Creio que as funções orgânicas mais importantes para a vida do ser humano são desempenhadas pelo coração, pulmões e estômago. Como sempre venho expondo, tais funções são constituídas pelos três elementos principais: fogo, água e terra. [...]
[...] Esses três elementos trabalham em conjunto, constituindo a natureza de tudo o que existe no Universo. [...]
Para dissolver as toxinas solidificadas, que são a origem de todas as doenças, necessita-se de calor. A dissolução é a primeira atividade do processo de purificação e é interpretado como um sintoma da doença. A febre alta que surge nessa ocasião é devido à necessidade de calor em grande quantidade para dissolver as toxinas e, para absorvê-lo, a pulsação da pessoa torna-se acelerada. [...] Da mesma maneira, a respiração se acelera para estimular a atividade do coração e evitar o ressecamento do corpo. Por esse motivo, os pulmões absorvem o elemento água em grande quantidade.
A origem do elemento fogo é a energia irradiada pelo Sol; a do elemento água, pela Lua; a do elemento terra, pelo planeta Terra. [...]
Uma vez que o corpo humano é formado pelos elementos fogo, água e terra, o mais coerente é que o método de erradicação das doenças seja baseado na força do trabalho conjunto desses três elementos. Isso constitui o princípio do Johrei da nossa religião, o qual explicarei agora.
O Johrei provém do Poder de Deus [...]. Este poder é a Luz transmitida por [Deus], uma luz espiritual, invisível aos olhos humanos. Já a luz visível, como a do Sol, a das lâmpadas, a do fogo etc., é o "corpo" da luz.
A natureza da luz é resultante da combinação do fogo e da água, ou seja, é formada pelos elementos fogo e água. E a força da Luz será mais intensa quanto maior for a quantidade do elemento fogo. Todavia, a força da luz constituída apenas por esses dois elementos ainda é insuficiente, tornando-se necessário o elemento terra. Com a adição deste, ocorre a manifestação plena da força da Luz proveniente do trabalho conjunto dos três elementos, que se torna um poder de cura extraordinário. As ondas dessa Luz atravessam o corpo, extinguindo as impurezas do espírito, e isso se reflete no corpo físico na forma de cura.
Na prática, como se faz isso? De acordo com o que sempre explico, guarda-se no peito uma folha de papel dobrada em que está escrita a letra hikari, ou seja, Luz. Quando eu escrevo essa letra, a energia das ondas de Luz é transmitida por intermédio do meu braço para o pincel e deste para o papel, ficando impregnada de forma concentrada nesta letra (como é algo difícil de explicar, por ora, vou usar o termo "concentrada").
Assim, a palavra hikari está ligada por elos espirituais com a fonte da Luz, situada dentro do meu corpo, que fornece ondas de Luz incessantemente. É claro que a atividade do elo espiritual que me liga a [Deus] ocorre de maneira idêntica, e Dele me são transmitidas, ilimitadamente, as ondas de Luz para a salvação da humanidade.
Sendo assim, uma vez que o corpo humano é formado pelos elementos fogo, água e terra, podemos afirmar que o método de cura das doenças baseado na força desses três elementos constitui a própria Verdade. É evidente, portanto, que se consiga manifestar um poder de cura jamais visto antes. Apesar da explicação deste princípio ser extremamente difícil, acredito que os leitores tenham conseguido entender esse conceito até certo ponto.
Por Meishu-Sama, em 6 de agosto de 1949
Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3
MAI 2023
Ensinamento do Culto Mensal de Agradecimento dedicado aos Pioneiros
OS TRÊS ÓRGÃOS INTERNOS E O JOHREI
- Por: Meishu-Sama
- Editoria: Culto Mensal