Culto Mensal de Agradecimento de Novembro dedicado às Almas dos Antepassados
Solo Sagrado de Guarapiranga - 1º de novembro de 2021
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família, messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
É uma grande alegria recebê-los aqui, no Solo Sagrado de Guarapiranga, presencialmente ou pela Izunome.TV para realizarmos este Culto Mensal de Agradecimento dedicado especialmente às Almas dos Antepassados este momento maravilhoso em que homenageamos aqueles que nos antecederam, aos quais manifestamos nossa gratidão e nos confraternizamos...
Hoje, recebemos dois caravanistas vindos da Bolívia e do Canadá.
Estamos também recebendo caravanas de membros das cinco regiões do Brasil: Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste!
Sejam todos bem-vindos!
Hoje é um dia realmente feliz! Conforme Meishu-Sama nos ensina, nesta ocasião as portas do Mundo Espiritual se abrem e mesmo os espíritos dos antepassados que não estão assentados no santuário do Solo Sagrado, recebem a permissão de estar aqui e receber este culto.
Graças à dedicação dos senhores e das senhoras, um número incontável de ancestrais e antepassados tem a permissão de participar desta significativa cerimônia e receber o amor e a gratidão dos descendentes.
Tenho certeza de que, ao término deste culto em que rogamos a Deus e Meishu-Sama por sua salvação e elevação, os antepassados retornarão ao Mundo Espiritual plenos de felicidade e gratidão, em um nível diferente daquele em que se encontravam e com o desejo de se tornarem cada dia mais úteis à Obra Divina, à construção do Paraíso Terrestre.
Oramos igualmente pelos espíritos das pessoas que retornaram ao Mundo Espiritual em decorrência dessa grande purificação coletiva que vem atingindo a humanidade.
Desejamos que, envoltos pela infinita Luz e amor de Deus e Meishu-Sama, possam cumprir com serenidade essa nova etapa no Mundo Espiritual e que os familiares e amigos possam receber conforto, força e coragem para continuarem firmes em sua caminhada.
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "Camadas do Mundo Espiritual", no qual Meishu-Sama afirma:
"O ser humano nasce neste mundo por desígnio de Deus. [...] Enquanto não compreender verdadeiramente essa razão, não há como ele ter um comportamento correto e alcançar a paz interior, além de correr o risco de levar uma vida vazia e ociosa. Então, qual é o propósito de Deus? É fazer deste mundo um mundo ideal, ou melhor, é construir o Paraíso Terrestre. [...] Nesse sentido, a história mundial de até agora não passou da preparação dos alicerces. Deus, concedendo diferentes missões e características a cada pessoa e alternando a vida e a morte, está fazendo evoluir Seu plano em direção ao objetivo almejado."
Vejam só como é misterioso o Plano de Deus! Tudo o que o mundo passou e está passando é uma preparação para a concretização do Paraíso Terrestre.
Nesse sentido, é preciso ler muitas e muitas vezes esse Ensinamento de Meishu-Sama para que seu significado fique gravado em nossa alma e transforme nossa vida.
Quando Meishu-Sama afirma que "a história mundial de até agora não passou de preparação dos alicerces" para construir o Paraíso Terrestre, eu acredito que a história de nossa família e de nossas linhagens também está incluída nessa história mundial mencionada por Meishu-Sama.
Outro dia, ouvimos uma experiência em que uma filha relatou que guardou durante anos uma mágoa do pai já falecido. Durante uma dedicação, aqui no Solo Sagrado, ela conscientizou-se que estava sendo egoísta por se lembrar somente do lado negativo de uma situação vivida, deixando de valorizar os vários momentos bons e felizes que passou ao lado do pai. Assim, libertou-se dessa mágoa e teve a alegria de se reconciliar com o espírito do pai.
Quando ouvi essa experiência, fiquei imaginando o quanto o seu pai deve ter ficado feliz no Mundo Espiritual.
Realmente, quantas e quantas vezes deixamos de viver momentos de alegria e de gratidão por causa do ego, do ga? Quantas vezes ficamos presos a situações ocorridas há anos... a coisas antigas, que já "prescreveram", mas que continuamos remoendo em virtude do apego? Sabemos que precisamos mudar esse sentimento, mas não é fácil....
Puxa vida, é um caso sério, não é?
Não é por acaso que Meishu-Sama nos ensina que o principal objetivo da fé é eliminar o ga e o apego; e que a finalidade maior do aperfeiçoamento no Mundo Espiritual é livrar-se do apego, pois, à medida que ele se reduz, a posição espiritual se eleva, o yukon [que é nossa matriz no Mundo Espiritual] também se eleva, possibilitando que nos tornemos verdadeiramente felizes.
E por que será que o ga e o apego atrapalham nossa elevação espiritual?
Quando estamos apegados a nossas ideias e opiniões, presos ao ga, não conseguimos ser dóceis e obedientes às Leis de Deus, do Mundo Espiritual e muito menos às leis dos homens, às regras sociais. Ou seja, o ga e o apego se tornam uma grande barreira para nossa elevação espiritual e, consequentemente, nos impedem de alcançar a verdadeira felicidade.
Creio que este é um ponto muito importante que precisamos compreender. Se pensarmos bem, não precisamos esperar chegar do lado de lá para treinar o desapego. Podemos começar a treinar desde já com nossa família, por exemplo.
Sejamos mais dóceis, gentis, compreensivos ... Tenho certeza que este já é um grande passo para construirmos o paraíso que começa em nosso lar.
Pois é... Meishu-Sama nos ensina o quê?
Ele nos ensina que, se desejamos ser felizes, devemos fazer feliz o próximo, ser úteis a Deus, dedicar-nos à salvação das pessoas e à construção do Paraíso Terrestre.
A dedicação na Obra Divina está diretamente ligada a todos os aspectos da nossa vida. Por essa razão, se a colocamos em primeiro lugar, tudo o que está relacionado à nossa vida também fica em primeiro lugar.
Ou seja, quando colocamos Deus em primeiro lugar, passamos a respeitar a ordem natural que rege o universo e, como consequência, somos agraciados com saúde, prosperidade e paz.
A experiência de fé que acabamos de ouvir, é um grande exemplo.
Katia relatou que a filha do meio, hoje com 21 anos, nasceu com uma cardiopatia que, apesar de não apresentar risco iminente à sua vida, preocupava a família, pois o avô paterno e oito de seus irmãos faleceram de ataque cardíaco fulminante. Após conhecerem Meishu-Sama e receberem o Ohikari, Katia e o marido passaram a ministrar Johrei à filha diariamente. Observando a estabilidade do quadro da filha, eles decidiram não realizar naquele momento o procedimento sugerido e intensificaram as práticas messiânicas: a ministração de Johrei, a leitura dos Ensinamentos de Meishu-Sama, a dedicação na unidade religiosa e no Solo Sagrado, o donativo de gratidão, o sufrágio dos antepassados.
Dois anos depois, novos exames constataram que a jovem estava livre da cardiopatia, e a alegria tomou conta da família. Ninguém imaginava o novo desafio que estava por vir. Algum tempo depois, sem motivo aparente, a filha desenvolveu um quadro de depressão.
Apesar de não compreender o motivo de tal purificação, Katia e o marido não vacilaram - este é um ponto muito importante - eles intensificaram as dedicações e, pouco tempo depois, descobriram que uma bisavó da Katia sofria de problemas psíquicos e havia cometido suicídio.
Foi então que ela compreendeu a missão dela e da família na salvação dos antepassados. A partir daí, colocando a Obra Divina e a dedicação em primeiro lugar, em pouco tempo, viveu a alegria imensa de ver a filha bem, feliz, com saúde e vontade de viver.
Kátia, parabéns! Desejo que sua família continue firme nas dedicações, sempre colocando a Obra Divina em primeiro lugar!
Puxa vida, que culto maravilhoso! Como estou emocionado e feliz!
Os senhores também estão felizes?
Acredito que nossa alegria e felicidade é um reflexo da alegria dos antepassados.
Este momento mágico que estamos vivendo é fruto do empenho na preparação que os senhores e senhoras fizeram. Realmente, foi uma grande preparação que movimentou a nós e os nossos antepassados, o mundo visível e o invisível, ou seja, todos os habitantes do Céu e da Terra. Parabéns!!!
Agora, unidos aos nossos antepassados, vamos nos preparar para o Culto do Natalício de Meishu-Sama!
Neste dia, iremos celebrar o aniversário do nosso Salvador, da pessoa que foi escolhida por Deus para nos guiar, nos conduzir, nos utilizar na construção do Paraíso Terrestre.
Por isso, precisamos estar imbuídos da mais profunda gratidão e, com sentimento sincero, pensar no que vai lhe trazer mais alegria. Qual presente ele deseja receber de nós?
Eu não sei os senhores, mas eu acredito que o desejo de Meishu-Sama é ver cada um de nós seguindo seus passos, desejando ardentemente a felicidade do próximo e encaminhando as pessoas à dedicação na Obra Divina para servirem na construção do Paraíso Terrestre.
Agora eu pergunto aos senhores: "todos concordam que esse seria um presente que realmente deixaria Meishu-Sama feliz?"
Então, mãos à obra, vamos preparar desde já este presente!
Desejo a todos um... Opa! Esperem um pouquinho!
Estou tão emocionado que já ia me esquecendo...
Os senhores não sentiram que está faltando alguma coisa?
Isso mesmo! Os onze Ensinamentos para estudarmos neste mês e aprofundarmos nossa fé.
Pode ser? Então, vamos lá:
- DOUTRINA DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL;
- RELIGIÃO QUE REVELA DEUS;
- ERA SEMICIVILIZADA;
- UNIDADE DEUS-HOMEM;
- RELIGIÃO PROGRESSISTA;
- FILOSOFIA DA INTUIÇÃO;
- COLABORE COM DEUS;
- POEMA 2: ATÉ QUANDO PERMANECERÃO CONFINADOS NAS TREVAS O CÉU E A TERRA CRIADOS POR DEUS?;
- POEMA 17: VIVO PARA CUMPRIR UMA GRANDE MISSÃO. DEVO EMPENHAR-ME, COM TODAS AS MINHAS FORÇAS, NA SALVAÇÃO DO MUNDO;
- POEMA 32: CULTURA TOTALMENTE LIVRE DE DOENÇA, POBREZA E CONFLITO É, EFETIVAMENTE, A CULTURA DO PARAÍSO;
- POEMA 85: A EDUCAÇÃO QUE FORMA PESSOAS INCAPAZES DE DISTINGUIR O BEM DO MAL ESTÁ BASEADA NA PSEUDOVERDADE.
Bom estudo a todos!
Agora sim! Desejo a todos um excelente mês e uma boa preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama!
Muito obrigado e boa dedicação!
NOV 2021
Palestra do Culto às Almas dos Antepassados
Palavras do Presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal