Culto Mensal

Palestra do Culto Mensal

Culto Mensal de Agradecimento

Saudação do Presidente em exercício da IMMB - Rev. Roberto Massao Tateyama

Imagem de capa do post.

Culto Mensal de Agradecimento – Julho
Solo Sagrado de Guarapiranga - 6 de julho de 2025
Saudação do Presidente em exercício da IMMB
Rev. Roberto Massao Tateyama

 

Bom-dia!

Estão passando bem?

Os que estão participando conosco pela Izunome.TV, também estão passando bem?

Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de Julho!

Parabéns também a todos que dedicaram na preparação deste culto!

Hoje, estamos recebendo caravanistas de várias partes do Brasil e 11 representantes da família messiânica de Angola, Bélgica e Estados Unidos. Queiram levantar-se, por favor.

Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!

Há pouco, no ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada pelos ministros beneméritos: José Aparecido Massaroto e Marinalva Valentim de Assunção Pereira; e pelos missionários: Rafael da Silva Mindicelo, Marcela Sayuri Hashimoto Abiko; Augusto Henrique Soares Leite e Helena Noswitz Plates.

Parabéns pela dedicação!

Primeiramente, em nome de nosso presidente, Rev. Marco Antonio Baptista Resende, que está em peregrinação aos Solos Sagrados do Japão, agradeço o empenho de todos no servir à Obra Divina.

No último dia 15 de junho, realizamos o Culto do Paraíso Terrestre. Hoje, eu gostaria de relembrar alguns pontos da orientação de nosso presidente.

Ele destacou que o culto deste ano foi ainda mais especial, pois estamos celebrando os setenta anos do início da difusão de nossa Igreja no Brasil.

Como podemos perceber, nosso presidente vem enfatizando, incansavelmente, as palavras de Meishu-Sama sobre a importância da dedicação na Obra Divina, do recebimento e ministração de Johrei bem como das práticas messiânicas como formas de expressar nossa gratidão a Deus, eliminar as nuvens do espírito e alcançar a verdadeira felicidade por meio da prática do altruísmo.

No dia 15 de junho, mais uma vez, ele nos fez recordar que o ser humano é a obra-prima da Criação e que, mesmo que estejamos precisando passar por alguma restauração, Deus e Meishu-Sama desejam nos utilizar e contam conosco para concretizar o Paraíso na Terra.

E é justamente sobre esse ponto que eu gostaria de aprofundar com os senhores.

Tanto no ensinamento “A construção do Mundo de Miroku”, que ouvimos no mês passado, quanto no de hoje, “O que é a Igreja Messiânica Mundial”, Meishu-Sama compara a construção do Paraíso Terrestre à construção de uma nova casa ou edifício. 
O interessante é que, no primeiro ensinamento, Meishu-Sama diz: “Entre os materiais usados, aqueles que forem úteis para a nova construção serão selecionados e reutilizados, após serem lavados, purificados, lixados e remodelados.”

No Ensinamento de hoje, Meishu-Sama esclarece como se dará essa seleção: “Seria uma felicidade se o Paraíso Terrestre pudesse ser estabelecido sem que nada precisasse ser mudado. Contudo, [...] é como na construção de uma nova casa, quando se fazem necessárias a demolição da casa velha e a limpeza do terreno. Naturalmente, existirão muitas coisas úteis da casa velha que serão poupadas. Evidentemente, esta seleção será feita por Deus. Portanto, para que o ser humano seja preservado, é necessário que ele se torne útil para o novo mundo. Dessa forma, poderá ultrapassar facilmente a grande fase de mudança, e isso significa ser aprovado no exame divino. [...]

As qualificações para ultrapassar essa fase de grande transição do mundo são: 
1) ser saudável, livre de doenças; 
2) estar liberto dos sofrimentos da pobreza; 
3) amar a paz e ter aversão ao conflito.

Ou seja, ser uma pessoa capaz de viver em um mundo isento de doença, pobreza e conflito.”

Em outras palavras, Meishu-Sama está afirmando que, para ultrapassar a grande transição do mundo precisamos de três qualificações. Nesse sentido, é muito importante lembrar que “qualificação” é algo que temos de conquistar, aprender.

Portanto, podemos considerar que, para ultrapassar a grande transição, é necessário: aprender a cultivar a saúde; aprender a ser prósperos e aprender a amar a paz e saber evitar o conflito.

E como faremos isso?

Precisamos colocar em prática o que Meishu-Sama nos ensina sobre cada qualificação.

Para promover a saúde, precisamos purificar as nuvens espirituais, eliminar as toxinas do corpo e não acumular mais nuvens e toxinas, cultivando pensamentos e atitudes concordes com a Vontade de Deus, consumindo alimentos ricos em energia espiritual e permitindo que os processos de purificação transcorram naturalmente, sem o uso de medicamentos e outros procedimentos que os interrompam.

Por exemplo, na prática, o que podemos fazer para melhorar a saúde no que diz respeito à alimentação? Além de nos empenhar para consumir alimentos naturais, livres de adubos, agrotóxicos e aditivos químicos, precisamos ficar atentos à quantidade de alimentos que consumimos. Nas refeições, é importante sair da mesa com gostinho de quero mais. Ou seja, é bom parar antes de ficarmos completamente satisfeitos.

Para nos libertar do sofrimento da pobreza, precisamos purificar as nuvens espirituais, viver com gratidão, ter saúde, não nos endividar e investir nosso tempo, amor e dinheiro em prol da construção do Paraíso Terrestre e tudo o que essa construção envolve.
Se nos perguntarem: “Você quer ser feliz ou ter razão?”

Qual será a nossa resposta?

Eu acredito que todos queremos ser felizes, não é?

Portanto, para amarmos a paz e eliminarmos o conflito, é fundamental purificar as nuvens espirituais, viver com gratidão, ter saúde, ser mais gentis, pacientes, altruístas. Enfim, é preciso aprender a não manifestar o ga, o ego.

Perceberam que tudo começa pela purificação das nuvens espirituais?

E qual era mesmo o método mais simples e infalível para eliminar as nuvens do espírito?

O Johrei, não é?

E se for recebido na Igreja, no taka amahara, melhor ainda.

A experiência de fé da Tainá é uma grande evidência do quanto o recebimento intensivo de Johrei e a dedicação na igreja fazem a diferença.

Ao receber o diagnóstico de LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, que é uma doença autoimune crônica e complexa, Tainá tomou a decisão de fazer um esforço máximo de dedicação durante 30 dias na igreja e ministrou e recebeu muito Johrei.

Chamou minha atenção a atitude da família – esposo, pais, irmão, tios e primos –, que tomou a decisão de fazer reunião de Johrei em seu lar, uma vez por semana, das 9 às 19 horas, permitindo que ela recebesse ainda mais Johrei. Por isso é tão importante a família ser messiânica, ser praticante de Johrei.

Parabéns, Tainá! Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Parabéns a toda a família. Continuem firmes na dedicação.
(Tainá está acompanhada do esposo (Thomas), da mãe (Min. Roseli), da tia e dos primos.)

Realmente, tudo começa pelo Johrei. Sem o Johrei, dificilmente teremos força, coragem e sabedoria para colocar em prática o que Meishu-Sama nos ensina para obtermos as qualificações para ultrapassar essa fase de grande transição do mundo e vivermos de acordo com a Era do Dia.

Falando em Era do Dia, percebemos que o tempo está passando cada vez mais rápido. Parece que foi ontem que celebramos a chegada de 2025 e, hoje, estamos iniciando o segundo semestre deste ano tão especial. Os senhores sentem que ele está sendo especial?

Eu acredito que para este ano ser realmente especial e se tornar um marco em nossas vidas, somos nós que precisamos fazer algo diferente, extraordinário.

Vamos começar pelo desafio que o presidente nos propôs de receber, no mínimo, uma hora de Johrei diariamente, até o Culto do Natalício de Meishu-Sama e, de preferência, na igreja, onde a atuação de Deus é muito forte.

Lembrando que, se estiver purificando, é importante receber muito mais tempo de Johrei.

É assim que vamos ganhar força para superar as purificações.

Daqui até o final do ano, vamos nos empenhar nas práticas messiânicas de forma especial! 

Pode ser? Vamos fazer isso?

Que bom!

E para ganharmos ainda mais força e sabedoria, gostaria de sugerir os sete Ensinamentos para o estudo deste mês. Tudo bem? São eles:

1.O devotamento na ministração do Johrei;
2. A verdadeira paz interior;
3. Graças recebidas nesta vida;
4. A ciência da nutrição;
5. Alimentação e nutrientes;
6. A verdadeira saúde e a saúde aparente;
7. Meu método de saúde.

Bom estudo!

Desejo a todos um bom retorno a seus lares e uma boa missão!

Muito obrigado!

Acessos rápidos