Comunicação

São Bernardo do Campo-SP oficializa o Dia do Johrei em sessão solene

Notícia

Por: Amanda Caroline Cuba

No dia 28 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo-SP viveu um momento histórico com a realização da sessão solene em comemoração ao Dia do Johrei, que passa a integrar o calendário oficial do município.

 

A cerimônia, proposta pelo vereador Estevão Camolesi, por meio da Resolução nº 3.515, de 20 de março de 2025, reuniu autoridades civis, missionários e fiéis da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB), celebrando décadas de difusão da prática do Johrei na cidade. Cerca de 350 pessoas participaram do evento, incluindo os integrantes do conecta Johvem regional, que representaram as igrejas de Santos, São Vicente e São Bernardo. A partir de agora, todo dia 28 de setembro será dedicado à celebração do Dia do Johrei em São Bernardo do Campo. 

  

Após a formação da mesa de honra – composta pelo vereador proponente, pelo reverendo Luís Fernando de Freitas Prieto, pelas ministras Assumpta dos Santos Nagase e Mara Paula Graciane Dantas Dalle Molle, e pelo ministro Mauro César Rodrigues – foi feita a saudação inicial, seguida da leitura oficial do ato que institui o Dia do Johrei no município. Em sequência, foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da cidade de São Bernardo do Campo, e apresentado um vídeo sobre a história da difusão messiânica na cidade, marcando oficialmente a abertura dos trabalhos. 

  

O vereador Estevão Camolesi foi o primeiro a se pronunciar. Ele explicou a motivação de seu projeto de lei e destacou a contribuição da fé messiânica para a sociedade: “Num mundo de quase 9 bilhões de habitantes espalhados pela Terra, precisamos de mais mãos levantadas e pensamentos aos céus. Eu calculo que foi isso que Meishu-Sama imaginou. Ele começou naquela condição pequena, mas que veio do Oriente para cá. E hoje estamos todos aqui, felizes e alegres, sabendo dos desafios cotidianos, mas confiantes de que uma mão levantada e um pensamento de luz podem fazer a diferença.” 

  

Representando a Igreja Messiânica Mundial do Brasil, o reverendo Luís Fernando de Freitas Prieto agradeceu o reconhecimento da Câmara e ressaltou o significado da data: “Tenho certeza de que esta data, a partir de hoje, irá ecoar com muita alegria e gratidão em nossos corações messiânicos e cremos que resplandecerá positivamente para todos os cidadãos de São Bernardo do Campo e região.” Durante sua fala, foi exibido um vídeo que explicou o princípio do Johrei e, em seguida, o reverendo ministrou Johrei coletivo a todos os participantes. 

  

O espaço foi aberto para homenagens, e a sessão contou com a interpretação musical do hino “Luz do Oriente”, pela jovem Caroline Gumercindo Brandão, emocionando os presentes e reforçando o clima de espiritualidade e união. 

  

Ao final, houve um momento de agradecimento por parte dos organizadores e da comunidade presente. A sessão foi encerrada em clima de alegria, confraternização e profundo sentimento de gratidão a Deus e a Meishu-Sama. 

  

Complementando a programação, foi inaugurada a Exposição de Ikebana no hall da Câmara Municipal, em alusão ao mês do Belo, refletindo a espiritualidade em forma de arte. 

  

A oficialização do Dia do Johrei em São Bernardo do Campo representa um marco histórico, não apenas para os fiéis messiânicos da cidade, mas também para toda a sociedade, que passa a reconhecer uma prática espiritual voltada à saúde, à paz e à construção de um mundo mais harmonioso. 

 

Acessos rápidos