
O ser humano é constituído pela união e integração entre o corpo e o espírito. O corpo é uma matéria visível e, por essa razão, todos podem distingui-lo. O espírito é invisível, mas existe, sendo uma espécie de elemento etéreo. Assim como o corpo é uma existência do Mundo Atmosférico, o espírito é uma existência do Mundo Espiritual.
Este mundo, conforme expliquei, é transparente, mais rarefeito que o ar e semelhante ao Nada. Entretanto, longe de ser o Nada, ele é, na verdade, a fonte geradora da força infinita e absoluta, que, por ora, chamaremos de força cósmica. É um mundo misterioso e inimaginável, cuja essência é formada pela fusão das essências do Sol, da Lua e da Terra.
Tudo o que existe no Universo é criado e desenvolvido pela força cósmica e, ao mesmo tempo, como se juntam impurezas, estas são submetidas à purificação. É como o acúmulo de sujeira no corpo humano, que necessita de banho. Portanto, quando se aglomeram impurezas no Mundo Espiritual da Terra, elas se concentram em determinado ponto e aí surge a ação purificadora da tempestade, que efetua a limpeza.
Os incêndios causados por raios e pelo homem têm a mesma função. O mesmo se verifica com o ser humano: se há acúmulo de impurezas, surge a ação purificadora, que é desencadeada a partir do espírito. As impurezas, ou seja, as nuvens espirituais, são opacidades que surgem no espírito, que é um corpo transparente. Existem dois tipos de nuvens espirituais: 1) aquelas que surgem no próprio espírito e 2) aquelas projetadas a partir do corpo físico. Vejamos a primeira.
[...] O cerne do espírito humano é constituído de três camadas concêntricas. Explicando a partir do centro, seu núcleo é a alma, que se assenta no ventre da mulher através do homem no momento da concepção. Por sua vez, a alma está envolta pela consciência e esta, pelo espírito. O estado da alma se reflete no espírito por meio da consciência, e o estado do espírito se reflete igualmente na alma por intermédio da consciência. Desse modo, a alma, a consciência e o espírito estão inter-relacionados, constituindo uma trindade.
Evidentemente, todas as pessoas fazem tanto o bem como o mal durante a vida. Se a prática do mal for maior que a do bem, o saldo entre elas constituirá o pecado, que se reflete na alma e se transforma em nuvem espiritual.
Por esse motivo, na sequência, formam-se nuvens na consciência e, depois, no espírito. Então, com o surgimento da ação purificadora, ocorre a eliminação dessas nuvens. Durante o processo, o volume delas se comprime; com isso, elas se tornam mais densas, concentrando-se em alguma parte do corpo.
O interessante é que, dependendo do pecado, o local da concentração é diferente. Por exemplo: os pecados associados aos olhos, nos olhos; os pecados referentes à cabeça, na cabeça; os pecados relacionados ao tórax, no tórax, e assim por diante, tudo de forma correspondente.
Passemos, agora, ao segundo tipo de nuvens, isto é, as que se projetam do corpo para o espírito. Neste caso, primeiramente o sangue se turva e, como consequência, surgem nuvens no espírito. Originariamente, o sangue do corpo humano é a materialização do espírito; ao contrário, o espírito é a espiritualização do sangue. Em outras palavras, espírito e matéria estão integrados.
Assim, quando as nuvens se condensam e se refletem no corpo, transformam-se em sangue turvo e, ao ficarem ainda mais densas, transformam-se em nódulos. Estes, depois de dissolvidos e liquefeitos, são eliminados por diversos pontos do corpo. A dor e o sofrimento decorrentes desse processo constituem aquilo a que se dá o nome de doença. Assim, o que se projeta a partir do corpo físico é o sangue turvo.
Então, por que surge o sangue turvo? A causa é bastante surpreendente: são os medicamentos , que, paradoxalmente, ocupam a posição de maior destaque nos tratamentos médicos. Como todo medicamento é veneno, quanto mais for utilizado, mais o sangue se turva, e a realidade é a maior prova do que estamos dizendo.
[...] Se o sangue turvo existente no corpo se reflete no espírito em forma de nuvens espirituais e estas se tornam a causa das doenças, o próprio método de curar as doenças acaba se tornando o meio de criá-las. Não se conseguirá a erradicação completa das doenças se, primeiramente, não forem removidas as nuvens do espírito, uma vez que a lei universal estabelece que o Espírito Precede a Matéria.
Já o nosso método, que é a aplicação dessa lei, cura completamente as doenças por meio da purificação do espírito. Por essa razão, ele é chamado de Johrei, que significa "purificação do espírito". Desconhecendo tal princípio, a medicina convencional despreza o espírito e tenta curar apenas o corpo. Logo, por mais que ela progrida, as curas serão sempre temporárias.
Pelo exposto acima, acredito que compreenderam a relação entre espírito e matéria.
Por Meishu-Sama, em 15 de agosto de 1951
Alicerce do Paraíso, vol 1