Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 01 de outubro de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família, messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, que hoje estão presentes aqui no Solo Sagrado ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os pioneiros, os jovens e as crianças estão passando bem?
Hoje, estamos recebendo um representante da família messiânica da Bolívia.
Sejam bem-vindos!
Em outubro, entre outras datas significativas, comemoramos o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a quem agradecemos pela proteção recebida.
Comemoramos também o Dia dos Professores e o Dia das Crianças!
Vamos homenageá-los com uma calorosa salva de palmas!
Gostaria de agradecer também à cantora Júlia Freitas e a todos que dedicaram na preparação do balé e do coral das crianças, da exposição e das demais atividades relacionadas ao culto de hoje.
Gostaria de agradecer também nossos convidados especiais: as princesas; as bailarinas da Companhia Lago do Cisne, de Pindamonhangaba; as solistas Marcela Mori e Carolina Mori; as professoras e coreógrafas Esther Follmann e Renata Silva Ramos; a cantora Julia Freitas, o pianista Adrian Borges; e o Olaf.
Gostaram da apresentação? Então, vamos agradecê-los, mais uma vez, com uma calorosa salva de palmas!
O culto de outubro é sempre uma grande oportunidade para refletir mais profundamente sobre a importância das crianças e da educação.
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "Religião, educação e política", no qual Meishu-Sama afirma:
"o verdadeiro objetivo da educação é formar seres humanos extraordinários.
[...] pessoas que se pautam na justiça e retidão e se esforçam em prol do desenvolvimento do bem-estar social.
Embora a verdadeira educação forme seres humanos que contribuem para a elevação da cultura, a realidade atual nos mostra que até mesmo indivíduos graduados em instituições universitárias cometem crimes e prejudicam a sociedade.
[...] Então, onde está o equívoco da educação?
Ele reside na demasiada importância dada ao materialismo.
Sobre isso, temos dito incansavelmente que, se o materialismo não caminhar com o espiritualismo, não será possível sequer cogitar em atingir o verdadeiro objetivo da educação."
Quando ouvimos a palavra "educação", talvez a imagem mais forte que nos vem à mente seja a de uma educação formal, desenvolvida nas escolas, ensinando matérias como matemática, gramática ou geografia.
Nós sabemos que a educação escolar é imprescindível à formação do ser humano.
Contudo, hoje, gostaria de pensar com os senhores e as senhoras, a educação de forma mais abrangente, conforme Meishu-Sama apresenta neste Ensinamento.
Primeiramente, devemos nos perguntar: como vamos formar pessoas extraordinárias que se pautam na justiça e retidão e se esforçam em prol do desenvolvimento do bem-estar social?
Acredito que, ao pensarmos a respeito dessa educação apropriada à formação do elemento humano extraordinário, o princípio básico é reconhecer que tudo o que há neste mundo é constituído de espírito e matéria e o ser humano não foge a esta realidade.
Por esta razão, creio que nossa atitude com as crianças deve partir de uma visão ampla e profunda, que contempla espírito e matéria.
Será que, quando lidamos com as crianças ou com qualquer pessoa , não estaríamos olhando somente a parte material de sua existência?
No momento em que percebemos um comportamento que precisa ser corrigido, devemos sempre nos lembrar de que a causa fundamental dos problemas se encontra no espírito.
Ao educar um filho, qual é o objetivo dos pais?
É comum que pais e educadores desejem que as crianças cresçam e sejam felizes, realizadas e bem-sucedidas.
Precisamos compreender que a conquista da felicidade, apesar de ser o objetivo final de nossa vida, esta diretamente ligada a prática do altruísmo em prol do bem-estar da sociedade.
Por esse motivo, é tão importante que, desde pequenas, as crianças saboreiem a alegria que nasce da prática do amor altruísta.
Realmente, é como diz o ditado: "Temos de criar os filhos para o mundo"!
Então, pergunto aos senhores e senhoras: para que mundo estamos criando os filhos? Para o Mundo do Dia ou para o Mundo da Noite?
No culto de setembro, falamos sobre a bagagem que precisamos preparar para fazer nossa migração para o Mundo do Dia. Estão lembrados?
E a bagagem das crianças? Como vamos fazer?
As crianças precisam levar uma bagagem apropriada a elas, não é?
Da mesma forma que os Escritos Divinos, a prática do Johrei, o altruísmo e a gratidão são itens essenciais à bagagem dos adultos, eles não podem faltar na mochila das crianças.
Outro dia, um ministro me contou que, durante a palestra do culto, quando ele disse que era muito importante ter o Ohikari na bagagem, uma criancinha disse: "O Shoko também!"
Vejam só, às vezes, pensamos que não, mas as crianças estão atentas a tudo o que falamos e fazemos.
É um caso sério!
Mas é isso mesmo! O Shoko é indispensável na bagagem delas.
E para que as crianças aprendam a preparar a própria bagagem, devemos incentivá-las no dia a dia.
Em casa, por exemplo, vamos ler os Ensinamentos com elas, pedir-lhes Johrei e ajuda em pequenas tarefas.
As crianças gostam de se sentir úteis, de colaborar.
E é fundamental que nós, adultos, valorizemos esse sentimento, incentivando, elogiando e agradecendo seu empenho.
As crianças são curiosas por natureza e estão abertas a assimilar tudo o que é ensinado a elas.
Portanto, é bom sempre nos lembrar que, pelos elos espirituais e pelos exemplos, cada pessoa à sua volta exerce importante influência sobre elas, servindo como referência.
É o que ouvimos, há pouco, nas experiências de fé da professora Edilene Isaquiel Hanashiro e das crianças: Yara, José Guilherme e Laura Gabriela.
Edilene, como messiânica, se empenha em levar para a sala de aula seus aprendizados com os Ensinamentos e práticas messiânicas, ajudando seus alunos na transformação de seus destinos.
Parabéns, Edilene!
Já nossos representantes da turminha do século XXI compartilharam conosco a fé que estão cultivando desde o berço, um grande exemplo de pragmatismo.
Como elas são obedientes e praticam com naturalidade os Ensinamentos de Meishu-Sama!
Parabéns, Yara, José Guilherme e Laura Gabriela! Continuem firmes nas dedicações.
Realmente, em se tratando da formação do elemento humano, os pequenos e contínuos exemplos trazem em si grandes aprendizados e valores.
Sendo assim, há um ponto muito importante que precisamos nos perguntar: será que nossos pensamentos, palavras e atitudes já estão refletindo o sentimento de uma pessoa que verdadeiramente acredita em Deus?
Eu sei que essa é uma colocação um pouco forte, mas sobre a qual precisamos refletir. Isto porque não basta afirmar que Deus existe ou usar o nome de Deus.
Algumas vezes, por exemplo, é comum ouvirmos expressões como:
"Ai meu Deus do céu!";
"Deus lhe pague",
"Vá com Deus" ou "Se Deus quiser"...
Não é mesmo?
Mas, se o sentimento de fé não tomar forma através de nossas atitudes, a palavra Deus pode acabar se tornando mais uma em nosso vocabulário diário.
Por esta razão, acho que um ponto muito importante da educação espiritualista proposta por Meishu-Sama, é ensinar às crianças, desde pequenas, a vivenciar essa relação com Deus e com o mundo invisível.
Precisamos ensinar a elas que o espírito precede a matéria e que para solucionar as dificuldades, precisamos eliminar as nuvens do espírito por meio da prática do Johrei e da soma de méritos.
Nesse momento, a família messiânica está entrando na reta final de preparação para o Culto às Almas dos Antepassados, que é tão aguardado pelo Mundo Espiritual.
Meishu-Sama nos ensina que, quando os descendentes oferecem aos antepassados cultos de sufrágio com todo amor e sinceridade, e se empenham em somar virtudes praticando o bem, trabalhando em benefício da sociedade e ajudando o próximo, recebemos a permissão de acelerar o processo de purificação e de elevação espiritual dos antepassados.
Nesse sentido, cuidar e encaminhar as pessoas para dedicar na Obra Divina é a maneira ensinada por Meishu-Sama para somar méritos e contribuir para com a elevação espiritual dos antepassados, nossos e delas.
O encaminhamento é de suma importância, porque ele envolve salvação e gratidão.
Quando encaminhamos uma pessoa à Obra Divina, ela nunca vem sozinha, encaminhamos também seus antepassados, que, do Mundo Espiritual, desejam ardentemente que seus descendentes encontrem Meishu-Sama e trilhem o caminho da felicidade, participando ativamente da construção do Paraíso Terrestre.
A salvação e gratidão desses ancestrais e antepassados que foram conduzidos a Obra Divina, se tornam méritos espirituais e transformam nossa vida.
É isso mesmo?
Então, já que todos concordam...
#Fica a dica.
Quem deseja uma solução mais rápida para os problemas e purificações já sabe o que fazer.
Basta conduzir as pessoas a Obra Divina ajudando-as a salvar seus ancestrais e antepassados.
Vamos todos ajudar a conduzir as pessoas? Vamos!
Sendo assim, imbuídos do desejo de envolver os antepassados na Luz de Deus e Meishu-Sama, vamos preencher nossos formulários e, ao mesmo tempo, encaminhar, conduzir e auxiliar as pessoas a preencher corretamente o formulário do culto às almas dos antepassados.
Preparamos também um formulário especial para as crianças, nos quais elas poderão relacionar os nomes dos antepassados ou expressar sua gratidão a eles por meio de desenhos e pinturas.
E para reforçar nossa preparação para o Culto às Almas dos Antepassados, gostaria de sugerir mais doze Ensinamentos.
Tudo bem? Pode ser?
Então, vamos lá.
1. Possessão por divindades;
2. Religião antiga e religião atual;
3. Religião e ramificações;
4. Elos espirituais;
5. Vida e morte;
6. Existem fantasmas;
7. Julgamento no Mundo Espiritual;
8. Morte natural e morte antinatural;
9. A advertência dos antepassados;
10. Libertação;
11. A superstição do ateísmo;
12. A origem da corrupção.
Bom estudo a todos!
Antes de encerrar, gostaria de convidar as crianças de todas as idades para apreciarem uma animada apresentação circense na concha acústica, logo após o culto de aniversário de falecimento. Não deixem de assistir.
Ah! Hoje, próximo ao espelho d´água, estamos recebendo dois amiguinhos que vão entregar uma mensagem às crianças.
Amanhã é dia de eleições gerais no Brasil. Estou orando para que tudo transcorra em harmonia, sob a proteção de Deus e Meishu-Sama.
Desejo a todos um mês de outubro muito especial e uma excelente preparação para o Culto às Almas dos Antepassados!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!
OUT 2022
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
- Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
- Editoria: Culto Mensal