
Culto Mensal de Agradecimento de Maio
Solo Sagrado de Guarapiranga - 1º de maio de 2023
Palavras do Presidente da IMMB
Rev. Marco Antonio Baptista Resende
Bom-dia, família messiânica!
Bom-dia, queridos membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica Mundial, presentes aqui no Solo Sagrado ou participando conosco pela Izunome.TV!
Os senhores, as senhoras, os jovens e as crianças estão passando bem?
Parabéns pelo Culto Mensal de Agradecimento de maio especialmente dedicado aos pioneiros!
Hoje, estamos recebendo aqui no Solo Sagrado pioneiros de várias partes do Brasil e também os pioneiros que estão nos acompanhando pela Izunome.TV. Sejam todos bem-vindos!
Pioneiro, conforme disse no ano passado, é aquele que vai na frente para abrir o caminho, tornando-se exemplo para outros seguirem. No caso dos messiânicos, é aquele que está sempre pronto para estender a mão e canalizar a Luz Divina.
Meishu-Sama, muito obrigado por todos os nossos queridos pioneiros, por nossas queridas pioneiras. Muito obrigado pela permissão de fazermos parte da Obra Divina de construção do Paraíso Terrestre com nossos maravilhosos pioneiros.
Queridos pioneiros, parabéns!!!
No mês de maio, comemoramos também o Dia das Mães! Parabéns a todas as mamães! Vamos homenageá-las com uma calorosa salva de palmas.
Parabéns também a todos que dedicaram na preparação deste culto. Hoje, tivemos a apresentação do Coral Vozes de Ouro e dos solistas José Corrêa e Luciana Venâncio. Parabéns pela dedicação!
Sejam bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!
Realmente, hoje é um dia muito especial, pois estamos comemorando igualmente o Dia Mundial do Trabalho.
Nesta data tão importante, elevamos a Deus e a Meishu-Sama nossa profunda gratidão por termos recebido a consciência de que, por meio do trabalho, da nossa profissão, estamos participando do Plano Divino de estabelecer o Paraíso na Terra, servindo ao próximo e à sociedade.
Vamos manifestar nossa gratidão aos trabalhadores com uma calorosa salva de palmas!!
E já que estamos no embalo dos "parabéns"... Parabéns aos aniversariantes de hoje... e de todo o mês de maio!
Bem, hoje, gostaria de iniciar nossa conversa, citando um poema de Meishu-Sama, o qual precisamos ter gravado em nosso coração. Nesse poema, Meishu-Sama afirma:
Embora a salvação da humanidade seja obra Sua, Deus a realiza por meio do ser humano.
Vejam só a nossa responsabilidade!
Até nos encontrarmos com Meishu-Sama, vivíamos presos à ideia de que Deus, por ser onipotente, realiza Sua obra sozinho. Acredito que esse pensamento é muito forte e acompanha a humanidade até os dias de hoje.
Contudo, Meishu-Sama nos ensina que, desde o início da Criação, Deus utilizou − e continuará utilizando −, o ser humano como Seu instrumento na construção do Mundo Ideal, na salvação das pessoas.
Meishu-Sama nos ensina, ainda, que o corpo humano é a obra-prima da Criação. Tudo no ser humano foi preparado por Deus visando à concretização do Paraíso na Terra: a anatomia, a sensibilidade, a inteligência, a criatividade, as habilidades artísticas e as mais diversas capacidades inerentes à sua missão... Enfim, Deus dotou o ser humano de tudo o que é necessário para ele servir como Seu instrumento máximo na construção do Paraíso Terrestre.
Em outras palavras, podemos afirmar que, sem o ser humano, Deus não realiza o Paraíso Terrestre. E o Paraíso começa por nós. Esse é o tamanho da nossa responsabilidade, da nossa importância dentro do Plano Divino.
Os senhores e as senhoras concordam? Estão conscientes disso? Que são preciosos para Deus?
Sendo assim, precisamos cuidar muito bem de tudo o que Deus criou, inclusive do nosso espírito e corpo, pois eles constituem o ser humano, esse precioso instrumento de Deus.
Hoje, com o intuito de aprofundar nossa compreensão a respeito do que Meishu-Sama nos ensina sobre a Luz Divina canalizada através do Johrei, que é o método mais simples e infalível de solucionar os problemas, ouvimos o Ensinamento "Os três órgãos internos e o Johrei".
Nele, Meishu-Sama esclarece sobre a Luz purificadora e o processo de purificação:
"Para dissolver as toxinas solidificadas, que são a origem de todas as doenças, necessita-se de calor.[...] Uma vez que o corpo humano é formado pelos elementos fogo, água e terra, o mais coerente é que o método de erradicação das doenças seja baseado na força do trabalho conjunto desses três elementos. Isso constitui o princípio do Johrei da nossa religião [...].
[...]. A natureza da luz é resultante da combinação do fogo e da água [...]. Todavia, a força da luz constituída apenas por esses dois elementos ainda é insuficiente, tornando-se necessário o elemento terra. Com a adição deste, ocorre a manifestação plena da força da Luz proveniente do trabalho conjunto dos três elementos, que se torna um poder de cura extraordinário."
Olha só! Este é um ponto muito importante para refletirmos. O elemento terra é fundamental para manifestar o poder de cura!
Em seguida, Meishu-Sama explica como a Luz, acrescida do elemento terra, atua: As ondas dessa Luz atravessam o corpo, extinguindo as impurezas do espírito, e isso se reflete no corpo físico na forma de cura."
E Meishu-Sama esclarece a importância do Ohikari caligrafado por ele e de que maneira a Luz atua na purificação do espírito e do corpo:
"De acordo com o que sempre explico, guarda-se no peito uma folha de papel dobrada em que está escrita a letra hikari, ou seja, Luz. Quando eu escrevo essa letra, a energia das ondas de Luz é transmitida por intermédio do meu braço para o pincel e deste para o papel, ficando impregnada de forma concentrada nesta letra [...]. Assim, a palavra hikari está ligada por elos espirituais com a fonte da Luz, situada dentro do meu corpo, que fornece ondas de Luz incessantemente. É claro que a atividade do elo espiritual que me liga a [Deus] ocorre de maneira idêntica, e dele me são transmitidas, ilimitadamente, as ondas de Luz para a salvação da humanidade."
Vejam só! O Johrei, esse ato aparentemente tão simples, encerra um grande mistério, que é a canalização da Luz Divina.
Neste sentido, precisamos ter bem claro que o Johrei só é possível através do elo espiritual que estabelecemos com Meishu-Sama ao recebermos o Ohikari. Através desse elo com Meishu-Sama, ficamos ligados a essa fonte inesgotável de Luz.
Podemos confirmar isso através da experiência da ministra Sirley Hernandes Riccardi, que acabamos de ouvir.
Ela conheceu Meishu-Sama ao observar a irmã ministrando Johrei à mãe em purificação. Essa postura a tocou e a fez despertar para também ser útil ao próximo. Ao longo dos quarenta e nove anos de messiânica viveu muitas graças e milagres que alicerçaram sua postura de fé como instrumento de Deus na salvação de outras pessoas.
Que emoção ouvir ministra Sirley afirmar: "Hoje tenho a convicção de que vim a este mundo para servir à obra de concretização do Paraíso Terrestre. Por essa razão, vou dedicar ativamente até o dia que Deus e Meishu-Sama me permitirem".
Parabéns, ministra Sirley! Continue firme dando este exemplo de servir à Obra Divina. Uma vez pioneira, sempre pioneira!
O recado está dado: Vamos ministrar Johrei! Nada de economizar a Luz de Deus! A Luz elétrica temos de economizar, mas a de Deus, de maneira nenhuma!
Nesse sentido, o legado dos nossos pioneiros é um grande tesouro para nós.
No início da difusão em nosso País, sequer havia Ensinamentos traduzidos. No entanto, isso não foi empecilho para o desenvolvimento da Obra Divina.
Os pioneiros acreditaram, entenderam profundamente que precisavam ministrar Johrei; dedicar e encaminhar pessoas. Eles foram dóceis e, ao mesmo tempo, determinados. Não criavam dificuldades, pois tinham o forte desejo de salvar as pessoas. Se encontravam alguém sofrendo, ministravam-lhe Johrei, onde quer que estivessem. Se não tinham uma unidade religiosa na cidade, no bairro, ofereciam a própria casa, a garagem para as reuniões de Johrei. Com essa atitude, quantas vidas foram salvas? Quantos destinos transformados?
Assim como muitas pessoas, eu também recebi meu primeiro Johrei em uma garagem, na garagem da casa de dona Diva. A melhor garagem da Ilha do Governador!
Esse desejo forte de salvar o próximo, de servir a Deus e a Meishu-Sama na expansão da Obra Divina de construção do Paraíso Terrestre é o veio central da dedicação dos pioneiros, e eu acredito que isso não pode mudar.
Por mais avançadas que estejam a ciência, a tecnologia e a sociedade humana, há uma atividade essencial para a qual o ser humano sempre será imprescindível. Sabem qual é? A canalização da Luz de Deus.
Portanto, a dedicação na Obra Divina de salvar pessoas e de ministrar Johrei nunca mudará. Dedicar na Obra Divina é o caminho para transformar nossa vida e adquirir saúde, prosperidade e paz. Ou seja, a dedicação na Obra de Deus é o ponto vital.
Relembrando mais uma vez o poema...
"Embora a salvação da humanidade seja obra Sua, Deus a realiza por meio do ser humano"
Então, vamos seguir o exemplo dos pioneiros? Vamos ensinar as pessoas a ministrar Johrei? Vamos aumentar no mundo o número de pessoas felizes, que se preocupam verdadeiramente com a felicidade do próximo?
Então, já que todos estão dispostos, eu gostaria de reforçar o pedido que fiz em março a cada um dos senhores e senhoras, e também aos que estão nos acompanhando pela Izunome.TV.
Não vamos ignorar o sofrimento das pessoas. Vamos ser úteis a Deus, estendendo-lhes a mão do Johrei e ensinando-lhes o caminho para alcançarem a felicidade. Vamos?
Como sempre falava nosso querido pioneiro, reverendíssimo Tetsuo Watanabe: "Vamos mandar brasa!!!"
E para nos preparar com força total para o Culto do Paraíso Terrestre, gostaria de sugerir mais cinco Ensinamentos para estudo e prática ao longo do mês. Pode ser?
Então, vamos lá!
1. ELIMINAÇÃO DA TRAGÉDIA;
2. ANÁLISE DAS TOXINAS;
3. VERDADE, BEM E BELO;
4. A CONSTRUÇÃO DO PARAÍSO E A EXCLUSÃO DO MAL;
5. UMA CONSIDERAÇÃO SOBRE O PARAÍSO TERRESTRE.
Desejo bom estudo a todos!
Boa preparação para o Culto do Paraíso Terrestre e vamos fazer de maio um mês de muita alegria, saúde, paz e gratidão no coração.
Muito obrigado e boa missão!