Escritos Divinos

Ensinamento do dia

Ter ou não ter sinceridade (Makoto)

Gostaria de escrever sobre um método simples para saber se a pessoa tem ou não sinceridade (makoto): quem a possui, respeita e honra, sobretudo, seus compromissos.

As pessoas em geral não pensam que cumpri-los ou não seja importante. Na realidade, porém, não deveriam proceder dessa maneira, pois o fato de não honrá-los, significa enganar o próximo, e isso constitui uma espécie de pecado. Entre os compromissos, o mais negligenciado é o que se refere ao horário. Pensemos no que ocorre, quando não somos pontuais.

Uma vez que a pessoa nos espera contando com nossa presença, o aborrecimento e a impaciência causam-lhe um grande sofrimento. Assim como bem demonstra o provérbio: "Pior do que ser esperado é esperar os outros", é necessário levar em consideração o estado de espírito daquele que aguarda.

Quem não pensa dessa forma, é porque não possui sinceridade, makoto, e isso acaba anulando as demais qualidades. Por conseguinte, como fiéis de Deus, não negligenciem o cumprimento dos compromissos e respeitem os horários. Se não conseguirem agir dessa maneira, serão reprovados na fé.

Senhores fiéis, gravem isso no fundo do coração e jamais se esqueçam disso!

Por Meishu-Sama - Coletânea Alicerce do Paraíso, vol. 4

Publicado em 28 de janeiro de 1950

Acessos rápidos