
Culto do Paraíso Terrestre
Solo Sagrado de Guarapiranga - 12 de junho de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, que hoje estão presentes aqui no Solo Sagrado ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Parabéns pelo Culto do Paraíso Terrestre!
Parabéns também aos cantores, Jean Willian e Tháina Souza, e ao pianista Adrian Borges, pela maravilhosa apresentação!
Hoje, estamos recebendo caravanas de todas as regiões do Brasil e também quatro representantes da família messiânica da Alemanha, Bolívia, Estados Unidos e Itália.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Antes de tudo, gostaria de fazer uma pergunta muito importante.
Os senhores e as senhoras estão felizes?
Eu também estou muito feliz e agradecido a Deus e a Meishu-Sama pela permissão de servir com os senhores e as senhoras na Obra Divina.
Hoje é um dia muito especial, pois estamos celebrando o Culto do Paraíso Terrestre, cuja essência concentra em si a Vontade Divina e a missão que Meishu-Sama recebeu de Deus e compartilhou com todos nós, que é o estabelecimento do Paraíso na Terra.
Participar dessa celebração é confirmar com Deus e Meishu-Sama nosso desejo e determinação de construir este Paraíso, que começa por nós, em nossa vida.
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "Paraíso Terrestre", no qual Meishu-Sama afirma: "A maioria das pessoas [...] considera o Paraíso Terrestre uma utopia, algo sem qualquer possibilidade de realização. Quanto a mim, creio na sua chegada e sinto-a bem próxima. [...] O Paraíso Terrestre pode ser compreendido como o Mundo dos Felizes. Será um mundo de alta civilização, isento de doença, pobreza e conflito. Cabe a nós encontrar a forma de minorar o sofrimento humano e transformar em paraíso este mundo repleto de males."
Realmente, Meishu-Sama deixa bem claro que o estabelecimento do Paraíso Terrestre não é uma utopia; ele vai se concretizar. Contudo, é preciso entender que cabe a nós, seres humanos, servir nessa obra de construção. Ingressar na fé, com certeza, é o primeiro passo, mas, em nossa caminhada, é imprescindível praticar os Ensinamentos.
Estão lembrados do que dissemos no mês de maio?
Entre outras coisas, comentamos que Meishu-Sama foi o primeiro a colocar em prática os Ensinamentos que recebeu de Deus; comprovou sua eficácia e os compartilhou conosco, conduzindo-nos ao caminho da felicidade. Foi isso mesmo?
Então, só para confirmar, deixem-me ver mais uma vez a fisionomia dos senhores e senhoras...
Pela felicidade estampada no rosto dos senhores e das senhoras, acredito que estão trilhando esse caminho legado por Meishu-Sama. Além de estudar os Ensinamentos, os senhores estão se empenhando em praticar, comprovar e compartilhar com as pessoas o sentimento de Meishu-Sama de construir o Paraíso Terrestre. Isso é muito importante!
É esse sentimento, essa vontade e determinação de construir o Paraíso Terrestre que precisamos ter bem fortes dentro de nós para podermos compartilhar com as pessoas. Afinal, ninguém divide o que não tem, não é?
Ter essa disposição significa sair da postura de aguardar o surgimento do Paraíso Terrestre para adotar uma atitude de se comprometer e de participar ativamente de sua construção. Esse foi o exemplo que Meishu-Sama nos deixou.
Na madrugada do dia 15 de junho de 1931, seguindo uma ordem Divina, Meishu-Sama subiu ao Monte Nokoguiri, localizado na província de Chiba, no leste do Japão.
Ao nascer do Sol, acompanhado de 28 seguidores, entoou a oração Amatsu Norito. Naquele instante, Meishu-Sama teve uma misteriosa inspiração e sussurrou para si mesmo: "Algo divino aconteceu!"
Meishu-Sama compreendeu que, graças à intensificação da Luz de Deus, a partir daquele momento, iniciava-se, no Mundo Espiritual, a Transição da Noite para o Dia e, no tempo certo, essa transformação começaria a se projetar no Mundo Material.
Acredito que Meishu-Sama voltou do Monte Nokoguiri com força total como Deus gosta e acredito da forma como Deus gostaria que cada um de nós ficasse , ou seja, com a "corda toda", determinado a se empenhar, ainda mais, na concretização do Paraíso Terrestre, pois, na sequência, começou a fazer os preparativos para fundar nossa Igreja e expandir a Obra Divina, salvando milhares e milhares de pessoas...
E nós, como estamos procedendo diante da Revelação que Meishu-Sama compartilhou conosco? Estamos animados? Estamos com a "corda toda"? Será que já conseguimos entrar na sintonia do sentimento de Meishu-Sama?
No Ensinamento de hoje, Meishu-Sama foi muito claro: [...] "Todos aqueles que ingressam em nossa Igreja e seguem seus ensinamentos, para sua própria surpresa, vão sendo purificados espiritual e fisicamente, libertam-se pouco a pouco da pobreza e tomam aversão aos conflitos. Há inúmeras experiências de fé provando que a maioria dos fiéis, com o correr dos anos, desfruta de crescente felicidade."
A experiência de fé da senhora Nubia Mota Cabral, da Igreja Pituba, confirma exatamente o que Meishu-Sama afirmou.
Após sofrer com inúmeros conflitos, Nubia foi chegando ao limite de suas forças físicas, mentais e psicológicas. Sem encontrar uma solução, orava a Deus, pedindo um milagre. Certo dia, passou em frente à Igreja Messiânica e quis entrar.
Ao receber o primeiro Johrei, já sentiu um alívio e paz interior. Tomou conhecimento de que, até então, estava eliminando as nuvens espirituais por meio do sofrimento, mas que havia uma forma de purificar o espírito de maneira mais fácil e prazerosa − por meio do Johrei e do servir a Deus. Foi isso que ela fez e o resultado foi maravilhoso. Em apenas três meses, sua vida estava transformada. Recebeu o Ohikari e começou a servir ativamente.
Fiquei muito feliz quando a ouvi dizer: Depois de viver em uma situação infernal por cerca de quatorze anos, Meishu-Sama transformou meu destino e me permitiu concretizar o Paraíso em minha vida.
Nubia, parabéns! Continue firme em suas dedicações!
Realmente, eu não sei os senhores, mas quando ouço as experiências de fé, fico impressionado como problemas aparentemente insolúveis se resolvem a partir do momento que a pessoa toma uma decisão e coloca em prática os Ensinamentos e as orientações recebidas, transformando completamente suas vidas.
Colocar em prática os Ensinamentos significa fortalecer o elo espiritual com Meishu-Sama e, através desse elo, realizar a transição da Noite para o Dia dentro de nós e, consequentemente, em nosso redor, em nossa família, em nosso trabalho...
Essa transição ocorre diariamente, e nós precisamos fazer a nossa "migração" para a Era do Dia. Em outras palavras, precisamos tomar a decisão de migrar definitivamente para a Era do Dia com tudo que temos, com nossos pensamentos, palavras e ações.
Precisamos migrar de "mala e cuia"! Não deixem nada para trás! Caso se derem conta que esqueceram alguma coisa na Era da Noite, desapeguem! Não criem motivos para voltar ao Mundo da Noite para buscar alguma coisa.
Do ponto de vista espiritual, precisamos nos dirigir às camadas superiores do Mundo Espiritual, pois, conforme Meishu-Sama nos ensina, à medida que elevamos nosso espírito, vamos nos tornando mais felizes. É preciso lembrar sempre: o espírito precede a matéria! Se não estivermos atentos a esse ponto, não teremos uma vida feliz.
É fato que, no mundo, ainda há muito da Era da Noite, mas precisamos saber que a Luz de Deus está cada vez mais intensa, e a Era do Dia, mais evidente.
Graças à vinda de Meishu-Sama, recebemos de Deus os Ensinamentos e o Johrei para que possamos ultrapassar as grandes purificações em segurança e realizar essa transição.
Nesse sentido, compreender e respeitar as Leis Divinas, bem como manter o coração constantemente agradecido são atitudes imprescindíveis na Era do Dia. Em outras palavras, à medida que a Era do Dia se intensifica, é de suma importância praticar o amor altruísta, realizar o máximo possível de boas ações com o intuito de nos sintonizarmos com a Era da Luz.
Conforme afirmei há pouco, nós estamos ligados a Meishu-Sama pelo elo espiritual. Por meio desse elo, Meishu-Sama está promovendo nossa transição da Noite para o Dia, transmitindo-nos a Luz Divina, compartilhando conosco os Ensinamentos e o exemplo de vida que ele nos deixou.
Nesse sentido, acredito que o relato das pessoas que conviveram e dedicaram com ele constitui um verdadeiro tesouro para nós.
Por essa razão, neste dia tão especial, tenho a grande satisfação de comunicar que já está disponível a versão revisada do livro Reminiscências sobre Meishu-Sama, volume 1.
Tenho certeza de que a leitura das reminiscências se tornará uma importante fonte de inspiração para nos aproximar cada vez mais de Meishu-Sama.
Acredito que nós participamos deste culto com a forte vontade de que algo divino ocorresse em nossas vidas.
Durante a oração, imaginei como se estivéssemos no Monte Nokoguiri, orando com Meishu-Sama e sentindo uma grande felicidade preencher nosso coração.
Desejo que todos retornem aos seus lares com essa emoção do Culto do Paraíso Terrestre em seus corações e a compartilhem com as pessoas.
Mais uma vez, feliz Dia do Paraíso Terrestre.
Feliz Dia dos Namorados!
Um excelente mês e que algo divino aconteça na vida de vocês.
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, saúde, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa missão!