Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Ouça o áudio:

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga – 5 de outubro de 2025
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de Outubro, dedicado aos Educadores e às Crianças!
Hoje, devido aos serviços de manutenção que estamos realizando aqui no Solo Sagrado, especialmente no templo, o culto deste mês está sendo celebrado sem a participação presencial do público, que nos assiste através da Izunome.TV no Brasil e nos mais diversos países!
Todos estão passando bem? Vou perguntar novamente: todos estão passando bem?
Agora, sim! Consegui ouvir os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças dizer: “Graças a Deus e a Meishu-Sama!”
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Em outubro, comemoramos o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Dia dos Professores e o Dia das Crianças!
Vamos homenageá-los com uma calorosa salva de palmas! Muito obrigado!
Hoje, no ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada por duas pioneiras:
Ministra Cizeny de Abreu Vicente e
ministra Maria Amália Ribeiro Almeida;
e quatro missionários:
Vicenzo Akihiro Taniguti;
Heloísa dos Santos da Silva;
Jhonatan Francisco Medeiros; e
Lara dos Santos Machado.
Parabéns pela dedicação!
Quero parabenizar também a todos que se empenharam na preparação deste culto.
Vocês assistiram aos vídeos das apresentações do coral infantil, cantaram e dançaram com eles? Gostaram da Cerimônia do Chá e da Ikebana Kids?
Foi realmente maravilhoso! Mais uma vez, parabéns!
Quero parabenizar também a todos que se empenharam na preparação das atividades dedicadas às crianças nas unidades religiosas. Nosso desejo é que, ao longo do dia, educadores, crianças, jovens e familiares interajam e participem juntos desse grande movimento de Luz.
Serão realizadas também outorgas de Shoko, a Medalha de Proteção para Crianças. Assim, elas poderão começar a sentir a grande alegria de servir como instrumentos de Deus e Meishu-Sama, canalizando a Luz Divina à família, aos amiguinhos, aos bichinhos e às plantinhas.
Vocês não imaginam minha felicidade ao ouvir as experiências de fé relatadas pelas crianças! Isso é muito gratificante e nos traz muita esperança no futuro, pois a criança que, desde pequenina, sente e reconhece a existência de Deus e do Mundo Espiritual, e entende o que é o processo de purificação, com certeza, alcançará o que Meishu-Sama chamou de anshin ryumei, ou seja, paz interior para lidar com qualquer situação.
Não sei se os senhores se lembram; mas no ano passado, falamos sobre a importância do upgrade na educação das crianças, com o objetivo de prepará-las para viverem a Era do Dia.
Hoje, gostaria de reafirmar a importância desse upgrade espiritual tanto para nós, adultos, quanto para as crianças.
Há pouco, ouvimos o Ensinamento “Aperfeiçoe-se constantemente”, no qual Meishu-Sama afirma: “O ser humano deve sempre buscar desenvolver-se e aperfeiçoar-se, sobretudo aqueles que possuem fé.”
Mais adiante, Meishu-Sama explica: "Uma vez que tudo na Natureza está em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, o ser humano deve aprender com ela. Esta é a Verdade.".
Essa dinâmica de desenvolvimento e aperfeiçoamento que observamos na Grande Natureza se aplica também ao ser humano e é o que chamamos de upgrade.
Realmente, o upgrade é importantíssimo. Principalmente, na formação e desenvolvimento das crianças.
Ao longo desse processo, é imprescindível que nós, os adultos que temos a responsabilidade de educá-las e conduzi-las ao caminho da felicidade, façamos o upgrade de nosso espírito e de nossa personalidade.
Meishu-Sama nos ensina que os elos espirituais entre pais, filhos e familiares são extremamente fortes. Contudo, as crianças recebem também influência de outras pessoas. Por exemplo: dos educadores, dos amigos, dos líderes da sociedade, dos artistas e dos produtores de conteúdo, principalmente, daqueles que elas mais admiram e têm como ídolos.
Dito isso, podemos afirmar que nós, adultos, temos grande responsabilidade na educação e formação das crianças.
Já perceberam o quanto as crianças nos observam? Olha, a marcação é cerrada, hein! Elas estão de olho em nós o tempo todo.
O bom dessa história é que, se, ao nos observarem, perceberem que somos felizes por nos dedicarmos à construção do Paraíso Terrestre, por cuidarmos de nossos ancestrais e antepassados, e por praticarmos o altruísmo, as crianças sentirão o desejo de fazer o mesmo e copiarão nossos atos.
Por essa razão, o exemplo dos adultos é fundamental para inspirar e orientar a formação das crianças, influenciando diretamente seus valores, atitudes, e o desejo de construir um mundo melhor.
Além de servir de exemplo, nós, adultos, precisamos ajudar as crianças a viverem e praticarem a fé de maneira natural e espontânea, reconhecendo-as como grandes instrumentos da Obra Divina.
Nesse sentido, primeiramente, precisamos nos lembrar que, desde o nascimento, todos nós trazemos nuvens espirituais e toxinas em nossas bagagens.
Por esse motivo, é fundamental que os pais ministrem Johrei às crianças desde a gestação, após o nascimento e ao longo da vida.
A experiência da família Silva confirma o quanto são importantes a vivência da fé em família e o conhecimento e a compreensão das Leis Divinas e do processo de purificação.
Graças ao empenho de todos na ministração do Johrei, nas orações e nas dedicações, o pequeno Emanuel ultrapassou a purificação sem dor, sem sofrimento.
Parabéns, família Silva e todas as pessoas que dedicaram e fizeram parte desse grande milagre! Continuem firmes em suas dedicações! E sempre compartilhem com as crianças as graças e os milagres que a família já recebeu de Deus e Meishu-Sama.
Essa também é uma importante maneira de ajudar as crianças a reconhecerem a existência do Mundo Espiritual em suas vidas, o que é fundamental para que todo seu potencial possa ser vivificado.
Portanto, além dos cuidados com a vida material como alimentação, vestimentas, moradia e estudo, os pais devem ajudar as crianças a trilharem um caminho de evolução espiritual, que inclui o respeito, o amor, a bondade, entre outros bons valores. Enfim, prepará-las para cumprirem sua missão de concretizar o Paraíso na Terra.
Em suma, como messiânicos, nossa missão é ajudar, não só as crianças, mas a todas as pessoas a compreenderem a existência de Deus e do Mundo Espiritual. Ou seja, ajudar as pessoas a praticarem a fé e aprenderem tudo o que elas necessitam para cumprirem sua missão e serem verdadeiramente felizes. Isso é o que chamamos de acompanhar e cuidar de pessoas.
No culto mensal de setembro, falamos sobre a importância de fortalecermos nossa musculatura espiritual, ou seja, nossa força interior, a vontade de crescer e de superar os desafios, cultivando sempre o espírito de busca e o sentimento de gratidão.
Precisamos estar com nossa musculatura espiritual fortalecida para buscarmos, a todo instante, agradecer e evoluir... Agradecer e evoluir... Em outras palavras, agradecer e evoluir constantemente é o movimento, o ritmo da Era do Dia.
Para entrarmos nesse ritmo, Meishu-Sama nos legou as práticas messiânicas, através das quais recebemos a Luz de Deus, que purifica e fortalece nosso espírito.
Eu sei que todos já sabem; mas, vamos relembrar, mais uma vez, quais são as práticas messiânicas?
Temos a ministração e o recebimento de Johrei; a leitura dos Ensinamentos; o encaminhamento de pessoas; o donativo de gratidão; a participação nos cultos; a Agricultura e Alimentação natural; a apreciação do Belo.
Vocês gostam das práticas messiânicas? Gostam?
As práticas messiânicas são importantes para a nossa vida?
Mas pergunto aos senhores: será que Meishu-Sama deixou as práticas messiânicas somente para nosso benefício?
Tenho certeza que não. Eu creio que Meishu-Sama deseja que essas práticas sejam compartilhadas com o maior número de pessoas e nos encarregou de ajudá-las a praticarem a fé messiânica.
Este é um ponto importantíssimo. Vou repetir: precisamos ajudar as pessoas a praticarem a fé messiânica. Essa ação em si encerra o significado da missão do ser humano, que é construir o Paraíso Terrestre. Ou seja, vamos praticar o altruísmo, ajudando as pessoas a construírem o Paraíso Terrestre.
Hoje, refletimos sobre a importância da educação espiritual das crianças e o papel dos adultos e das práticas messiânicas nesse processo.
Outro ponto importante, que também faz parte dessa educação espiritual, é a compreensão de nossa relação com os ancestrais e antepassados.
Sendo assim, neste momento em que nos aproximamos do Culto às Almas do Antepassados, vamos ajudar as crianças e os recém-chegados à família messiânica a compreenderem o significado deste culto e a se prepararem com toda gratidão e carinho.
E para aprofundar nossa compreensão e preparação para o Culto às Almas dos Antepassados, gostaria de sugerir sete Ensinamentos. Pode ser? Então, vamos lá:
1. Prefácio do livro Histórias sobre o Mundo Espiritual;
2. Mistério do Mundo Espiritual;
3. Camadas do Mundo Espiritual;
4. A advertência dos antepassados;
5. A educação precoce é prejudicial;
6. É possível mudar o destino livremente;
7. Equilíbrio e moderação.
Bom estudo e boa preparação!
Crianças, aproveitem as atividades que foram preparadas especialmente para vocês.
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz e gratidão no coração.
Um excelente mês e boa missão!
Muito obrigado!