
Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 9 de março de 2025
Palavras do Presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, queridos messiânicos, messiânicas e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Primeiramente, agradeço e parabenizo a dedicação incansável dos senhores e das senhoras na Obra Divina, e a todos que se empenharam na preparação deste culto.
Hoje, estamos recebendo caravanistas de todas as regiões do Brasil e cinco membros da família messiânica vindos da Inglaterra, da Itália, do Paraguai e da República Tcheca. Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
No ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada pelos beneméritos: reverendo Joaquim Tetsuo Iyama e ministra Roseny Santos Ferreira; e pelos missionários: Lucas Vinícius Guimarães de Lima; Luisa Hellen Santos e Silva; Gabriel Nicolich da Cruz; e Isadora Deltrejo Pinheiro. Parabéns pela dedicação!
Ontem, tivemos a formatura da sexta turma do Servir Integral de Longo Período: 12 jovens (10 moças e 2 rapazes) que, por 101 dias, se dedicaram de corpo e alma aqui, no Solo Sagrado.
Jovens, por favor, apresentem-se; venham até aqui.
(Breve saudação da representante da turma:
"Bom-dia a todos!
Primeiramente, gostaríamos de agradecer a Deus e a Meishu-Sama a permissão de participar do Servir Integral de Longo Período (SILP).
Nós, da turma seis, pudemos vivenciar muitos momentos marcantes ao longo destes 101 dias. Aprendemos sobre trabalho em equipe, resiliência, Ordem, percepção e autoconhecimento, além de estreitar nosso elo com Deus e Meishu-Sama, aprimorar nosso sentimento de amor altruísta, para cumprir nossa missão de salvar pessoas. Pudemos também entender que, sem a dedicação e a gratidão de todos, o Solo Sagrado não existiria.
Gostaríamos que todos pudessem experimentar essa sensação de se dedicar integralmente no Solo Sagrado. Deixamos aqui nossos mais sinceros agradecimentos à equipe do SILP, por colocar esse projeto em nossas vidas, às nossas famílias, que confiaram nossas vidas à Obra Divina, aos ministros e missionários que cuidaram de nós ao longo do período e nos ensinaram tanto.
Agradecemos também a todos os funcionários e dedicantes do Solo Sagrado que tornaram essa jornada muito mais especial.
Para finalizar, lembramos que não estamos nos despedindo, estamos apenas começando um novo ciclo da nossa missão de construir o Paraíso Terrestre, agora, lá fora. Muito obrigada!")
Parabéns pela decisão de dedicar no Solo Sagrado!
Como falei em fevereiro, a partir deste mês, gostaria de aprofundar com os senhores nossa consciência a respeito das Leis Divinas. Iniciando nosso estudo, desejo abordar a Lei Espírito Precede a Matéria, uma Lei Universal, que rege a tudo e a todos. Que determina a ordem que existe entre o Mundo Invisível e o Mundo Visível, ou seja, entre o espírito e a matéria.
Em primeiro lugar, precisamos nos atentar para o fato de que não basta aprofundar o conhecimento e o entendimento a respeito dessa lei. É necessário que tomemos a decisão de aplicá-la em nosso dia a dia e confirmar se, realmente, a precedência do espírito sobre a matéria é uma verdade ou não. Se funciona ou não.
No Ensinamento de hoje, "O espírito precede a matéria", Meishu-Sama esclarece: "O ser humano é constituído pela união e integração entre o corpo e o espírito." Gravem bem esta afirmação.
Reconhecer que o ser humano é constituído de um corpo material, visível, e um corpo espiritual, invisível, nos leva a modificar e a ampliar nossa percepção de que a vida não está exclusivamente sob o domínio da matéria, mas sim, que existe algo maior, uma força superior à qual estamos absolutamente submetidos.
E Meishu-Sama continua a explicação:
"Assim como o corpo é uma existência do Mundo Atmosférico, o espírito é uma existência do Mundo Espiritual. Este mundo, conforme expliquei, é transparente, mais rarefeito que o ar e semelhante ao Nada. Entretanto, longe de ser o Nada, ele é, na verdade, a fonte geradora da força infinita e absoluta, que, por ora, chamaremos de força cósmica. [...] Tudo o que existe no Universo é criado e desenvolvido pela força cósmica [...]."
Reconhecer o Mundo Espiritual nos leva a entender, a admitir e a aceitar que Deus, o Criador e Doador de toda a vida, está ativamente envolvido com toda a Criação, manifestando Seu imenso amor.
Nesse sentido, respeitar a Lei Espírito Precede a Matéria significa respeitar nossa própria existência e a existência de Deus nós somos a prova de que essa Lei está presente, está viva, de que o espírito existe , reconhecer a existência de Deus, que é invisível, mas que se encontra presente em todos os momentos e lugares que possamos imaginar.
Meishu-Sama explica, ainda, que o espírito humano é constituído de três camadas concêntricas: a alma, a consciência e o espírito. O estado da alma reflete-se no espírito através da consciência e o estado do espírito reflete-se igualmente na alma por meio da consciência.
É bom gravar a relevância da consciência nessa trilogia. Ou seja, tudo passa pela consciência. Daí a importância de nos conscientizarmos a respeito da existência de Deus e das Leis Divinas para a nossa alma e para o nosso espírito.
Conforme Meishu-Sama afirma, "[...] todas as pessoas fazem tanto o bem como o mal durante a vida. Se a prática do mal for maior que a do bem, o saldo entre elas constituirá o pecado, que se reflete na alma e se transforma em nuvem espiritual." Ou seja, precisamos compreender que, pela prática do bem, acumulamos méritos e purificamos nosso espírito; e que a prática do mal gera nuvens espirituais que se acumulam na alma, na consciência e no espírito e, consequentemente, se refletem no Mundo Material, em nosso corpo, em nossa vida, criando a necessidade de surgir um processo de purificação dessas nuvens espirituais, que são a origem dos sofrimentos. Em outras palavras, o saldo entre as práticas do bem e do mal é que determina os rumos de nosso destino.
A experiência vivida pela família da ministra Eliane evidencia exatamente esse ponto. Graças ao saldo positivo acumulado por meio das dedicações, a filha de Eliane teve a vida salva e, ainda, a permissão de salvar a vida de uma criança.
Parabéns, ministra Eliane! Parabéns à família! Continuem firmes em suas dedicações!
A ministra Eliane está acompanhada das filhas Mariana e Maria Clara (que viveu a experiência); da irmã que a encaminhou (Min. Léa) e demais familiares.
Realmente, com o avanço da Era do Dia, tanto as purificações quanto as graças estão surgindo de forma mais intensa. Tudo ocorre em uma velocidade impressionante, deixando cada vez mais claro a chegada da Era do Dia.
Os senhores conhecem o Pix? Já receberam um Pix? Já pagaram via Pix?
De fato, aqui no Mundo Material tudo está ficando mais rápido, não é mesmo? Eu acredito que, de acordo com a Lei Espírito Precede a Matéria, antes de surgir o Pix no Mundo Material, que facilitou bastante a nossa vida, ele já estava sendo utilizado no Mundo Espiritual, com a chegada da Era do Dia. Já ouviram falar do "Pix espiritual"? Não? Até o Pix tem espírito e matéria, tudo tem... Eu não tenho certeza, mas acho que esse "Pix espiritual" deve existir. O que vocês acham?
Na Era da Noite, tudo era demorado... Os débitos demoravam a chegar, e quando chegavam, não sabíamos o que tínhamos em atraso. Os créditos ficavam acumulados durante tempos, antes de chegar até nós. Por esse motivo, tínhamos a impressão equivocada de que estava tudo bem. Não acontecia muita coisa. Então, estava tudo bem.
Contudo, com a chegada da Era do Dia, acredito que o Mundo Espiritual entrou na Era do Pix. Esse Pix espiritual, invisível... Eu não sei se isso é bom ou é ruim, mas parece que está assim agora. Na verdade, eu sinto que essa rapidez com a qual estamos recebendo os débitos e créditos é sinal de que a Era do Dia está a todo vapor.
Sendo assim, nós também precisamos acelerar o ritmo de servir à Obra Divina para que nosso saldo permaneça positivo. Se acharem que estão com o saldo negativo, comprometido, não se aflijam, pois, independentemente do saldo atual, Meishu-Sama nos legou o caminho para purificar as nuvens espirituais e acumular méritos.
Diante disso, é muito importante ter consciência da força absoluta manifestada por Deus. Essa força Divina que nos atrai, que nos puxa para cumprir nossa missão original como Seus representantes na construção do Paraíso Terrestre. Por esse motivo, não devemos procrastinar o reconhecimento da atuação de Deus em nossas vidas. É mais sensato e inteligente não resistir a essa força, ser dóceis e obedientes à missão que recebemos de Deus. Todos concordam? (Sim!) Concordam com o quê? (Em ser dóceis.)
O mais sensato e inteligente é não resistir ao cumprimento da nossa missão, é não resistir ao reconhecimento da existência de Deus, do Mundo Espiritual. E agora? Concordam? (Sim!) Então, já que todos concordam em ser dóceis, como é que está a nossa docilidade? Está boa?
É mais inteligente ser dócil. Por exemplo, quando estamos discutindo com alguém porque achamos que temos razão, e a outra pessoa também acha que tem razão... De repente, alguém fala: "Olha, não vamos brigar mais, não me perturbe, vá dormir um pouco." O que fazer? Dormir. É uma decisão inteligente.
Vamos seguir o exemplo de Meishu-Sama e reconhecer a atuação constante de Deus em nossas vidas, e que o espírito precede a matéria. Com essa consciência, vamos nos sintonizar e concretizar o sentimento de Meishu-Sama em nossas vidas, nos empenhando nas dedicações.
Quais são as dedicações, as práticas básicas messiânicas? O Johrei, a leitura de Ensinamentos, a participação nos cultos, o encaminhamento e a formação de pessoas, o donativo de gratidão... Vamos formar as pessoas com esse entendimento para que elas possam ser capazes de ultrapassar as purificações e de viver de acordo com a tão desejada, esperada, Era do Dia, que já chegou. Precisamos reconhecer que já estamos na Era do Dia!
E tenho uma boa notícia a todos que desejam concretizar o sentimento que Meishu-Sama impregnou no Johrei.
Com o objetivo de cada um poder acompanhar, efetivamente, seu progresso na prática do Johrei, estamos lançando uma nova funcionalidade no aplicativo da Igreja.
Vocês têm o aplicativo da IMMB? Quem ainda não tem o aplicativo, gostaria que perguntasse ao seu ministro como baixá-lo.
No aplicativo, agora, nós temos uma funcionalidade que registra o número de Johrei que recebemos e que ministramos, dia a dia. Ele mostra também o total acumulado, bem como há quantos dias estamos recebendo e ministrando Johrei sem falhar.
E para compreender cada vez mais as Leis Divinas, gostaria de sugerir sete Ensinamentos para nosso estudo:
1. Nascimento da Igreja Messiânica Mundial (Luz do Oriente, volume 1);
2. Os japoneses e as doenças psíquicas (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 2);
3. Ordem (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 4);
4. Princípio do Johrei (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1);
5. Sejam fortes as pessoas de bem (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 5);
6. Verdade e pseudoverdade (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 1);
7. A cultura que gera felicidade (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 6).
Bom estudo a todos!
Hoje, logo após o culto de aniversário de falecimento e de sufrágio aos ancestrais e antepassados, será oficiada a Cerimônia de Outorga do Komyo a 90 novos ministros assistentes da IMMB.
Para encerrar, quero parabenizar a todas as mulheres por seu dia, que foi comemorado ontem, 8 de março. Em especial, parabenizo as mulheres messiânicas por sua valiosa dedicação à Obra Divina.
Que, iluminados por Deus e seguindo os passos de Meishu-Sama, vivamos de acordo com a Lei Espírito Precede a Matéria.
Desejo a todos um excelente mês com saúde, prosperidade e paz!
Muito obrigado!