
Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 6 de abril de 2025
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, queridos messiânicos, messiânicas e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial.
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento dedicado aos Jovens!
Parabéns também a todos que se dedicaram à preparação deste culto!
Hoje, estamos recebendo 14 membros da família messiânica vindos do Canadá (2), Estados Unidos (1), Holanda (2), Inglaterra (1), Peru (4), Portugal (2) e República Dominicana (2). Estamos recebendo também jovens de todas as regiões do Brasil.
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Como hoje o culto é dedicado aos jovens, no ofertório de gratidão, a família messiânica foi representada pelos jovens missionários: Enzo Gabriel Freitas Conduru de Souza; Thassyanna dos Santos Fernandes; Logan Ferrão; Sophia Graciani Dalle Molle; Valentin Ferreira da Silva Almansa e Giulia Macário Lira Barbosa.
Parabéns pela dedicação! Como estou feliz por celebrar este culto com vocês! Realmente é uma grande felicidade poder estar aqui neste ambiente maravilhoso, de muita Luz e alegria.
Considerando as dificuldades e purificações que assolam o mundo, podemos afirmar que somos muito abençoados por Deus e Meishu-Sama. É isso mesmo? Vocês se sentem realmente abençoados? (Sim!) Ótimo!
Jovens, vocês têm uma vida toda pela frente. Nessa caminhada, haja o que houver, vamos sempre nos lembrar que a chave para superar as diversas dificuldades que surgem em nossas vidas é dedicar efetivamente na construção do Paraíso Terrestre, seguindo os passos de Meishu-Sama. A decisão de dedicar, de ser útil a Deus, é que transforma nosso destino e nos conduz à verdadeira felicidade.
Hoje, quero conversar com vocês sobre um assunto de vital importância para nosso caminhar. Esse assunto se refere às nuvens espirituais. Já ouviram falar a respeito das nuvens espirituais? (Sim!)
Pois é! Elas não são visíveis, mas exercem uma grande influência na vida do ser humano. Por exemplo, quando surgem dificuldades no relacionamento humano, é importante nos lembrar que o problema não está na pessoa, mas nas nuvens acumuladas em seu espírito e no nosso também, pois, pelo princípio da correspondência, somos atraídos pela afinidade espiritual.
Nesse sentido, é preciso saber que as dificuldades enfrentadas pelo ser humano - sejam doenças, dificuldades financeiras ou conflitos - tudo tem origem nas nuvens espirituais acumuladas por meio dos pensamentos, palavras e ações contrárias às Leis da Natureza.
E é muito importante também saber que as nuvens espirituais que herdamos ou adquirimos ao longo desta e de outras existências estão sob nossa responsabilidade.
Prestem atenção! Este é um ponto muito importante que devemos entender porque, às vezes, pensamos que as "nuvens" não são nossas. Vocês também entendem dessa forma? Portanto, precisamos compreender e saber o que fazer para purificá-las.
Meishu-Sama nos ensina que somente a Luz de Deus tem o poder de purificar as nuvens espirituais. E para que o ser humano tenha condição de receber e canalizar diretamente essa Luz, Meishu-Sama nos legou o Ohikari, que nos possibilita a prática do Johrei, que é a maneira mais simples e infalível de purificar as nuvens acumuladas no espírito e ao seu redor, e promover a verdadeira felicidade na vida das pessoas.
Foi o que ouvimos na experiência inspiradora que a Carla compartilhou conosco! Realmente, a força de Meishu-Sama e o Johrei são maravilhosos! A Carla ainda está aí? Ela está acompanhada da ministra Cristina e da Fernanda, esposa do missionário que a acompanhou, o Marcos Timóteo. Parabéns, Carla!
O que essa experiência nos transmite? Que, realmente, a decisão de recorrer a Deus e a Meishu-Sama, aos Ensinamentos e à prática do Johrei purifica nossas nuvens e transforma nossas vidas, não é mesmo?
Vocês não acham que seria uma pena perder essa maravilhosa oportunidade de purificar essas nuvens espirituais, que estão sob nossa responsabilidade, enquanto estamos aqui, no plano físico, com toda a liberdade de ação que Deus nos concedeu ao fazer de nós Seus representantes? Estamos em uma posição muito importante para a construção do Paraíso Terrestre.
Vocês sabem que, no Mundo Material, temos muito mais liberdade de ação do que no Mundo Espiritual, não é? No Mundo Espiritual, as regras são mais rigorosas e ficamos sujeitos ao tempo e posição que ocupamos.
Então, por favor, se tiver alguém querendo ir para lá, é melhor deixar para depois, vamos cuidar enquanto estamos aqui (risos). Estar vivo, dedicando, significa poder transformar nosso destino por meio da soma de méritos, aumentando nosso saldo positivo e, ao mesmo tempo, purificando as nuvens espirituais, que são a origem dos sofrimentos, das situações difíceis, complicadas.
Agora, vamos falar um pouco sobre o bem e o mal. Como Meishu-Sama ensina, existe a Lei de Causa e Efeito. E como diz o ditado: "O bem produz bons frutos e o mal, maus frutos. Se, desde que o mundo é mundo, sabemos dessa verdade, surge uma grande questão: por que será que alguns conseguem praticar o bem e outros, não?
Todo mundo sabe dessa verdade, não é mesmo? Por que será que ora conseguimos praticar o bem e ora, não? Por que isso ocorre? No Ensinamento que ouvimos há pouco, "Vença o próprio mal", Meishu-Sama esclarece: "[...] No interior de cada ser humano, a todo momento, trava-se uma batalha entre o bem e o mal. [...] Como a ambição humana não tem limite, o bem tenta refrear o mal. "Este é um ponto muito importante. Precisamos saber que a dualidade entre o bem e o mal existe no íntimo de cada um.
No Ensinamento, Meishu-Sama explica direitinho como se trava essa batalha: "O lado bom adverte: 'Olhe, você não pode fazer isso!'; 'Tome cuidado, pois, se o fizer, você irá passar por maus bocados'. Além disso, incentiva: 'Dê alegria às pessoas'; 'Empenhe-se para tornar todos à sua volta felizes!' No fundo, a luta sem trégua entre o bem e o mal é a pura realidade em que vive o ser humano [...]." Ou seja, a realidade que se mostra ao nosso redor, na verdade, tem origem em nosso interior e é o resultado dessa luta entre o bem e o mal.
Precisamos estar cientes de que nossos pensamentos, palavras e ações recebem influência do bem e do mal. Por essa razão, Meishu-Sama afirma: "[...] quando o mal vence, cometem-se pecados e gera-se infelicidade; quando o bem vence, cria-se felicidade. Isso pode parecer óbvio e simples de colocar em prática. Embora saiba disso, o ser humano não consegue fazê-lo, especialmente os descrentes."
Aqui fica claro o papel da fé e da religião, o quão elas são importantes. Lembram-se das nuvens espirituais? São elas que dificultam a prática do bem...
Ainda segundo Meishu-Sama: "[...] Naturalmente, quem nos leva à prática do mal é o espírito protetor secundário. "Falamos sempre a respeito do espírito secundário e tendemos a vê-lo como o vilão da história, não é mesmo? Mas acontece que o nome dele é espírito protetor secundário. [Ou seja, ele também tem uma função protetora.] Na verdade, o espírito protetor secundário tem um jishoi (tempo-local-posição) muito elevado em nossa vida. Geralmente, sentimos grande empatia por ele. Eu até o trato como meu brother (risos).
E quem nos leva à prática do bem é o espírito protetor guardião, que vive dando "puxão de orelha" na gente, e, de vez em quando, atrapalha até o rolê (risos). Eu não sei dizer se isso acontece com vocês, mas é uma realidade.
Acima do espírito protetor guardião e do secundário, existe ainda o espírito protetor primordial, que ordena o absoluto bem. Em suma, nunca estamos sozinhos. Mesmo que você se sinta sozinho, saiba que não está. Em nosso interior, estamos sempre em quatro: o eu, que é a nossa consciência, e os três espíritos protetores. E o resultado dessa conversa se manifesta em nossas vidas. Tudo depende de quem estamos ouvindo mais.
É bom entender que, se o altruísmo é mais forte, significa que estamos conversando e ouvindo mais o primordial e o guardião. Se o egoísmo prevalece, é um sinal claro de que estamos sob a influência do espírito protetor secundário.
Agora, papo reto: vocês estão conversando mais com quem? Com o primordial ou com o secundário? Sei que é com os dois, mas com quem vocês têm mais afinidade? Como está a discussão aí dentro? Quem está ganhando? Como está o placar? Está empatado? Cinco a cinco? Seis a quatro já é um bom começo... um sinal de melhora. Mas o melhor é, pelo menos, 7 a 3... para o primordial, pelo amor de Deus.
Todavia, fiquem atentos porque o secundário sempre vai tentar virar esse placar.
O espírito protetor secundário também foi criado por Deus e recebeu uma importante missão. Contudo, se estivermos com muitas nuvens acumuladas no espírito, o secundário fica confuso e desgovernado, influenciando-nos negativamente. Por esse motivo, podemos afirmar que, quanto mais cedo compreendermos as Leis Divinas, nos conscientizarmos da existência de Deus e reconhecermos a precedência do espírito sobre a matéria, melhor será.
Colocar Deus em primeiro lugar significa respeitar a Lei da Ordem e é o ponto de partida para ganharmos força, proteção e sabedoria para superar qualquer dificuldade.
Então, o que podemos concluir da nossa conversa hoje?
Primeiro ponto: precisamos reconhecer que as nuvens espirituais são a origem de todos os sofrimentos do ser humano e que o meio mais simples e infalível para purificar essas nuvens é o Johrei, a canalização da Luz Divina.
Segundo ponto: precisamos conseguir harmonizar a ação dos três espíritos protetores de forma que cada um cumpra sua missão de acordo com a Vontade de Deus. Este é um desafio que acompanha a humanidade desde os primórdios. E para tanto, nada melhor do que dedicar com Meishu-Sama na construção do Paraíso Terrestre, por meio das práticas messiânicas. Todos concordam? É isso mesmo?
Então, para que possamos continuar aprofundando nossa fé, gostaria de sugerir mais sete Ensinamentos para estudarmos. Pode ser? Então, vamos lá:
1. Espírito e matéria (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
2. O tratamento natural (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
3. Por que o mal se revela? (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 5);
4. Seja um bom ouvinte (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 4);
5. Relato 81 - Caligrafias que têm vida e atuam (Reminiscências sobre Meishu-Sama, volume 1, relato 81);
6. Seja daijo (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 3);
7. A missão da Arte (Coletânea Alicerce do Paraíso, volume 5).
Bom estudo a todos! Gostaria que os lessem bastante.
E aproveitem tudo o que foi preparado com muito carinho para recebê-los hoje.
Desejo também que os jovens messiânicos de todas as idades estendam a mão para canalizar a Luz Divina às pessoas que necessitam encontrar Meishu-Sama e não se esqueçam da importância de receberem Johrei o máximo possível. Principalmente aqueles que estão purificando, atravessando momentos difíceis. Até porque a purificação está cada vez mais intensa.
Não façam cerimônia para pedir Johrei. Peçam, dirijam-se à Igreja, fiquem à mercê da Luz Divina, purificando-se. Portanto, vamos em busca dessa Luz, vamos receber Johrei. As experiências nos mostram isto: é o querer, o buscar. Está bem? Caso contrário, as coisas não andam... É isto, esta é a construção do Paraíso dentro de você.
Que iluminados por Deus e Meishu-Sama, levem a Luz que emana deste Solo Sagrado! E compartilhem essa Luz com os seus familiares, amigos e conhecidos.
Bom retorno! Até o próximo mês. Muito obrigado!