
Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna da Agricultura Natural
Solo Sagrado de Guarapiranga - 1 de agosto de 2021
Palavras do Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia!
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Hoje, estamos recebendo o Rev. Tomokazu Yamada, que dedicou conosco no Brasil, durante vinte e sete anos. Agora ele está dedicando na Sede Geral do Japão, como diretor do departamento de Expansão.
Seja sempre bem-vindo!
Como eu estava com saudades dos senhores e das senhoras!
Após um ano e quatro meses, tive a permissão de peregrinar aos Solos Sagrados do Japão, orar e agradecer a Deus e a Meishu-Sama a proteção que nos é concedida.
Eu gostaria também de agradecer as orações que os senhores e as senhoras fizeram pelas vítimas do grande deslizamento de terra que ocorreu na cidade de Atami no dia 3 de julho. De fato, foi uma calamidade que abalou a todos.
Não somente no Japão, mas em diversos países estamos vivenciando muitas manifestações extremas da Natureza.
E nós, seres humanos, precisamos nos preparar para enfrentar esses momentos difíceis.
Vamos continuar orando, diariamente, para que todos possam receber Luz, força, coragem e sabedoria.
Deus criou o ser humano e lhe concedeu liberdade para utilizar as benesses da Natureza para viver com saúde, prosperidade e harmonia, dedicando-se à construção do Paraíso Terrestre, que é nossa missão e responsabilidade.
É importante ter claro dentro de nós o fato de que temos uma profunda e inseparável relação com a Natureza. Se desrespeitamos suas leis, se a poluímos e degradamos, também estamos poluindo e degradando a nós, nosso corpo e espírito, fazendo com que seja necessário o surgimento constante de processos purificadores. Justamente por isso, temos o dever de cuidar bem da Natureza e utilizar com inteligência e gratidão os recursos que ela nos oferece.
A verdade é que a Natureza sempre atua para promover o equilíbrio geral do planeta. Onde surgirem e se acumularem impurezas, infalivelmente ocorrerá uma ação de limpeza para purificar e restabelecer o equilíbrio natural.
Hoje, estamos celebrando o culto mensal de agradecimento dedicado à Agricultura Natural, que, de acordo com os Ensinamentos de Meishu-Sama, é a chave para recuperar o equilíbrio do planeta. Ou seja, quando falamos em Agricultura Natural, estamos nos referindo a uma atividade que vai além do cultivo agrícola. Ela abrange os campos da atividade humana, recuperando a saúde do meio ambiente, do ser humano e demais seres da Criação.
Por esse motivo, os conceitos de Meishu-Sama sobre a Agricultura Natural são importantíssimos para nossa vida.
Por seu intermédio, Meishu-Sama nos ensina as leis da Natureza, os princípios e os mecanismos da vida terrena. Da mesma forma, ele nos ensina a missão de todos os seres, e o caminho para vivermos em harmonia, alcançando a verdadeira saúde, prosperidade e paz. Portanto, a Agricultura Natural é imprescindível para a concretização do Paraíso Terrestre.
Sendo assim, o culto dedicado à Agricultura Natural é uma grande oportunidade para buscarmos refletir e rever nossos conceitos sobre a vida e nossos hábitos. Por conseguinte, devemos desvencilhar-nos das superstições que foram criadas ao longo da história e estão provocando um grande desequilíbrio na Natureza.
Este mês, estudamos vários Ensinamentos relacionados à Agricultura Natural e à nutrição.
Hoje, ouvimos novamente a primeira parte do Ensinamento "A vitória do cultivo natural: a força do solo", no qual Meishu-Sama afirma:
"O princípio da Agricultura Natural consiste em fazer manifestar a força do solo. Isto porque, até agora, o ser humano desconhecia a verdadeira natureza do solo, ou melhor, não lhe era dado conhecê-la. Tal desconhecimento levou-o a adotar o uso de adubos e, despercebidamente, acabou por colocá-lo em uma situação de total dependência em relação a eles, o que tornou essa prática uma verdadeira superstição."
Realmente, se não conhecermos a verdadeira natureza das coisas, não teremos o correto discernimento, desrespeitaremos os limites, cometeremos exageros e tomaremos decisões que, ao invés de promover a saúde e a felicidade, irão gerar destruição, doença e infelicidade.
A Natureza é perfeita. Nela, tudo o que existe possui uma função dentro do maravilhoso processo da vida.
Nós aprendemos a importância de uma alimentação com força vital, não é? Mas o que será que isso significa? Por que Meishu-Sama ensina que os alimentos produzidos livres de adubos possuem bastante força vital?
Ele afirma que "a força vital do ser humano é gerada por meio da transformação dos alimentos inacabados em alimentos acabados."
O mesmo ocorre com os vegetais.
Deus criou os vegetais com a capacidade de extrair do solo, através de suas raízes, os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Em outras palavras, para conseguir alimento, os vegetais precisam realizar um grande empenho, e é justamente esse empenho que gera a força vital.
No entanto, se o solo for adubado, os nutrientes acabam chegando prontos aos vegetais, que, por esse motivo, deixam de se esforçar para conseguir os nutrientes, o que reduz sua força vital. Por outro lado, o solo que recebeu os adubos também acaba enfraquecendo, pois deixou de produzir o alimento para os vegetais.
Este é um ponto muito importante: quando algo deixa de cumprir a missão para a qual foi criado por Deus, ele enfraquece e sucumbe. Por exemplo, não é isso que ocorre com os músculos? Se eles não são utilizados, acabam ficando flácidos e perdendo a força, não é?
Com o solo, com os vegetais e com o ser humano não é diferente.
Cada órgão do nosso corpo possui uma missão específica. Para funcionar bem, gerando os nutrientes e as substâncias necessárias para vivermos felizes e com saúde, nosso corpo precisa receber os alimentos inacabados oferecidos pela Natureza. A ingestão contínua de alimentos e substâncias sintéticas, ultraprocessadas, enfraquece nosso aparelho digestório e, consequentemente, o organismo. Precisamos gravar bem esse princípio.
A prática da Agricultura Natural, da horta caseira, bem como o empenho em nos alimentar corretamente e o que realizamos no dia a dia estão intrinsecamente ligados ao objetivo de Deus e constituem uma importante dedicação na obra de construção do Paraíso Terrestre.
A experiência de fé da Sra. Luciana, que ouvimos há pouco, demonstra isso claramente.
Ela nos contou que, mesmo sendo messiânica há muitos anos, ainda não tinha compreendido a importância do que Meishu-Sama ensina sobre os cuidados com a saúde.
Fiquei muito feliz ao ouvi-la dizer: "Com a mudança de atitudes e hábitos em relação à saúde, meu corpo ganhou força para executar o processo natural de purificação e eliminar as toxinas acumuladas ao longo de minha vida. [...] A importância da Coluna de Salvação da Agricultura Natural e tudo o que ela representa ficaram claros para mim. [...] Pude compreender que zelar pela saúde física, também, é uma forma de dedicação".
Parabéns, Luciana! Continue firme em suas dedicações com base nas três colunas da salvação!
Há mais um ponto de suma importância que eu gostaria de enfatizar.
A força vital de tudo o que existe é gerada pelas ações e processos que o organismo executa para cumprir a função para a qual foi criado.
Conforme Meishu-Sama nos ensina, a missão do ser humano é servir como instrumento de Deus na construção do Paraíso Terrestre, não é?
Sendo assim, não tenho dúvida de que nosso empenho em praticar o altruísmo e construir o Paraíso na Terra é uma grande fonte de força vital, que nos proporciona muita felicidade, aquece nosso coração e fortalece nossa vontade de viver, de ser útil a Deus.
Os senhores e as senhoras estão felizes e animados?
Já estão decididos a construir o Paraíso Terrestre em suas vidas?
Estão conseguindo acordar pela manhã e falar para si mesmos: "Hoje eu vou transformar meu destino, vou construir o Paraíso Terrestre"?
Estão conseguindo?
Então, vamos falar mais uma vez essa frase que precisamos repetir diariamente?
"Hoje eu vou transformar meu destino, vou construir o Paraíso Terrestre."
Agora, sim!
Tenho certeza de que algo divino, maravilhoso, acabou de ocorrer!
Parabéns!
E, para consagrar esse momento, gostaria de parabenizar os participantes da 6ª edição do Concurso Horta Caseira e apresentar os premiados:
Na categoria Lar:
1. Eliana Leite Nascimento - Igreja Londrina;
2. Maria Aparecida Lopes Caldas Parra - Igreja Bauru;
3. Oriosvaldo da Silva Neto - Igreja Recife;
4. Paulo Bilégo - Igreja Mato Grosso;
5. Rosa Maria dos Santos - Igreja Nova Iguaçu.
Categoria exterior:
6. Denise Cristina Peixoto Yashiro - Japão.
E na categoria Johrei Center:
7. Johrei Center Duque de Caxias - Igreja Nova Iguaçu.
Parabéns!!! Continuem firmes na prática da Agricultura Natural!
Para aumentar ainda mais nossa força vital, gostaria de sugerir onze Ensinamentos para estudarmos este mês.
Pode ser? Então, vamos lá:
1. O QUE É A DOENÇA;
2. MAKOTO (SINCERIDADE);
3. A SUPERSTIÇÃO DA MENTIRA;
4. RELIGIÃO ARTÍSTICA;
5. O PARAÍSO É O MUNDO DO BELO;
6. A RESPEITO DA COLETÂNEA DE POEMAS YAMA TO MIZU (MONTE E ÁGUA);
7. DEIXE-SE GUIAR PELA VONTADE DIVINA EM SEU TRABALHO DE DIFUSÃO;
8. NÃO SEJA DESPREOCUPADO EM DEMASIA;
9. POEMA 28: ESTOU CONSTRUINDO O PROTÓTIPO DO PARAÍSO PARA QUE AS PESSOAS EXAUSTAS NELE POSSAM DESCANSAR SERENAMENTE;
10. POEMA 30: EU CONDUZO AO PROTÓTIPO DO PARAÍSO, AINDA QUE POR POUCO TEMPO, AQUELES QUE SOFREM NESTE MUNDO INFERNAL;
11. POEMA 41: O PARAÍSO É O MUNDO DO BELO. OS SENTIMENTOS DE SEUS HABITANTES SÃO IGUALMENTE BELOS.
Desejo um bom estudo!
No próximo domingo, vamos comemorar um dia muito especial!
Estão lembrados? Sabem qual é?
O Dia dos Pais! Vamos manifestar nossa gratidão e homenageá-los, antecipadamente, com uma calorosa salva de palmas!
Parabéns!!! Desejo muita força vital a todos os papais!
Que, iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita saúde, prosperidade e paz.
Um excelente mês e boa dedicação!
Muito obrigado!