
Culto às Almas dos Antepassados
Solo Sagrado de Guarapiranga, 2 de novembro de 2022
Palavras do Presidente da IMMB - Reverendo Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os pioneiros, os jovens, as crianças e todos os antepassados estão passando bem?
Como estou feliz em recebê-los aqui, no Solo Sagrado de Guarapiranga, para realizarmos este Culto Mensal de Agradecimento dedicado às Almas dos Antepassados!
Sei que muitos caravanistas, para virem até aqui, precisaram ultrapassar vários obstáculos. Contudo, graças à proteção de Deus e Meishu-Sama, conseguiram chegar. Eu soube também que algumas caravanas precisaram ser canceladas; porém, acredito que esses caravanistas estão participando conosco pela Izunome.TV.
Então, vamos enviar um caloroso bom-dia a eles e a todos que estão participando on-line?
Bom-dia!!!
Hoje, estamos recebendo vinte e oito representantes da família messiânica do exterior, vindos de sete países: Bolívia, Chile, Estados Unidos, Guiana Francesa, Itália, Portugal e Venezuela.
Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Hoje, ouvimos a belíssima apresentação da cantora Viviane Normanha, acompanhada pelo pianista Adrian Borges. Tivemos igualmente a tocante experiência de fé da Juliana Mondim, interpretada pela atriz Clara Paixão, com acompanhamento musical ao piano pelo professor Rafael Luperi. A eles e a todos os integrantes do Coral Mokiti Okada e demais dedicantes que se empenharam na realização deste culto, nossa sincera gratidão. Muito obrigado!
Há pouco, ouvimos o relato de fé da Sra. Maria Aparecida Pires de Carvalho Ferreira, que compartilhou conosco a maravilhosa experiência que viveu no Culto às Almas dos Antepassados do ano passado, quando sentiu a calorosa presença do pai, confortando-a. Retornou do Solo Sagrado leve e feliz, e nunca mais sentiu os sintomas de ansiedade, insônia e depressão, confirmando o quanto o servir à Obra Divina e os Ensinamentos de Meishu-Sama transformam nossa vida e a vida de nossos antepassados.
Maria Aparecida, parabéns! Continue firme em suas dedicações!
Há dois dias, inauguramos aqui, no Solo Sagrado de Guarapiranga, mais um espaço dedicado à contemplação do belo criado pela Natureza e da beleza criada pelo ser humano: o Koguetsu-tei. Seu nome significa, literalmente, "Espaço Lago e Lua", um lugar preparado com o intuito de que todos possam apreciar a Cerimônia do Chá e, ao mesmo tempo, a paisagem maravilhosa da represa e dos jardins. O Koguetsu-tei está localizado ao lado do quiosque destinado à ministração do Johrei, descendo a escadaria Arco-íris, à direita, no caminho para a marquise um. Não deixem de conhecê-lo.
Bem, hoje é realmente um dia auspicioso!
Eu estava pensando... nós já decidimos migrar para o mundo do dia de mala e cuia, não foi mesmo? Foi isso mesmo?
Será que todos já perguntaram a seus antepassados se eles também tomaram essa decisão de migrar para o Mundo do Dia... de mala e cuia? Perguntaram?
E qual foi a resposta? Foi afirmativa?
Realmente, a transição da Era da Noite para a Era do Dia já está ocorrendo no Mundo Espiritual e no Mundo Material em um estágio bem avançado. Por esse motivo, é tão importante tomar essa decisão de migrar para o Mundo do Dia juntamente com os antepassados.
Por que estou dizendo isso? Porque hoje é o dia propício para conversarmos com nossos antepassados; é o momento em que todos eles, independentemente da posição que ocupam no Mundo Espiritual, têm a permissão de Deus e Meishu-Sama de estarem aqui, participando deste culto, deleitando-se com a beleza do Solo Sagrado, com o sabor dos alimentos ofertados e ouvindo, atentamente, o que nós temos a lhes transmitir.
Há pouco, ouvimos o Ensinamento "A origem da doença está na alma", que é muito importante para alcançarmos a verdadeira felicidade e o progresso de nossa linhagem familiar.
No Ensinamento, Meishu-Sama afirma:
"Por meio da Luz de Deus, o Johrei elimina as nuvens do espírito e, ao mesmo tempo, dissolve a substância purulenta, fazendo com que a doença melhore ou até desapareça. Ou seja, a purificação do espírito reflete-se no corpo físico, proporcionando a cura da doença. Contudo, apenas isso não é suficiente."
Vejam só. Este é um ponto muito importante!!! Vou repetir: apenas a purificação do espírito não é suficiente. Por quê?
"[...] porque, se a alma não for totalmente purificada, não se pode obter verdadeira tranquilidade. A purificação da alma só será completa se a pessoa assimilar a fé correta e praticá-la. Isso constitui a prática messiânica. Chegando a esse ponto, a pessoa não cometerá mais pecados. Muito pelo contrário: começará a acumular virtudes. Assim, não só estará isenta de doenças e infortúnios, como também poderá viver repleta de alegria e êxtase, além de obter a graça de uma vida longa e próspera. Dessa forma, haverá progresso de toda a sua linhagem familiar."
Realmente, precisamos perguntar a nós mesmos: será que estou edificando uma fé sólida e profunda, que não se restringe ao âmbito do corpo físico e do espírito? Será que minha fé está transformando minha consciência? Será que estou assimilando e praticando o que Meishu-Sama ensina, a ponto de minha alma estar se fortalecendo e irradiando sua Luz?
Eu sei que não é o caso dos senhores, mas suponhamos que uma pessoa foi salva de um problema de saúde por meio do Johrei. Ela fica feliz e agradecida pela graça; porém, não consegue tomar a decisão de praticar o que Meishu-Sama ensina, nem de mudar suas atitudes e consciência, continuando a se alimentar incorretamente e a fazer coisas que contrariam as Leis Divinas.
Agindo assim, com certeza, voltará a acumular mais nuvens espirituais, e sua consciência e alma ficarão nubladas novamente, dando origem a mais sofrimentos em sua vida.
Nesse sentido, reconhecer, verdadeiramente, a existência de Deus e do Mundo Invisível promove uma grande mudança em nosso pensamento e em nossa maneira de ser e de agir. A transição da Era da Noite para Era do Dia, à qual Meishu-Sama se refere, constitui uma mudança profunda em nosso espírito, transforma nossa consciência e chega até à nossa alma.
O interessante é que essa mudança também influencia na transformação da condição espiritual dos nossos antepassados. Isto porque o Mundo Espiritual e o Mundo Material estão ligados por meio dos elos espirituais, que, apesar de serem invisíveis, exercem grande influência em nossa vida.
Nossos antepassados estão continuamente ligados a nós, observando e acompanhando todas as mudanças que ocorrem em nós e em nossa vida. Cada aprendizado e aperfeiçoamento que obtemos, deixam os antepassados felizes e até orgulhosos.
Por outro lado, se o descendente faz algo ruim, que prejudica as pessoas, os antepassados ficam aflitos ao vê-lo acumular nuvens no espírito e tentam alertá-lo de alguma forma, pois sabem que tal conduta acabará gerando infelicidade para toda a linhagem.
Já pararam para pensar que, no processo de alternância entre a vida e a morte, os espíritos que hoje são antepassados, amanhã se tornarão descendentes? E que nós, que estamos aqui hoje, um dia, já fomos antepassados inclusive de nós mesmos e, agora, somos descendentes?
Já se deram conta de que, no futuro nós também nos tornaremos antepassados novamente? Tomara que demore bastante... mas esse dia chegará.
Já pensaram sobre isso?
É muito interessante essa nossa relação com os antepassados.
Se desejamos que sua condição espiritual mude, precisamos saber que essa mudança deve começar por nós.
É isso mesmo?
Realmente, observando as diversas situações que estão ocorrendo no mundo, seja a nível individual ou coletivo, percebemos que estão chegando, cada dia mais fortes, as grandes purificações às quais Meishu-Sama se referiu. Na verdade, elas já estão aqui. E o que vamos fazer?
Vamos praticar a fé com mais profundidade, de modo a transformar a realidade do nosso espírito, consciência e alma? Ou vamos praticá-la superficialmente, perpetuando o ciclo do "limpa e suja", como se estivéssemos enxugando gelo?
Nesse sentido, Meishu-Sama nos concedeu os Ensinamentos e as práticas messiânicas para podermos superar nossas purificações e ajudar as pessoas a compreenderem e ultrapassarem as suas.
Acredito que o período que antecede o Culto do Natalício é um excelente momento para conduzirmos as pessoas a Meishu-Sama e, juntos, comemorarmos essa data tão especial. Pode parecer que o tempo seja pouco, mas não é; temos tempo suficiente para tornar uma pessoa feliz.
Talvez, no dia a dia, precisemos manifestar uma postura semelhante à do amigo messiânico da experiência de fé de hoje. Depois de ouvir o desabafo da amiga, o que foi que ele disse?
"Johrei! Você precisa receber Johrei!"
É isso! Precisamos realmente nos importar com as pessoas e compartilhar com elas que o Johrei é a solução. Para tanto, vamos perguntar diariamente como estão passando e ministrar-lhes Johrei.
Este ano, celebraremos os 140 anos do natalício de Meishu-Sama, e qual presente vamos oferecer a ele? Qual presente mais alegraria Meishu-Sama?
Johrei!
Meishu-Sama quer nos ver ministrando e recebendo Johrei.
Eu acredito que a maior alegria de Meishu-Sama é nos ver firmes, estendendo a mão às pessoas, ministrando-lhes Johrei e conduzindo-as à Obra Divina para que elas também se tornem felizes.
Eu tenho certeza de que cada um de nós tem à sua volta pessoas em sofrimento, esperando ouvir da sua boca: Johrei! Você precisa de Johrei.
É isso mesmo?
Então, o que estamos esperando?
Vamos ministrar-lhes Johrei e apresentá-las a Meishu-Sama!
Vamos?
Antes de encerrar, gostaria de sugerir mais doze Ensinamentos para estudarmos neste mês e aprofundarmos nossa fé, a nossa prática da fé.
Pode ser? Então, vamos lá:
1. O que é a morte?;
2. O Tratamento Natural;
3. Aguardar o tempo certo;
4. Pessoas medrosas;
5. Fisiognomia das casas e sua posição em relação aos pontos cardeais;
6. É possível solucionar os males sociais?;
7. A tolice do controle da natalidade;
8. Por que nascem gênios;
9. Poema 60 - A pessoa sem fé tem um destino oscilante tal qual os aguapés, que vivem flutuando sobre as águas;
10. Poema 63 Sinceridade (makoto)... Sim! Sinceridade é o que mais desejo para este país;
E do livro Reminiscências sobre Meishu-Sama, temos o...
11. Relato 100 - O Johrei deve ser solicitado;
12. Relato 101 - Mais do que sermos importantes, devemos ser dignos da gratidão do próximo
Desejo a todos um bom estudo, um excelente mês e uma maravilhosa preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa dedicação!