Palestra do Culto

Culto às Almas dos Antepassados – 2018

Igreja Messiânica Mundial do Brasil - novembro, 2018

Culto às Almas dos Antepassados
Solo Sagrado de Guarapiranga
02 de novembro de 2018

Bom-dia a todos!

Parabéns pelo Culto às Almas dos Antepassados!

Os senhores estão passando bem?

Vamos enviar um caloroso bom-dia aos milhares de messiânicos do mundo inteiro que estão participando conosco deste momento tão especial através da Izunome.Tv?

Bom-dia!

Pois é! Outro dia, recebi um puxão de orelha de uma membro da cidade de Omiya, no Japão.

Ela me disse: Reverendo, o senhor precisa mandar um abraço para os membros que estão assistindo o culto pela Izunome.Tv no exterior!

É verdade, precisamos mandar mesmo!

Então, vamos enviar um abraço carinhoso a todos os messiânicos de Omiya e de todas as partes do mundo, que estão participando conosco deste culto em sintonia com o Solo Sagrado!

E por falar em exterior, hoje, estamos recebendo 130 caravanistas que estão representando os messiânicos de 17 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, Itália, México, Moçambique, Peru, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa e Venezuela.

Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado!

Como é maravilhoso termos a permissão de estar aqui, juntos, celebrando o Culto às Almas dos Antepassados, abençoados pela Luz de Deus e Meishu-Sama!

Os senhores estão felizes?

Eu também estou muito feliz!

Este culto, sem sombra de dúvidas, é um dos mais aguardados por nós e, principalmente, pelo Mundo Espiritual, não é?

Ele é um momento ímpar, pois todos os antepassados ganham de Deus e Meishu-Sama a oportunidade de receberem muita Luz, através do carinho e da gratidão de seus descendentes.

Para celebrarmos esse culto nos preparamos o ano inteiro, nos esforçamos para somar méritos através das práticas básicas da fé messiânica, ou seja, das orações e cultos, da prática do Johrei, da leitura dos ensinamentos, do amor altruísta, do encaminhamento de pessoas a Meishu-Sama e tantas outras dedicações feitas com todo amor em memória dos nossos entes queridos.

Só para confirmar um pequeno detalhe: para os messiânicos, todos os ancestrais e antepassados são entes queridos, não são?

É isso mesmo?

É esse sentimento que faz a diferença!

Eu acredito que todos estão desejando a salvação e a elevação espiritual de seus antepassados, não é mesmo?

Eu sei que não é fácil ter a sensação de que temos antepassados sofrendo, não é?

É tão bom quando sonhamos com um antepassado e ele está com a fisionomia boa, alegre…

Todos nós desejamos ver nossos antepassados salvos e felizes.

Então, o que precisamos fazer?

Realmente, quando se trata de salvação, precisamos ser pragmáticos.

Sendo assim, é importante nos conscientizar, juntamente com os nossos antepassados, de que o servir é o caminho para a felicidade.

Em um de seus poemas, Meishu-Sama nos ensina:

“A dedicação em prol dos antepassados que já se encontram no Mundo Espiritual é a maior manifestação de amor que seus descendentes podem lhes oferecer.”

Sendo assim, o Culto às Almas dos Antepassados é também o momento de reafirmarmos com eles o compromisso de juntos seguirmos os passos de Meishu-Sama na concretização do Paraíso Terrestre.

No ensinamento “Elo Espiritual”, que ouvimos há pouco, Meishu-Sama afirma que “tudo se relaciona com os elos espirituais” e que…

“os elos espirituais são a causa da felicidade e da infelicidade humana”.

Meishu-Sama afirma ainda que “o ser humano está ligado por elos espirituais não só aos parentes e amigos vivos, mas também aos que se encontram no Mundo Espiritual”.

Sendo assim, à medida que nos conscientizarmos sobre a importância dos elos espirituais e a sua influência em nossas vidas, vamos percebendo que muitos de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes são reflexo dos nossos antepassados.

Por outro lado, acredito que eles também sentem a mesma coisa com relação a nós.

Ou seja, os antepassados também recebem o reflexo dos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.

Por isso, podemos afirmar que antepassados felizes significa descendentes felizes. E descendentes felizes significa antepassados felizes.

Então, pergunto mais uma vez: os senhores estão felizes? (sim!) Então posso afirmar que os antepassados dos senhores também estão muito felizes.

Realmente, trata-se de um maravilhoso círculo virtuoso de salvação e elevação contínua.

Os antepassados que se encontram em níveis mais elevados no Mundo Espiritual, trabalham incansavelmente para fazer os descendentes chegarem até Meishu-Sama.

Quando nós, os descendentes, nos encontramos com Meishu-Sama, aprendemos a agradecer pelos nossos antepassados e por tudo o que ocorre em nossas vidas, não é?

Aprendemos que:

Através da Luz do Johrei e dos ensinamentos ganhamos forças para transformar as nossas vidas para dedicar em prol da felicidade do próximo e servir a Deus na concretização do Paraíso na Terra. É isso mesmo?

Desse modo, a soma desses atos meritórios se transforma em Luz e Salvação para aqueles antepassados que ainda estão em meio a sofrimentos, conduzindo-os a planos mais elevados do Mundo Espiritual.

Assim, esses antepassados também passam a servir a Deus e a Meishu-Sama na Obra Divina, trabalhando pela salvação de outros antepassados e descendentes.

A experiência de fé da jovem Viviane, que acabamos de ouvir, é a própria constatação do que estamos dizendo, não é?

Após muitos infortúnios e tristezas, ela se viu mergulhada no pior momento de sua vida.

No auge do desespero, quando ela chegou ao ponto de pensar que não havia mais jeito, eis que ela se encontra com uma amiga messiânica.

Quem será que trabalhou incansavelmente no Mundo Espiritual para fazer a Viviane chegar até Meishu-Sama através dessa amiga?

Foram seus antepassados, não foram?

A Viviane, após tomar a firme decisão de receber Johrei diariamente e de dedicar, viveu a maravilhosa experiência de ter toda sua vida transformada.

Ela disse: “Acredito que essa prática [de cultuar meus pais por meio dos pedidos de prece de elevação espiritual], aliada às dedicações, permitiu que eles recebessem a Luz de Deus e se elevassem no Mundo Espiritual.”

Parabéns, Viviane! Como é bom ter uma amiga messiânica, não é mesmo? Seja também a amiga messiânica na vida de muitas pessoas.

Não deixe ninguém ficar sofrendo perto de você.

Estenda sua mão e cuide também de outras pessoas.

Acredito que muitos messiânicos já constataram que as dedicações promoveram mudanças no seu pensamento, palavras e ações, transformando por completo sua vida.

Realmente, todos os dias, ouvimos experiências maravilhosas.

Elas são a prova concreta da atuação de Deus e Meishu-Sama.

Eu sei que não é o caso dos senhores, mas muitas pessoas pensam que esses milagres e transformações só acontecem na vida dos outros, e de vez em quando.

Mas, na verdade, basta colocarmos em prática os ensinamentos de Meishu-Sama e ficarmos atentos às experiências que ouvimos, pois através delas, Meishu-Sama esta nos ensinando o caminho para vivenciar experiências maravilhosas.

Se pensarmos bem, desde que nos encontramos com Meishu-Sama, quantas graças e milagres já recebemos?

Quantas vezes recebemos a proteção Divina, fomos salvos de situações difíceis e até trágicas?

Mas, acredito que o nosso maior milagre mesmo foi nos encontrar com Meishu-Sama.

Vamos nos lembrar desse momento.

Vamos nos lembrar também, de quantas vezes nos sentimos profundamente felizes e agradecidos pela permissão de servir como instrumentos de Deus para fazer outras pessoas se encontrarem com Meishu-Sama?

Acabamos de realizar há pouco o Culto às Almas dos Antepassados.

Todos nós reconhecemos que nós e nossos antepassados estamos no caminho da salvação.

Mas quem é que está realmente nos ensinando esse caminho, que nos proporciona todas essas graças e milagres, nos religando a Deus?

Quem é o nosso Salvador?

Me ajudem a lembrar!

Agora, vamos responder com os nossos antepassados!

Quem é o nosso Salvador?

Tenho certeza de que temos muitas graças e milagres a relatar e a agradecer a Meishu-Sama no dia 23 de dezembro.

Então, com esse sentimento de gratidão, tenho certeza de que vamos nos preparar com muito amor para comemorar o natalício de Meishu-Sama!

Antes de encerrar, gostaria de comunicar que a equipe da Izunome.Tv preparou um presente especial para todos os senhores.

No próximo domingo, dia 4, às 18:00, no horário de Brasília, ela exibirá em seu canal um documentário especial sobre Meishu-Sama e a construção dos Solos Sagrados.

Não deixem de assistir!

Desejo a todos uma ótima preparação para o Culto do Natalício e que iluminados por Deus e Meishu-Sama, sigamos com muita alegria, paz e gratidão no coração.

Um excelente mês e boa dedicação a todos! Muito obrigado!