
Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga - 6 de março de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial presentes aqui, no Solo Sagrado, ou que estão participando conosco pela Izunome.TV!
Hoje, representando a família messiânica do exterior, estamos recebendo dois membros: um da Bolívia e uma do México.
Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Primeiramente, agradeço a Deus e a Meishu-Sama a permissão de poder servir à Obra Divina com os senhores e as senhoras e, juntos, realizar este culto mensal, agradecendo por todas as bênçãos e proteção concedidas.
Nos últimos dias, temos acompanhado as notícias sobre a guerra na Ucrânia, que está abalando o mundo inteiro.
Como é triste ver o ser humano utilizando sua energia, capacidade e potencial criativo para a destruição, para a violência contra o próprio ser humano, gerando tanto sofrimento.
Realmente, não há nada mais contrário à Vontade Divina e à missão que Deus atribuiu ao ser humano!
Estamos acompanhando também os sofrimentos causados pelas calamidades naturais em todo o mundo.
No Brasil, desde o final do ano passado, milhares de famílias estão sofrendo os efeitos avassaladores das fortes chuvas, enchentes e deslizamentos.
Sendo assim, neste momento em que tantas pessoas estão passando por imensa dor e sofrimento, unidos em um só sentimento, vamos, mais uma vez, elevar nossos pensamentos a Deus e a Meishu-Sama, e, fazendo um minuto de silêncio, orar pelas vítimas, por seus familiares e, também, pelo estabelecimento da paz mundial!
Então, por favor...
Muito obrigado!...
Eu não sei os senhores, mas, ao pensar sobre esses acontecimentos, tenho a impressão de que, a cada dia, fica mais claro para a humanidade que nós estamos ligados, que somos uma só família. Ou seja, independentemente da distância física, os problemas que atingem um povo ou uma região, na verdade, impactam no mundo, na vida de todos nós.
Por outro lado, seguindo a mesma lógica, fica evidente que cada boa ação praticada em alguma parte do planeta, influencia positivamente a vida de todos nós.
Por esse motivo, é tão importante nos unir em oração e intensificar a prática do bem e do amor altruísta. Como seres humanos, temos o dever de trabalhar pela felicidade e pela paz mundial. É isso que Meishu-Sama nos ensina.
Nesse sentido, quero parabenizar a família messiânica e as demais pessoas que estão orando e participando das campanhas e ações voltadas para amenizar o sofrimento do próximo e promover o bem-estar da sociedade.
Graças ao empenho de todos, em pouco mais de dois meses, a Fundação Mokiti Okada, por meio das Campanhas Humanitária e Solidária entregou 67 toneladas de doações entre alimentos, água, produtos de higiene, materiais de limpeza e outros itens, conforme a necessidade de cada localidade.
Parabéns a todos!
Desde a semana passada, por tempo indeterminado, a iluminação do templo do Solo Sagrado de Guarapiranga está configurada na cor branca, externando nosso profundo desejo de que a paz se estabeleça o quanto antes.
Conforme ouvimos no Ensinamento de hoje, "O que é a Igreja Messiânica Mundial", o objetivo da nossa Igreja é o advento do Paraíso Terrestre.
Meishu-Sama afirma ainda: "Para que o ser humano seja preservado, é necessário que ele se torne útil para o novo mundo. Dessa forma, poderá ultrapassar facilmente a grande fase de mudança, e isso significa ser aprovado no exame divino. [...] As qualificações para ultrapassar essa fase de grande transição do mundo são: 1) ser saudável, livre de doenças; 2) estar liberto dos sofrimentos da pobreza; 3) amar a paz e ter aversão ao conflito. Ou seja, ser uma pessoa capaz de viver em um mundo isento de doença, pobreza e conflito. [Com esse objetivo,] nossa religião se empenha para ensinar e conduzir as pessoas a adquirir tais qualificações bem como transmitir-lhes as bênçãos de Deus."
Por que será que Meishu-Sama usou a expressão: "Ser uma pessoa capaz de viver em um mundo isento de doença, pobreza e conflito?"
Eu acredito que através dessas palavras, Meishu-Sama deixa claro que ser aprovado no exame divino e se qualificar para viver o Paraíso Terrestre não é um processo automático. A concretização da nossa felicidade exige dedicação, comprometimento, determinação.
Nesse sentido, é necessário que o ser humano conheça e obedeça às Leis Divinas, respeite o mecanismo da vida e viva em conformidade com a Vontade de Deus na era do Dia.
A experiência de fé da Amanda Gisele de Jesus Pereira que acabamos de ouvir, é uma demonstração do quanto nossa vida se transforma positivamente quando colocamos em prática os Ensinamentos de Meishu-Sama e buscamos corresponder à Vontade Divina.
Desde pequena, ela apresentava sérios problemas respiratórios, chegando a ser internada uma vez por mês e a ter desmaios frequentes por falta de oxigenação.
Após conhecer a Igreja, tomou conhecimento a respeito da verdadeira causa das doenças e do processo de purificação. Assim, tomou a decisão de mudar sua postura, passando a lidar com as purificações por meio do Johrei e da alimentação natural. Mesmo com a intensificação do processo de purificação, ela não vacilou e manteve sua decisão.
Acredito que a atitude de praticar os Escritos Divinos no dia a dia foi fundamental para ela superar os problemas respiratórios, bem como fortalecer sua fé e, assim, descobrir a alegria de ser útil na salvação de outras pessoas.
Fiquei muito feliz ao ouvi-la dizer: "Como manifestação da minha gratidão, entreguei minha vida ao servir a Meishu-Sama. [...] Empenho-me para falar sobre Meishu-Sama às pessoas onde quer que eu esteja."
Parabéns, Amanda! Continue firme em suas dedicações. E parabéns pela entronização do Altar da Luz Divina!
É isso mesmo! Precisamos contar às pessoas a transformação e a felicidade que o encontro com Deus e Meishu-Sama, e a prática da fé messiânica trouxeram para nossa vida.
Foi o simples comentário de uma passageira do táxi sobre as mudanças em sua vida após conhecer a Igreja Messiânica, que gerou essa transformação na vida da Amanda, na de sua família e na de todas as pessoas que ela encaminha e acompanha.
Parabéns a todos que compartilham com as pessoas as bênçãos que lhes são transmitidas por intermédio de Meishu-Sama.
Esta é uma importante forma de servir.
No mês passado, refletimos sobre o quanto o ser humano depende de seu pensamento; sobre quão importante é cultivar o sentimento de gratidão em qualquer circunstância e como é benéfico despertar a gratidão no coração das pessoas.
Foi isso mesmo?
Então, hoje, vamos avançar mais um pouquinho...
Quando se trata da realização de qualquer projeto em nossa vida seja no campo pessoal ou profissional devemos sempre nos lembrar da importância da trilogia - pensamento, palavra e ação - ensinada por Meishu-Sama.
De modo geral, somos muito criativos e temos muitas ideias. Elas surgem em nosso pensamento. Também somos bons em debater, explicar ou conversar. Contudo, quando se trata de realizar um projeto, nosso ponto fraco costuma ser, justamente, a ação, a concretização da ideia. Ou seja, "falar é fácil, fazer é difícil".
Transformar uma ideia, um desejo em realidade, é um desafio. Nesse sentido, precisamos ter foco, "colocar espírito" no que estamos realizando e concluir aquilo que começamos a fazer.
Os senhores concordam?
Se desejamos nos tornar uma pessoa mais agradecida, o que precisamos fazer? Precisamos agradecer mais, não é? Podemos começar dizendo "muito obrigado" com mais frequência.
Se desejamos ser saudáveis, estar libertos dos sofrimentos da pobreza e amar a paz, o que será que precisamos fazer diariamente para alcançar esses objetivos?
Este é um ponto muito importante sobre o qual precisamos refletir com base nos Ensinamentos de Meishu-Sama e traçar um plano geral, dividido em etapas com tarefas que devem ser realizadas e concluídas, ponto por ponto, nó por nó.
Diariamente, estamos tecendo e costurando nosso destino e, nesse sentido, precisamos estar preparados para superar as mais diversas situações que podem ocorrer.
Acredito que é por meio da leitura dos Ensinamentos de Meishu-Sama que vamos conseguir nos preparar. Assim, gostaria de sugerir mais doze Ensinamentos para estudarmos este mês.
Pode ser? Então, vamos lá:
1. O QUE É UMA NOVA RELIGIÃO;
2. RELIGIÃO E FÉ;
3. INSENSIBILIDADE EM RELAÇÃO À RELIGIÃO;
4. AS CINCO INTELIGÊNCIAS;
5. A DOENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DO SER HUMANO;
6. A VERDADEIRA CAUSA DA INSEGURANÇA SOCIAL;
7. UM NOVO CONCEITO DE PATRIOTISMO;
8. AS LEIS E O CARÁTER SELVAGEM DO SER HUMANO;
9. O SOFRIMENTO UMA FORMA DE PURIFICAÇÃO;
10. A LEI DA CONCORDÂNCIA ESPIRITUAL E A PURIFICAÇÃO;
11. DEVOTAMENTO NA MINISTRAÇÃO DO JOHREI;
12. Poema 24 - PELA FORÇA DE DEUS, ROMPAMOS O CÁRCERE DA SUPERSTIÇÃO CRIADO PELA ESCRAVIDÃO À CIÊNCIA MATERIAL.
Bom estudo e prática a todos!
Em abril, celebraremos o culto mensal de agradecimento dedicado aos jovens, que, por natureza, são transbordantes de alegria, energia e capacidade criativa.
Desejo que, durante este mês, como preparação para o culto de abril, todos utilizem essa energia maravilhosa para buscar intensamente o exemplo de Meishu-Sama e, criando objetivos ligados à prática do bem, exercitem o pragmatismo religioso e apliquem a fé no dia a dia.
Espero encontrá-los aqui, no Solo Sagrado, com seus familiares e amigos para, juntos, realizarmos um culto inesquecível.
Antes de encerrar, gostaria de lembrar que, no próximo dia 8, comemoramos uma data muito especial: o Dia Internacional das Mulheres! Desejo que, cada vez mais, a importância das mulheres seja reconhecida e respeitada no mundo inteiro. Meus parabéns
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!