Comunicação

Encontro Nacional da Secretaria Johvem é marcado por planejamento para 2026

Notícia

Por: Layara Miranda de Campos

Entre os dias 15 e 17 de agosto de 2025, ocorreu na Sede Central da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) e no Solo Sagrado de Guarapiranga, o Encontro Nacional da Secretaria Johvem, reunindo 64 participantes entre ministros, assessores de jovens, coordenadores de formação e grupos de estudo vindos de diversas regiões do país.

O objetivo do encontro foi o de incentivar a troca de experiências entre os jovens, avaliar as atividades do Plano de Ação e Formação 2025, avançar na elaboração do Plano de Ação e Formação 2026 e fortalecer a missão dos jovens na Obra Divina.

A abertura, na Sede Central, contou com as boas-vindas do ministro Gláucio Santos, representante do grupo de estudo da Secretaria Johvem.

Na ocasião, esteve presente o presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende, que fez uma palestra inspiradora sobre a importância da missão dos jovens na expansão da Obra Divina. Em sua fala, destacou que cada momento deve ser vivido com dedicação plena, seja no trabalho, nos estudos, na família ou na prática da fé. Ressaltou, ainda, a importância de renovar constantemente a própria fé, para que ela permaneça viva e atuante, a fim de que ela não se enfraqueça com o tempo. Também incentivou os participantes a se tornarem verdadeiros influenciadores do bem.

No Solo Sagrado, entre as atividades desenvolvidas, participaram dos cultos matinais e vesperais, fizeram a prática intensiva de Johrei, participaram de grupos de estudo para programas voltados a jovens de 12 a 25 anos, de debates sobre o planejamento para o próximo ano, apreciaram as caligrafias de Meishu-Sama da Exposição “Meishu-Sama Vida e Obra”, no Centro Cultural, e tiveram momentos de convivência para troca de experiências.

O encontro teve a coordenação do ministro José Jorge Prazeres Bulhões, gestor da Secretaria Johvem, e contou com a participação de algumas pessoas que compartilharam suas experiências nesses três dias de aprimoramento.

Experiências compartilhadas:

Eduarda de Macedo da Silva Oliveira – Coordenadora de Formação – Grupo Copacabana – RJ.

Iniciei o aprimoramento mais calada, purificando com muita ansiedade e estresse causados pelos acontecimentos da semana. Na sexta-feira, cheguei a sentir dor de cabeça e enjoo, mas, após receber Johrei, vomitei e já me senti bem melhor. No dia seguinte, acordei renovada, embora ainda com um resquício da ansiedade. Conforme fui trocando ideias e recebendo Johrei, fui melhorando. Voltei para casa mais leve e com uma visão muito mais clara em relação ao motivo que havia me deixado aflita — já sabendo como lidar com a situação.

 

Luiz Henrique Aurelio Coleti – Coordenador de Formação – Grupo Curitiba – PR.

Uma amiga fez o objetivo de receber Johrei por quatro horas no sábado e, ao completar esse período — um pouco antes da meia-noite — uma dor que a havia incomodado durante todo o dia passou completamente.

 

O aprimoramento foi marcado por vivências e atividades conduzidas com entusiasmo e profundo espírito de servir. Esses momentos despertaram nos participantes o desejo de viver a fé messiânica de forma alegre, prática e transformadora, renovando o compromisso com a expansão da Obra Divina e com a construção do Paraíso Terrestre.

 

Acessos rápidos