
O Mundo Espiritual é realmente extraordinário e misterioso e, pelo senso comum do homem contemporâneo, é difícil compreendê-lo. Escreverei sobre como o pensamento [o sonen] do ser humano influencia o Mundo Espiritual.
Uma vez que o Mundo Espiritual é o mundo do [pensamento, do] sonen, o Nada gera a existência e a existência volta ao Nada, o que resulta em infinitas variações. [...]
É realmente grande o número de perversos que, por ambição, causam aborrecimentos e sofrimentos às pessoas, levando-as à infelicidade. Conforme tenho dito sempre, é claro que isso é consequência do pensamento materialista, que não acredita no invisível.
Do ponto de vista espiritual, trata-se de algo bizarro e realmente assustador. Como fazem os outros sofrer, os prejudicados infalivelmente sentem raiva, rancor, ódio e desejo de vingança. Tal sonen é enviado aos perversos por meio dos elos espirituais. A expressão espiritual da ira e do rancor é tão pavorosa, que se pudesse vê-la, até a mais malvada das pessoas se renderia sem resistência.
Quando as pessoas prejudicadas não são apenas uma ou duas, mas milhares ou milhões, a somatória do sonen dessas pessoas faz surgir criaturas sobrenaturais horripilantes que, assumindo diversos aspectos, circundam os perversos, sem cessar, a fim de destruí-los. Nesse caso, mesmo que estes sejam muito poderosos ou grandes heróis, acabam perecendo em meio a um destino trágico. [...]
Ao contrário, as pessoas que praticam boas ações, recebem o sonen de gratidão e de alegria dos beneficiados, o qual, se transformando em luz, passa a envolvê-las, tornando-as ainda mais virtuosas e felizes porque os espíritos malignos temem essa luz e não conseguem aproximar-se dos que praticam o bem. A auréola que se vê nas imagens das divindades e budas simboliza essa luz.
Pelo exposto, creio que puderam compreender o quanto devemos levar a sério o sonen do ser humano.
Por Meishu-Sama, em 25 de outubro de 1949
Trechos Extraídos do livro Alicerce do Paraíso, vol. 4