Culto de Mensal de Agradecimento de Junho
Sede Central - 1º de junho de 2023
Palavras do Presidente da IMMB
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os pioneiros, os jovens e as crianças estão passando bem?
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela dedicação incansável à Obra Divina. Gostaria também de agradecer aos dedicantes que prepararam esta cerimônia com todo carinho e sinceridade.
Hoje, dando mais um passo decisivo em nossa preparação para o Culto do Paraíso Terrestre, gostaria de falar um pouco sobre seu significado e importância.
Como é do nosso conhecimento, todos os anos, no dia 15 de junho, misteriosamente, ocorre o aumento do elemento fogo no Mundo Espiritual. Ou seja, a cada ano, a Luz de Deus se intensifica, purificando as nuvens e dissolvendo as toxinas acumuladas no espírito e na matéria de todas as existências.
A experiência da Letícia, que ouvimos há pouco, confirma o que Meishu-Sama está afirmando sobre o processo de purificação. Em abril de 2022, ela foi diagnosticada com uma inflamação no colo do útero que, se não fosse tratada, poderia evoluir para um câncer. A notícia a deixou sem chão. Em meio à situação, ela procurou o ministro, que a aconselhou a receber, pelo menos, duas horas de Johrei diariamente e aprofundar a leitura dos Escritos Divinos. Contudo, ela se empenhou ainda mais: peregrinou mensalmente ao Solo Sagrado de Guarapiranga e recebia Johrei até no serviço.
Após a intensificação das práticas messiânicas, em outubro de 2022, não havia mais indícios da inflamação, nem sinal dos miomas e dos pólipos. Diante do milagre, Letícia constatou a veracidade dos Ensinamentos de Meishu-Sama e ganhou ainda mais convicção nas práticas messiânicas. Em dezembro de 2022, encaminhou sua sogra à fé messiânica e, em fevereiro deste ano, recebeu a notícia de que estava grávida. Parabéns, Letícia!
Esta experiência nos faz compreender muito bem a relação entre a intensificação do elemento fogo, as purificações que ocorrem, e a forma como devemos proceder.
Hoje, ouvimos o Ensinamento "O aumento da Luz acelera a purificação", em que Meishu-Sama diz: "É de vital importância compreender que aquilo que denominamos doença é um processo da Natureza para restaurar o equilíbrio rítmico a que chamamos saúde e que está associado à eliminação das nuvens acumuladas no corpo espiritual."
Isso é muito importante para nossa vida, pois ficamos mais tranquilos sabendo que a doença é o processo de eliminação das nuvens e toxinas herdadas, ingeridas ou geradas que precisam ser expelidas de nosso corpo para não prejudicar o organismo.
O mal-estar e a dor que constituem os sintomas das doenças fazem parte de um quadro desagradável; porém, são necessários ao processo de eliminação.
Realmente, é como Meishu-Sama pontua: "À medida que a Era da Luz avança e a intensidade da Luz aumenta, a purificação tornar-se-á proporcionalmente mais severa."
Não podemos esquecer, de forma alguma, a relação que existe entre o aumento da Luz e o da purificação...
Ao mesmo tempo que Meishu-Sama nos alerta para o fato de que as purificações ficarão mais rigorosas, ele nos ensinou o caminho para atenuar a severidade das purificações. Como é bom saber disso!
A elevação da energia vibratória por meio do Johrei e dos sagrados cultos atenuará essa severidade mediante a progressiva dissipação das nuvens espirituais, preparando o indivíduo para o recebimento de Luz mais intensa, sem que tenha que sofrer uma purificação repentina ou excessivamente severa.
Hoje, tal qual ouvimos no Ensinamento, podemos confirmar que: uma crescente purificação pode ser observada em todos os setores, e ela se tornará cada vez mais severa na Nova Era que se aproxima.
Conforme Meishu-Sama nos ensina: "a Luz será intensa e direta como os raios do Sol a pino. [...] Tudo o que for falso, perverso e impuro aflorará à superfície e será eliminado. Haverá maior número de enfermidades, calamidades naturais, acidentes e crises financeiras."
Atualmente, observando os acontecimentos à nossa volta, acredito que todos nós podemos confirmar a severidade desse processo de purificação.
Meishu-Sama também reitera que esta purificação geral do planeta é o que o Juízo Final significa. E que, gradualmente, veremos que ele se tornará uma realidade.
Meishu-Sama diz que é o fim do Mundo do Mal. Todo mundo entenderá que não pode mais praticar o mal e terá força para praticar o bem.
Esse momento está vindo para cada um e, gradativamente, cada indivíduo está tomando a decisão de praticar o bem, de dedicar na construção do Paraíso Terrestre.
Aqueles que já se tiverem libertado suficientemente de suas impurezas estarão mais aptos a se adaptar à intensidade dessa Luz direta.
Acredito que esse ensinamento traz para todos nós uma profunda reflexão. Quando o leio, fico pensativo, na verdade, quase apavorado: será que estou conseguindo eliminar suficientemente as nuvens espirituais que eu já tinha e que precisam ser purificadas? E não é só isso: será que estou diminuindo o acúmulo de nuvens espirituais geradas por pensamentos, palavras e ações? Será que eu já compreendi que o objetivo verdadeiro das práticas messiânicas é elevar minha vibração espiritual, a fim de me adaptar à intensidade dessa Luz direta?
Trata-se de uma importante reflexão que devemos sempre realizar.
Será que estou realmente sendo útil à Obra de Deus e Meishu-Sama por meio da prática do Johrei, do donativo de gratidão e do encaminhamento de pessoas?
Na verdade, não basta compreender a importância dessas práticas: precisamos intensificá-las em nosso cotidiano. São as práticas messiânicas que vão proporcionar nossa adaptação à luz da Era do Dia.
Conforme Meishu-Sama declarou: O importante, na verdade, é compreendermos que as dificuldades, as atribulações, as purificações significam que o Plano de Deus está se realizando. Por outro lado, para aqueles que possuem pouca ou nenhuma compreensão espiritual, não se conseguirá perceber o Plano de Deus de construção do Paraíso Terrestre, que é o que na verdade essas atribulações significam.
No próximo dia 15 de junho, celebraremos os 70 anos do nascimento do Paraíso na Terra. Fato esse anunciado por Meishu-Sama em 15 de junho de 1953, por ocasião da inauguração do Solo Sagrado de Hakone, a Terra Divina. Não consigo nem mensurar a alegria de Meishu-Sama em poder revelar este fato Divino, aguardado pela humanidade há milhares de anos.
Realmente, a humanidade veio esperando o Paraíso chegar. É isso mesmo? Os senhores e as senhoras estão esperando o Paraíso chegar ou estão construindo-o? Este é um ponto muito importante! Ter o pensamento e a atitude de "Eu vou construir o Paraíso Terrestre! ou de "Vou ficar esperando ele chegar. Quando chegar, participo dele.", são coisas totalmente diferentes!
Parecem a mesma coisa, mas talvez não seja. Por isso, Meishu-Sama afirmava que recebeu de Deus a incumbência, a sabedoria e a força necessárias para iniciar a Construção do Paraíso Terrestre e que, sua função é como a de um mestre-de-obras.
Hoje, realizando o Culto Mensal de Agradecimento da Sede Central, nós nos aproximamos ainda mais da celebração do Culto do Paraíso Terrestre.
Desejo que, aproveitando ao máximo os próximos dias, os senhores e as senhoras façam suas reflexões e intensifiquem as práticas messiânicas, envolvendo familiares, amigos e conhecidos.
E para que possamos fortalecer nossa preparação, gostaria de sugerir mais cinco Ensinamentos para nosso estudo. Pode ser?
1. Poema 43 - O ato que eu realizo sob o nome de Johrei constitui aquilo a que se dá o nome de batismo pelo fogo;
2. O JOHREI É TRATAMENTO CIENTÍFICO (1);
3. O JOHREI É TRATAMENTO CIENTÍFICO (2);
4. O PARAÍSO É O MUNDO DA ARTE;
5. A RESPEITO DO PARAÍSO TERRESTRE;
Desejo a todos um ótimo estudo e uma excelente preparação.
E, no próximo dia 11 de junho, vamos nos reunir no Solo Sagrado de Guarapiranga agradecer a Deus e a Meishu-Sama e, juntos, celebrar o Culto do Paraíso Terrestre. Vamos?
Muito obrigado!
JUN 2023
Palestra do Culto Mensal de Agradecimento
Palavras do Presidente da IMMB - junho 2023
- Por: Gabinete da Presidência
- Editoria: Culto Mensal