
Culto Mensal de Agradecimento de Dezembro
Sede Central - 1 de Dezembro de 2020
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia!
Bom-dia, também, a todos que estão nos assistindo pela Izunome.tv!
Os senhores e as senhoras estão passando bem?
Hoje, estamos celebrando o Culto Mensal de Agradecimento da Sede Central. Parabéns e sejam bem-vindos!
O culto mensal é sempre um momento de muita Luz, pois nos reunimos perante Deus e Meishu-Sama para manifestarmos nossa gratidão pelas bênçãos e proteção recebidas e, ao mesmo tempo, refletir sobre nossas dedicações no mês que se findou e receber força e permissão para cumprir nossa missão ao longo do mês que se inicia.
O culto do mês de dezembro tem um sabor especial, pois, a partir dele entramos na reta final de preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama, que é a nossa grande celebração.
No Culto do Natalício, externamos a Deus nossa gratidão pela permissão de termos encontrado Meishu-Sama, que, com seu infinito amor nos concedeu o caminho da salvação e da verdadeira felicidade.
No último dia 22 de novembro, celebramos o culto pelos 25 anos de inauguração do Solo Sagrado de Guarapiranga. Foi um momento único, de muita emoção, em que pudemos relembrar e enaltecer a dedicação dos pioneiros na consolidação das bases da expansão da fé messiânica em nosso País.
Assistindo ao documentário, tive a sensação de ter entrado no túnel do tempo e retornado àquele momento de intensa emoção e felicidade. O senhores também tiveram essa sensação? Foi maravilhoso, não foi?
Ouvindo novamente as palavras do Revmo. Watanabe, quando ele perguntou aos presentes se achavam que, com a inauguração do Templo, o Solo Sagrado já estava concluído, e todos responderam não, senti uma energia muito forte. Como foi bom ouvir aquele "não". Foi um "não" muito especial, que impulsiona a nossa fé e o nosso espírito de servir.
Hoje, passados vinte e cinco anos, sinto que concluímos uma etapa e, com o início deste novo ciclo, precisamos dar continuidade a essa grande construção.
Muitas etapas virão, mas acredito que, seguindo os passos de Meishu-Sama, os messiânicos estarão preparados para concretizar cada uma delas com o mais puro sentimento de ser útil a Deus e de dedicar pela felicidade do próximo.
Eu tenho plena convicção de que participar da construção do Solo Sagrado é o caminho da nossa salvação.
Os senhores e as senhoras perceberam que o ensinamento do culto de hoje foi o mesmo que ouvimos no culto dos 25 anos? Não é coincidência.
Na verdade, eu senti a necessidade de aprofundarmos um pouco mais sua compreensão, pois precisamos ter muito claro dentro do nosso pensamento, sentimento e ações o que Meishu-Sama ensina a respeito da característica peculiar da salvação da Igreja Messiânica.
Conforme ouvimos no Ensinamento: "A missão da nossa Igreja é salvar as pessoas que estão sofrendo no Inferno, conduzindo-as ao Paraíso e, por meio disso, fazer surgir uma sociedade paradisíaca. Para salvar o próximo, o ser humano precisa primeiramente elevar-se ao Paraíso e tornar-se seu habitante. Assim, ele poderá conduzir o próximo ao Paraíso e salvá-lo. Ou seja, colocar uma escada do Paraíso até o Inferno, estender as mãos para ajudá-lo a subir, degrau por degrau."
Podemos afirmar que Meishu-Sama é o exemplo vivo deste Ensinamento. Após despertar para a existência de Deus e se conscientizar de sua missão, ele tomou a decisão de colocar em prática as revelações Divinas e os Ensinamentos que recebera de Deus. Este é um ponto muito importante: Meishu-Sama os praticou.
Assim, por meio dos inúmeros milagres que vivenciou pessoalmente, cuidando dos familiares e das pessoas que acompanhava, Meishu-Sama constatou que os Ensinamentos revelados por Deus realmente conduzem as pessoas a uma vida livre dos sofrimentos da doença, pobreza e conflitos.
Dessa forma, ele adquiriu convicção na atuação da Providência Divina, alcançou a verdadeira paz de espírito e fortaleceu, ainda mais, o desejo de salvar as pessoas e vê-las felizes.
Às vezes, pode parecer repetitivo, mas é muito importante que essas palavras do Ensinamento fiquem gravadas em nosso coração: "[...] A partir de 1931, o Mundo Espiritual vem-se transformando, gradualmente, em dia, tornando a construção do Paraíso mais fácil. Todavia, não é o ser humano que o constrói: é Deus. Por conseguinte, a obra progride à mercê do tempo, bastando ao ser humano agir de acordo com a Vontade Divina."
"[...] a Vontade de Deus é construir um modelo como passo inicial da construção do Paraíso Terrestre. Contudo, isso não é o bastante. É preciso que cada indivíduo se torne um habitante do Paraíso, e agora é chegado o momento em que isso é possível. Naturalmente, o lar também se tornará Paraíso, e todos virão a ter uma vida paradisíaca. Somente assim poderemos puxar as pessoas do Inferno e trazê-las à salvação."
Conforme eu disse outro dia, tenho certeza de que é nos envolvendo na construção dos protótipos do Paraíso Terrestre que Meishu-Sama estende sua mão e nos ensina a concretizar o Paraíso em nossa vida, ou seja, Meishu-Sama nos puxa para o Paraíso ensinando-nos, na prática, como construí-lo.
É fundamental observar que Meishu-Sama começou a desenvolver a Obra Divina de salvação das pessoas e construção do Paraíso Terrestre a partir de seu lar. Ele abriu as portas de sua casa para cuidar das pessoas que vinham em busca de salvação, acolhendo-as em sua atmosfera espiritual de Luz, Verdade, Bem e Belo.
Dessa forma, ele nos deixou o grande modelo de que a construção do Paraíso Terrestre começa pela construção do Paraíso no coração e no lar de cada um.
A construção do Solo Sagrado de Hakone é muito ilustrativa, pois começa na casa de Meishu-Sama. De acordo com a vontade Divina, Meishu-Sama foi, gradativamente, ampliando-a. Adquiriu terrenos adjacentes, onde foram sendo construídos os jardins; o Palácio da Luz do Sol (Nikko-den), onde eram realizados os encontros com Meishu-Sama; edificou o Sanguetsu-an, que é uma belíssima casa de chá, o museu de artes e outras instalações necessárias à salvação das pessoas e à concretização do modelo do Paraíso Terrestre.
Para que esse estado de espírito de Meishu-Sama encontre ressonância e expansão em nosso coração, o caminho mais rápido é a leitura e compreensão dos Escritos Divinos e as práticas messiânicas.
Ao longo do ano, em meio a toda essa purificação pela qual o mundo está passando, um dos pontos que mais chamou nossa atenção foi a grande oportunidade que recebemos para consolidar a prática da fé messiânica em família, criar um ambiente paradisíaco e fortalecer as dedicações em casa e de casa.
Precisamos estar cientes de que é necessário preparar a nós mesmos e a nossa família para ultrapassar qualquer purificação com a serenidade, a sabedoria e a força que a fé em Deus e Meishu-Sama nos proporcionam e conseguirmos estender nossa mão para ajudar todas as pessoas à nossa volta.
E para nos fortalecer ainda mais, gostaria de sugerir mais 10 ensinamentos para o nosso estudo:
* Verdade e pseudoverdade (Alicerce do Paraíso, vol. 01);
* Nascimento da Igreja Messiânica Mundial (Luz do Oriente, vol. 01);
* Minha história (Luz do Oriente, vol. 01);
* Como avaliar a religião (Alicerce do Paraíso, vol. 02);
* Religião é milagre (Alicerce do Paraíso, vol. 02);
* Paraíso Mundo da Arte (Luz do Oriente, vol. 01);
* O século XXI (Luz do Oriente, vol. 01);
* Não fique irado (Alicerce do Paraíso, vol. 04);
* A verdadeira pessoa forte (Alicerce do Paraíso, vol. 05);
* Sejam fortes as pessoas de bem (Alicerce do Paraíso, vol. 05).
Assim, vamos refletir sobre o que Meishu-Sama e a fé messiânica representam em nossa vida, e preencher o formulário do Culto do Natalício registrando e manifestando nossa gratidão pelas graças, pelas purificações, pelos milagres, pelos aprendizados e pela proteção que recebemos desde o momento em que nos encontramos com Meishu-Sama.
Desejo a todos um ótimo mês e uma excelente preparação para o Culto do Natalício!
Muito obrigado e boa dedicação!