Ensinamento do Mês

Mundo Semicivilizado e Semisselvagem

Igreja Messiânica Mundial do Brasil - abril, 2018

audio

Talvez todos pensem que o atual mundo civilizado seja o mais avançado. Entretanto, quando o analisamos melhor, observamos que ele apresenta muitas falhas, conforme podemos constatar todos os dias através dos jornais, que estão repletos de artigos sobre criminosos e pessoas desafortunadas. […] Pouco tempo atrás, por exemplo, um caso de corrupção se tornou um problema muito sério. Quando as autoridades começaram a investigar, houve tantos desdobramentos, que nem podemos imaginar até onde se estenderão. Este caso é apenas a ponta de um iceberg. Se formos ver o mundo da política e da economia, de verdade, quantas pessoas íntegras encontraremos? Poderíamos arriscar-nos a dizer que nenhuma.

Pensando melhor, o que nos surpreende é que as pessoas envolvidas são cultas, com ensino superior. Acredita-se que, quando as pessoas possuem curso superior, elas se tornam cultas e sua inteligência se desenvolve de modo que os crimes tenderiam a diminuir.

Entretanto, presenciando fatos como o que ora se nos apresenta, ficamos desapontados, só podendo dizer que tudo isso é realmente incompreensível. Portanto, creio que ninguém contestará o fato de chamar a era atual de semicivilizada e semisselvagem conforme o título deste artigo.

Então, o que fazer diante de tal situação? A solução do problema não é tão difícil; pelo contrário, é muito fácil. Conforme sempre tenho explicado, é preciso fomentar a educação espiritualista, fazendo as pessoas despertar da educação fundamentada no materialismo. Em termos mais claros, significa destruir o pensamento errôneo de que se deve acreditar somente nas coisas que apresentam uma forma e não acreditar naquelas que não a possuem. A única maneira de se conseguir isso é fazer com que seja reconhecida a existência de Deus através da força da religião.

[…] Assim, as pessoas não mais conseguirão cometer crimes e, consequentemente, formar-se-á um mundo em que imperam o bem e a alegria. No entanto, parece que ninguém entende uma lógica tão simples e clara como esta, visto que só se procura controlar o mal, criando leis rigorosas semelhantes a jaulas e redes. Isso, porém, é o mesmo que tratar os homens como se fossem animais, e é óbvio que esse método não surte resultados positivos.

Ora, se não se consegue manter a ordem social nem mesmo com as malhas da lei, onde estaria a causa do problema? Esta parece ser facilmente notada; porém, ninguém a percebe. A sociedade continua sendo uma coletividade constituída de seres meio-humanos e meio-animais. Assim, está demasiadamente claro que já não é possível eliminar a característica animal do ser humano por meio da educação materialista. […]Portanto, não há outro método eficiente para solucionar isso que não seja a eliminação da característica animal da alma do ser humano. Este é o papel da religião.

[…] Pelo simples contato com a nossa religião, a pessoa compreende a existência de Deus. Isto é o milagre. A melhor prova do que dizemos são os ilimitados e surpreendentes milagres por nós manifestados. Isso mostra que Deus, finalmente, deu início ao Seu Grande Plano de corrigir o desequilíbrio dessa civilização, semicivilizada e semisselvagem, fazendo com que o materialismo e o espiritualismo caminhem, juntos, para a construção do verdadeiro mundo civilizado.

Por Meishu-Sama em 14 de abril de 1954 – Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, vol. 1