formulários de pedidos de preces.
Quando não puderem estar presencialmente no Johrei Center, preencham o formulário on-line, que está disponível no site da nossa Igreja.
Escreva sua prece de agradecimento...
Coloque o nome das pessoas em purificação que você está acompanhando...
Escreva o nome das pessoas que você gostaria de encaminhar...
Ensine a elas como realizar os pedidos de prece... como solicitar prece de elevação espiritual para os antepassados...
Esta é uma dedicação maravilhosa, pois os nomes são colocados aqui, no altar da Sede Central para que recebam a Luz de Deus e Meishu-Sama, e forças para transformar a vida.
Então, vamos nos empenhar nessa dedicação?
Para encerrar, gostaria de compartilhar os doze Ensinamentos que o presidente sugeriu para estudarmos este mês. Tudo bem? Eles são muito importantes para aprofundarmos nosso conhecimento a respeito de Meishu-Sama.
Então, vamos lá:
1. Minha Luz;
2. Idolatrado como Deus;
3. Poema 17 - Vivo para cumprir uma grande missão. Devo empenhar-me, com todas as minhas forças, na salvação do mundo;
4. Poema 18 - Já passei por muitas atribulações. Houve momentos em que me vi sob águas escaldantes; em outras vezes, sobre tênues camadas de gelo;
5. Luz do Oriente;
6. Minha história;
7. Minha época de descrença;
8. Minha natureza;
9. Relato 23 - Estado de unidade Deus-homem;
10. Relato 162 - Meishu-Sama era praticante de seus Ensinamentos;
11. Relato 163 - "Tudo é Luz";
12. Relato 172 - Sofrimento e alegria daquele que é utilizado por Deus;
Desejo a todos um ótimo estudo e uma excelente preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama.
Muito obrigado!